Ucrânia: o “Não” da Holanda

Imaginem se tivesse ganho o Sim. Imaginem se os eleitores holandeses tivessem aprovado com ampla maioria a entrada da Ucrânia na União Europeia.

No dia seguinte, eis os diários com títulos na primeira página: a vitória do espírito democrático europeu, a humilhante derrota de Putin, os eternos valores que estão na base do Velho Continente, etc.

Porém aconteceu exactamente o contrário: os eleitores holandeses rejeitaram com ampla maioria a entrada da Ucrânia na União Europeia. E a notícia não foi devidamente realçada. Além da crise dos refugiados, da tensão com a Rússia e do drama ainda não resolvidos acerca da dívida grega, a União tem agora este novo problema: os Holandeses se opõem à admissão da Ucrânia. E isso é altamente simbólico. Estamos perante uma vitória não só do Presidente russo, mas também de todos aqueles que gostariam de ver a UE dissolvida, porque este é um duplo estalo para a UE.

São dois estalos porque este é o testemunho de que a UE é actualmente muito impopular nos Países Baixos, até poucos anos atrás considerados como um dos Estados mais pró-Europa; e porque a participação ao voto foi miserável: 32% dos eleitores, o que quase 70% da população ou não está interessados nesta questão ou pensa que o seu voto não conte. E agora, o movimento holandês de cépticos arrisca ver-se organizado num partido para a saída da União. Mais um.

A questão da Ucrânia na UE é mais importante daquilo que pode parecer. Em Novembro de 2013, foram os protestos “democráticos” e filo-europeistas que iniciaram a revolta que no ano seguinte decretou a fuga do Presidente Janukovyč, politicamente filo-russo, a libertação da ex-Primeiro Ministro Tymošenko (corrompida pela Gazprom), o golpe de Estado modelo CIA e a guerra na Crimeia. Agora tudo embateu contra o “Não” holandês. 

Enquanto fontes de Bruxelas admitem estarmos perante um “novo problema”, a dupla Merkel-Hollande irá tentar driblar o voto para concluir a anexão de alguma forma. Um novo erro, que terá como resultado reforçar os sentimentos anti-Europa sem enfrentar as questões de fundo que laceram a União. 

Num artigo que bem explica as consequências da decisão holandesa, Gilbert Doctorow, coordenador europeu do Comité Americano para o Acordo Leste Oeste, descreve isso como sendo um exemplo interessante da agitação contínua vivida no Velho Continente:

Há sinais crescentes de que está prestes a ruir o consentimento acerca da política externa da UE inspirada por Angela Merkel. Mesmo na Alemanha, os seus detratores estão a tornar-se cada vez mais ousados. No início desta semana, diários alemães apresentaram manchetes sobre o convite feito pelo antigo chanceler Kohl ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orban para que este aceite uma visita na próxima semana.

O facto dum ex-chanceler convidar para a casa da Merkel um dos “inimigos da Europa” (na óptica de
Bruxelas) era algo impensável até alguns meses atrás.

O referendo holandês enviou sinais muito preocupantes para Bruxelas: o “Não” foi conseguido durante a presidência europeia semestral dos Países Baixos, com uma inédita aliança entre extrema Direita e extrema Esquerda e chega pouco antes do outro referendo, aquele no Reino Unido.

Por esta razão em Bruxelas Jean-Claude Junkers, Presidente da Comissão Europeia, dramatizou logo ao falar dum “risco continental”. E Nigel Farage, euro-parlamentar líder do UK Independence Party, realçou como a vitória do “Não” envie uma forte mensagem aos eleitores britânicos: “Não estamos sozinhos em dizer que a UE tomou uma direcção fundamentalmente negativa”.

Além disso, o resultado holandês mostrou também que o vírus “exit” anti-UE não está limitado aos Países da periferia, sejam eles os mais pobres ou os isolacionistas como os britânicos. A Holanda é um membro fundador da União Europeia, um dos seis originais: um País que deveria estar “naturalmente” a favor do ampliação. E, pela primeira vez, um dos Países fundadores pronunciou-se directamente contra a adesão dum novo membro e contra o poder da Europa. Isso bem mede a enorme distância que existe entre as instituições europeias e os sentimentos dos Europeus.

Ipse dixit.

2 Replies to “Ucrânia: o “Não” da Holanda”

  1. Ao que me consta, se trata de um jogo onde perdem todos, ou estou enganada? O Putin, apesar de politicamente sair reforçado, vai gastar um monte "segurando as fronteiras". A Ucrânia (não queria estar lá ou ser de lá), totalmente esfacelada, e tendo que aguentar o pessoal treinado pela CIA para dirigir os destroços, A Europa, mais uma vez com políticas e alianças erradas, cada vez mais dividida, amedrontada e refém. E os EUA com o tiro saindo pela culatra. Eu não sei o que aquele país sabe fazer melhor: dar com os burros na água ou prejudicar todo mundo…ou as duas coisas ao mesmo tempo!?

  2. Gostei bastante do resultado deste referendo, embora acredite que a linha ortodoxa da europa volte de novo á carga, até alcançar o sim.
    Isto, porque a Europa está nas mãos de um gang perigoso.
    Por isso não gosto desta Europa, e cada vez mais cidadãos europeus lhe viram as costas.

    Krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: