O Sistema Solar aquece. Aliás, não.

Diz o Anónimo Leitor:

Alguém sabe dados da evolução da temperatura nos outros planetas?

Um desejo dum Leitor é uma ordem para mim!
Pelo que vamos ver: como estão as temperaturas nos outros planetas?
A resposta é: estão bem, obrigado.

Alguns anos atrás tinha sido difundida a ideia de que a temperatura dos planetas estava a aumentar.
Por exemplo: em 2007, os dados sugeriam que Marte tivesse elevado a temperatura de 0.6 Cº em 20 anos.

Explicação de Lori Felton, astrónomo da Nasa: é a radiação solar que cria ventos e tempestades de areia, as quais mantém o calor.
Explicação de Habibullo Abdussamatov, do Observatório Astronómico de São Petersburgo: é a radiação do Sol que aquece a Terra e Marte.

No mesmo período, as noticias davam conta da subida das temperaturas em Júpiter e Tritão (lua de Neptuno). Maior suspeito: o Sol.

Todavia havia falhas nesta teoria.
A primeira é que o Sol se encontrava já numa fase pouco quente (lembramos a ausência de manchas na superfície há poucos meses, o que indica escassa actividade).
A segunda é que Júpiter é pouco influenciado pela actividade solar: apenas 4% do calor do planeta provem do Sol, 94% é de produção própria (isso é: Júpiter emite muito mais calor daquele que recebe).

No gráfico acima, a emissão de radiação solar desde 1880: a partir da metade de 1990, a emissão desce.

Seja como for, todas as principais notícias são de 2007. As sucessivas costumam ser repetições das originais. A razão? Simples: não há aquecimento nenhum e a teoria caiu no esquecimento.
Melhores análises confirmaram que nenhum dos planetas indicados está a aquecer.

Pessoalmente acho complicado alegar influências externas sobre o
nosso planetas quando o assunto for o clima. Não quero dizer com isso
que não possa acontecer: digo que já temos grandes problemas em entender
como funcionam as coisas aqui, imaginem lá fora.

Exemplo: ontem decidi ir visitar um sito arqueológico na zona de Palmela. Previsões: queda das temperaturas, muito frio. Eu, que parvo não sou, organizo-me com um casaco bem pesadinho. Resultado: um calor do diabo o dia todo e eu que praguejo contra os incapazes do serviço meteorológico a tarde toda. É um exemplo banal, mas demonstra a dificuldade em prever o clima até numa área tão limitada como Portugal continental.

As variáveis que participaram na “criação” do clima são muitas e por algumas as interacções não estão nada claras. Isso aqui na Terra. Acrescentar também influências exteriores, oriundas do Sistema Solar, do centro da Galáxia ou sabe-se lá donde, significa complicar um quadro que já por si é bastante obscuro.

Acerca do Sistema Solar, podemos imaginar uma influência da nossa estrela, o que faz sentido: mas não há apenas isso. E de como a temperatura possa ser variada por processo endógenos (quando presentes) é matéria de estudo, não de certeza.

Para completar, eis as temperaturas do Sistema Solar, úteis para programar as próximas férias:

Ipse dixit.

Fontes: no texto.     

2 Replies to “O Sistema Solar aquece. Aliás, não.”

  1. https://youtu.be/IZOr11X5Ad4

    "Exemplo: ontem decidi ir visitar um sito arqueológico na zona de Palmela. Previsões: queda das temperaturas, muito frio. Eu, que parvo não sou, organizo-me com um casaco bem pesadinho. Resultado: um calor do diabo o dia todo e eu que praguejo contra os incapazes do serviço meteorológico a tarde toda. É um exemplo banal, mas demonstra a dificuldade em prever o clima até numa área tão limitada como Portugal continental."

    Aquele abraaaaaaaço, sempre grato.

  2. Obrigado pela resposta à pergunta anterior.
    Mas como diz: "Pessoalmente acho complicado alegar influências externas sobre o nosso planetas quando o assunto for o clima. Não quero dizer com isso que não possa acontecer: digo que já temos grandes problemas em entender como funcionam as coisas aqui, imaginem lá fora."
    Agora resolver o problema de clima/destruição da natureza, há que primeiro resolver o problema de lucro$.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: