As demissões de Tripas (texto e pensamento!)

A seguir, o discurso das demissões de Tripas, o líder do movimento Syriza e Primeiro Ministro da
Grécia.

O texto encontra-se dividido em duas partes: as palavras pronunciadas em directo televisivo e o real pensamento do líder grego, obtido com instrumentação psicotrónica molecular de vanguarda.

Trata-se, como é óbvio, duma exclusiva de Informação Incorrecta. 

Discurso das demissões

Gregas e Gregos, nos últimos meses todos passamos os nossos momentos difíceis e dramáticos.
Gregas e gregos, são 5 anos que o País está de rastos.

As duras negociações com os credores foram um grande teste para o governo e para o país. Pressões, chantagens, ultimatos, asfixia do crédito levaram a uma situação sem precedentes. Todos vivemos isso.
Em vez da luta que tinha prometido, comecei uma série de negociações e compromissos que levaram o País para uma situação de caos completo, entregando-o à chantagem dos credores.

Mas todos mostrámos a paciência, a calma, a resistência do nosso povo.
Mesmo assim, os eleitores não me enforcaram, o que julgo ter sido positivo. 

A determinação que registou o referendo popular. A decisão de mudar as coisas, para mudar o país, mudar tudo o que nos trouxe para a crise e a fragmentação social.
O País continua de rastos.

Vamos ser claros: sem esta determinação popular, os credores teriam imposto a vontade deles ou teriam nos levado definitivamente ao desastre. Esta determinação tem estado presente em todas as fases das negociações. Esta determinação tem dado força para a nossa resistência, para a nossa batalha do dia-a-dia contra as exigências às vezes absurdas e as ameaças dos credores.
Os credores conseguiram impor a vontade deles. Nem uma reestruturação da Dívida conseguimos, apesar do Fundo Monetário Internacional pedir isso mesmo.

Hoje, essa fase difícil termina permanentemente com a ratificação do acordo e o pagamento da primeira tranche de 23 mil milhões de euros e o pagamento das obrigações do país, no exterior e no interior. A economia respira. O mercado será normalizado. Os bancos vão lentamente encontrar o seu ritmo normal.
Agora tudo fica adiado. Conseguimos pagar um empréstimo com um novo empréstimo. Isso significa mais juros e os bancos agradecem.

Este não é, é claro, o fim da situação difícil que vivemos durante cinco anos.
A vossa difícil situação vai continuar, exactamente como aconteceu ao longo dos últimos cinco anos.

Mas confio que pode ser demonstrado, pelo trabalho e pela coerência de todos nós, o início do fim dessa situação difícil: o passo decisivo para a normalização do financiamento da nossa economia. Um início que não é fácil, mas que nos dá perspectivas e oportunidades. É suficiente que a sociedade permaneça de pé e presente. Calma e exigente como até agora.
A vossa perspectiva é simples: trabalhar para pagar os juros. Nada mais.

Gregas e Gregos, eu quero ser absolutamente franco com vocês.
Gregas e gregos, vou fazer algo nunca tentado até agora: dizer a verdade. Pelo menos algo que seja parecido com ela, tanto para não exagerar.

Não encontrámos o acordo que queríamos antes das eleições de Janeiro. Não temos encontrado, no entanto, a reação que eu esperava. Nesta batalha fizemos concessões.
Nesta batalha fizemos muitas, mas mesmo muitas concessões. Exactamente o contrário de quanto prometido nas eleições de Janeiro.

Mas conseguimos um acordo que, dadas as circunstâncias negativas na maior parte da Europa e dado que herdámos do governo anterior uma ligação absoluta do país às condições do memorando, era o melhor que poderia ter sido.
Em vez que aproveitar a falta de rumo político e o descontentamento que vigora na Europa, assinámos um péssimo acordo. E agora vou ser original: não foi culpa nossa, foi toda culpa do governo anterior.
 
Este acordo somos obrigados a respeitá-lo, mas, ao mesmo tempo, vamos lutar para minimizar as consequências negativas. No interesse de muitos. A fim de recuperar a nossa soberania, logo que possível perante os credores. Sem aceitar como verdade infalível as suas interpretações. Sem aceitar cortes horizontais, atrocidades sobre os direitos laborais, o sangramento das cada vez mais fracas forças sociais.
Não tenham ilusões: todos terão que respeitar o acordo que assinámos.

Bla, bla, bla.
Bla, bla, bla.

Por isso decidi ir mais cedo para o Presidente da República para apresentar a minha demissão e a demissão do governo.
Bom, pessoal, fiz o que me tinham mandado fazer, agora o problema é convosco.

O mandato popular que eu tomei em 25 de janeiro esgotou os seus limites.
Melhor ir-se embora antes que alguém acorde e venha procurar-me.

E agora o povo soberano tem que tomar a palavra novamente.
Agora podem ir para as urnas, bem depressa assim as forças anti-Euro nem têm o tempo para se organizar.

Vocês, com o vosso voto, decidirão se representemos o país com a determinação e a coragem exigidas pelas difíceis negociações com os credores. Vocês, com o vosso voto, decidirão se o acordo alcançado prevê as condições para superar o impasse actual, para recuperar a economia, para tomar finalmente a estrada para deixar para trás o memorando e as crueldades envolvidas. Vocês, com o vosso voto, irão decidir quem e como pode conduzir a Grécia neste percurso difícil, mas em última análise, positiva estrada que se desdobra diante de nós. Quem e como poderá melhor negociar a redução da dívida. Quem e como poderá prosseguir com passo seguro e constante nas necessárias profundas reformas progressistas das quais necessitamos.
Já consegui partir Syriza e mesmo assim, que ganhe ela, o Centro de Neo Demokratia ou os Socialistas pouco importa: o acordo está assinado, será aplicada a mesma política de rigor que tem sangrado a Grécia e os juros vão tirar até os trocos dos vossos bolsos.

E, finalmente, com o vosso voto, vocês julgarão todos.
Doutro lado, em quem querem votar? Nos nazistas da Alba Dourada? Mas por favor… simplesmente: vocês não têm alternativa.

Gregas e Gregos, vou submeter-me ao vosso julgamento com a minha consciência tranquila.
Claro, se fosse uma pessoa séria deveria agora explicar a todos vocês a verdadeira razão da incrível reviravolta da noite do referendo. Lembram-se? Aquela que deveria ter sido a noite do triunfo da democracia e da vontade popular, quando demiti o meu Ministro da Economia Varoucoiso ou como se chama. E explicar porque, no dia seguinte, fiz exactamente o oposto do que as pessoas tinham escolhido com esmagadora maioria.

Orgulhoso pela batalha que eu e o meu governo enfrentámos. Eu tentei esse tempo todo respeitar o que prometemos. Temos negociado duro e
de forma persistente ao longo de muito. Temos resistido à pressão e à chantagem. 
Sim, definitivamente deveria explicar isso porque assim seria possível para vocês entender como funcionam as coisas, compreender quais os métodos utilizados nos bastidores para subverter a vontade popular.

Chegamos, é verdade, a umas situações extremas para as pessoas e para a economia. Fizemos, no entanto, do caso da Grécia, uma questão global. Fizemos da resistência a nossa bandeira e incentivámos as pessoas a lutar pelos outros povos europeus. E Europa não é a mesma depois destes difíceis seis meses.
Seria importante explicar tudo porque o que aconteceu connosco é o mesmo que se passa nos outros Países: os métodos são sempre idênticos, nada muda.

As diferenças entre as forças democráticas e progressistas na Europa são cada vez mais sentidas.
Mas pouco importa e depois nem iriam acreditar. Continuem com o joguinho Esquerda e Direita, continuem a pensar que haja diferenças, continuem e sorriam: está tudo bem.

Gregas e Gregos, apesar das dificuldades, eu continuo otimista.
E enquanto vocês jogam, eu vou-me embora.

Acho que não vivemos os melhores dias, presos dentro da pinça das negociações.
Não foi fácil, mas consegui fazer o contrário daquilo que tinha prometido.

Peço o voto do povo grego, para governar e para exibir todos os aspectos do nosso programa de governo.
E que não vos passe pela cabeça de eleger-me outra vez ou serei obrigado a fazer novas promessas e depois novas marchas atrás.

Mais experientes, mais preparados, mais com o pé no chão, mas sempre comprometidos com o objectivo final duma Grécia livre, democrática e com direitos socialmente justos, estaremos em pé e consistentes com as novas condições e desafios.
Adeus.

Garanto-vos que não irei entregar o escudo das nossas ideias e dos nossos valores.
Fiquem bem.

A ninguém e perante nenhuma dificuldade.
E fechem o gás antes de sair.

E convido vocês, todos juntos, com calma e de forma decidida a combater a difícil batalha para colocar o nosso país de pé.
Ah! Não se esqueçam de pagar os juros, ok? Eu avisei.

Ipse dixit.

Fonte: Lista Tsipras

7 Replies to “As demissões de Tripas (texto e pensamento!)”

  1. Vai longe este rapaz , com um discurso destes. Encarna um verdadeiro "político" dos nossos tempos. Capaz de afirmar com a maior desfaçatez a verdade ao revés. Já um presidente do Equador, por exemplo, Rafael Corrêa que instaurou um processo de auditoria das supostas dívidas externas do seu país, e parou com o permanente estelionato dos bancos internacionais sob a forma de juros sobre uma "dívida" no mínimo suspeita, já um cidadão assim jamais chegará a premio nobel. Já um Tsipras é bem provável, porque não?

    1. Rafael Corrêa 🙂
      Ora ai esta um Homem, um Estadista como poucos há.
      E com um valente par de tomates, fez o que mais ninguem ousou fazer , desafiar o imperio e dar asilo ao Julian Assange.
      E com estas acções que se destinguem os Homens dos "homens"

      EXP001

  2. Pois … o tripas o syriza as suas voltas , reviravoltas, pinotes, mortais encarpados a retaguarda.
    Ca por Portugal temos o nosso equivalente o bloco de esguelha , ou bloco de esquerda como lhe chamam não sou nada apreciador destas palhaçadas.
    Mas muito importante, ponto a reter… nesta Europa ficou bem visto que quem ousa desafiar o establishment é trucidado. Mesmo que alguem queira mudar as coisas e tenha a legitimidade do voto maioria da população tera grandes dificuldades para romper a teia mafiosa de corrupcao, compadrios , interesses que não vão largar o osso sem rosnar , ladrar e morder.
    Vamos por tese colocar a hipotese que um verdadeiro partido, muito bem organizado, de ideologia forte, ideias bem defenidas, influencia em algumas areas da sociedade, com forte sentido de ruptura perante o actual sistema e uma maquina bem oleada ganha as eleiçoes e quer mudar as coisas . Vai ter o seu programa totalmente sabotado em todo o espectro , a nivel politico, na comunicacao social privada , nas grandes empresas com os administradores a criarem condiçoes de instabilidade e insatisfacao, toda a teia mafiosa de maçonarias e interesses a funcionar como células stay-behind. Seria uma verdadeira guerra que so poderia ser ganha se a maioria da populacao interiorizasse que esta realmente em guerra e que vai ser longa e constante. Vieram com conversas da 3a via, que a luta de classes era um disparate , paninhos quentes para amolecer a maioria.
    Conclusão da minha exposição : A situação da Grecia é um exemplo extremo da realidade em que vivemos, da ingenuidade da maioria que mesmo numa situcao muito dificil nao acordou para a guerra . Sera que e por isto que os comunistas sao tao odiados 😉 Bem… nunca os apanhei a mentir e repetem-se vezes sem conta , ate os chamam de cassete e tudo o que dizem a mais de 20 anos bate certo com o que esta a acontecer. Serao melhores? Serao piores ? Nao sei , mas a analise deles esta bem certa.

    1. Podia não ser, mas deve ter sido avisado que uma pequena deslocação de avioneta…
      Mecher no establishment é um bilhete sem retorno.

      Nuno

  3. E eu, que por momentos, na altura do referendo, cheguei a acreditar nele……..a que aprender com os erros…

    Como diz "Chapin" acima, "É mais do mesmo", e isso é preocupante.
    Não que esteja surpreendido (Tripas politico é) mas, isto demonstra a comodidade a que as pessoas chegaram. Uma oportunidade tão boa para tentar mudar algo……

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: