Basta de fotografias aos monumentos?

Resolvido de forma brilhante o problema da Grécia (talvez, um dia, quem sabe. boh?…), a União Europeia enfrenta agora novas prioridades.

No próxima Quinta-feira, dia 9 de Julho, o Parlamento de Bruxelas irá discutir em sessão plenária um assunto particularmente delicado: é legítimo fotografar e partilhar as imagens dos monumentos?

Por exemplo, chega um turista japonês e fotografa a Torre Eiffel de Paris: pode ou não publica-la na internet?

A eurodeputada alemã Julia Reda defende que sim, pode, porque a “liberdade de panorama” deve ser definida oficialmente pela União Europeia; mas um outro eurodeputado, o francês Jean-Marie Cavada, tem avançado com um emenda para a protecção dos direitos de autor. Portanto, nada de partilha na internet.

E, dado que após o terrorismo islâmico e a fome no mundo este é o assunto principal debatido no planeta, os três grupos principais (socialistas, populares e liberais) têm apoiado a emenda (como reza o lema: um só demente nunca é suficiente).
O problema tem a ver com a utilização comercial das imagens: é verdade que o turista que publica a fotografia do monumento nada ganha com isso, mas os blogues ou site que a hospedam (Instagram, Facebook, Google, etc.) sim, através da publicidade, do número de visitas, etc., portanto efectuam uma utilização comercial da imagem.

E os arquitectos, não merecem os direitos de autor? Ora bem: podemos continuar a fotografar a Torre Eiffel mas, em caso partilha, alguém terá que pagar o copyright aos herdeiros do Sr. Eiffel (por acaso: já agora fotografar o símbolo da capital francesa à noite é proibido, vai lá a saber o porque…).

Obviamente, na lista não estão inseridos apenas monumentos mas também prédios e obras públicas.
Por enquanto nenhuma restrição para fotografar chão e céu (mas tenho algumas dúvidas acerca das nuvens, sugiro informar-se). 

Só é possível uma observação: até que enfim!
Sentia-se a falta duma clara e inequívoca legislação europeia nesse âmbito. Pessoalmente teria preferido que um assunto desta importância fosse resolvido com um referendo entre todos os cidadãos europeu (e teria visto bem a participação da outra organização de inúteis aqui, a ONU), mas já fico satisfeito ao saber que o Parlamento não perde o seu tempo em trivialidades e encara olhos nos olhos os temas mais quentes, sem medo e, que seja dito, com uma boa dose de coragem também.

Sim, verdade, estes eurodeputados saem um bocado caros: mas quando trabalham, uhi!, e quem consegue trava-los? É por esta e outras razões que o amor dos cidadãos pela União Europeia não pára de crescer.

Ipse dixit.

Fonte: Corriere della Sera

3 Replies to “Basta de fotografias aos monumentos?”

  1. Fiquei sensibilizado com esta noticia.

    A dinâmica legislativa do Parlamento Europeu está em grande.
    Andam por aí umas más línguas que dizem que os eurodeputados não trabalham. E agora?
    Que tal fazer-se uma lista de sugestões de matérias para o PE legislar? Pelo que vi vontade de trabalhar não lhes falta.

    Se me perguntassem se um Chinês podia fotografar os Jerónimos, a minha resposta seria: OXI.
    Sei lá se eles não iriam fazer milhões de Jerónimos falsificados para vender a 1 euro.
    Como iriam ficar os herdeiros de Diogo de Boitaca, João de Castilho, Diogo de Torralva e, Jerónimo de Ruão?

    Deixo aqui a minha sugestão para um assunto que me parece urgente resolver: Legislar sobre o tamanho dos ossos que os donos podem dar aos seus cães.

    Abraço
    Krowler

  2. Ah, não é só no Brasil que temos estas ideias maravilhosas no congresso…

    Faltausername

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: