O novo vídeo do ISIS

Atenção: em alguns leitores para feed, 
o link do vídeo aparece logo no início.
Não assistam ao vídeo antes de ter lido
as recomendações contidas no artigo!

Eis um vídeo do ISIS que, como do costume, horroriza.

O Leitor não consegue encontrar o botão “play”? Claro que não, o vídeo não está aqui por uma questão de escolha: as imagens são brutais. Verdadeiras ou falsas que sejam.

É um vídeo de 7 minutos e meio, em idioma árabe; mas o que conta, como é óbvio, são as imagens. O que pode ser visualizado nesta nova realização do ISIS?

  • um carro com 4 prisioneiros feitos explodir com uma granada RPG (tudo gravado com várias angulações).
  • uma gaiola com 5 prisioneiros, imergida numa piscina até todos morrerem (também com câmaras subaquáticas).
  • outros 6 prisioneiros feitos literalmente explodir.

Tudo condimentado com restos humanos, pedaços de membros, cabeças cortadas.

Inútil acrescentar o facto destas serem imagens fortes, não idóneas no caso de sujeitos sensíveis e adapta só a um público adulto. Se, mesmo assim, o desejo for assistir ao vídeo, é preciso clicar neste link.

Ok, agora um par de considerações.
Até pouco tempo atrás, o format de sucesso era aquele da decapitação. Pegava-se num prisioneiro, um bruto vestido de escuro com cara tapada, uma espada: seguia-se uma curta declaração e depois a decapitação.

Mas agora o ISIS decidiu ir além: cada realização é uma invenção nova. Já tivemos presos queimados vivos, 12 cristãos decapitados à beira do mar (na Líbia, numa sequência fotográfica falsa), agora é prisioneiros explodidos, afogados, cada vez com uma modalidade diferente. Sempre presos com fardas da mesma cor, que parecem novinhas em folha, e um realizador que deve ter visto toda a série C.S.I.

Um autêntico festival do horror que já começa a ter contornos absurdos.

Estes vídeos são verdadeiros ou falsos? Paradoxalmente pouco importa: há uma guerra naquelas terras, uma guerra verdadeira onde morrem diariamente muitas pessoas, sejam soldados, milicianos ou civis. O ponto é outro: qual a razão que está atrás da difusão de imagens tão horripilantes? Qual a necessidade de propor ao público (em particular, aquele ocidental) cenas cada vez mais brutais?

É importante notar como aqui nada tenha a ver com o Islão: em nenhuma página do Al-Corão podem encontrar instruções para afogar os infiéis numa gaiola. Estas são invenções que podem fazer lembrar o pior Quentin Tarantino, não Allah.

Então? É só a vontade de “assustar” o Ocidente?

O ISIS não tem esta necessidade: a sua existência é já por si o sinal de que pode existir uma realidade “brutal”. Vamos esquecer o que sabemos acerca de quem fica atrás do ISIS, quem o criou, quem o financia, etc.: ficamos apenas com a mensagem superficial, a propaganda.

O ISIS já deixou bem claro ser uma entidade que não quer nem admite compromissos, algo com fortes traços primitivos, carregada duma determinação fanática e dum ódio antigo que pode ser só saciado com o sangue dos inimigos. E algo que o Ocidente parece não conseguir eliminar, como demonstram os avanços e os recuos das forças americana-iraquianas na frente de batalha.

Estes vídeos horripilantes, portanto, têm outros fins. Um é continuar a assustar, sem dúvida, tanto para manter elevada a tensão. Depois é obrigar o mundo dos media e também aquele da informação alternativa a tratar do assunto. Mas há umas perguntas que acho serem interessantes: quem pode falar a linguagem que conhecemos e à qual estamos habituados? E por qual razão? Porque fomos progressivamente acostumados a este tipo de violência? E porque as mesmas idênticas palavras são agora utilizadas por parte de quem, em teoria, fica tão longe da nossa visão da sociedade?

A linguagem hollywoodiana do ISIS tem um objectivo: não o Ocidente no geral, mas nós, as pessoas.
E o fim não é assustar, nem mostrar os “valores” do Islão. O fim é depositar algo nas nossas consciências. O que é este algo? Não sei, de certeza algo que um psicólogo ou, melhor ainda, um sociólogo poderiam explicar bem melhor do que eu: o discurso não é tão simples como parece.

Por aqui ficamos com as coisas simples: há o Bem dum lado (nós, como sempre) e o Mal do outro (os diversos, os intolerantes, os brutos, os primitivos, os insensíveis, os contrários ao nosso sistema, aos nossos valores). Isso justifica tudo: o envio de tropas para outros Países, as medidas de controle mais apertadas, o dinheiro gasto na segurança e nas forças armadas.
Os vídeos do ISIS reforçam isso tudo.

Portanto, num mundo com um mínimo de lógica, o ISIS nunca realizaria vídeos como estes. São contrários aos interesses dele, só afastam os islâmicos moderados (que são a grande maioria dos muçulmanos), conseguem atrair apenas fanáticos dum lado e o desdém da comunidade internacional (islâmica incluída) do outro, justificam o “empenho” (por assim dizer…) do Ocidente contra o Estado Islâmico.

Isso num mundo com um mínimo de lógica.
No nosso mundo, pelo contrário, é perfeitamente normal que circulem vídeos como estes, onde quem sabe que está preste a morrer fala calmamente perante uma câmara, vestido com a sua farda bem engomadinha (as mesmas de Guantanamo, têm todos o mesmo fornecedor?), não chore, não ofereça resistência e nem pareça particularmente assustado. Normal também que tudo isso seja “vendido” como obra do imbatível ISIS…

Ipse dixit.

21 Replies to “O novo vídeo do ISIS”

  1. No artigo o vídeo não aparece, mas pelo leitor do FEED (eu utilizo o Feedly), aparece logo no início, logo a seguir ao título! Os mais distraídos podem clicar no play antes de ler o texto como no meu caso (eu até pensei que se tratava de um vídeo de propaganda e não o da matança).

  2. Camera lenta, efeitos especiais, mortes de vários tipos, parece uma espécie de Game of Thrones versão ISIS.

  3. Actualização, em poucas horas, eis que:
    -atentado terrorista na Tunísia
    -atentado terrorista na França(com decapitamento)
    Quem renvindica são os do costume: daesh, isis etc… como o video (ainda vou ver/ver para crer como dizia S. Tomé) insanidade em todo o seu esplendor.
    Isto para dividir pessoas, criar mais guerras em que morrerão milhares em vez de dezenas (de inocentes, sim sobretudo inocentes).
    Mas que importa não é tudo farinha do mesmo saco!? Se tal acontecer não estaremos a ser tão doentes como estes maluquinhos aos quais fizeram uma lavagem cerebral e não têm amor à sua vida quanto mais à do próximo?
    O que vejo é liberdades serem pouco a pouco retiradas em nome da luta ao terrorismo.
    Mas isto parece como um scipt de um filme que aconteceu, acontece e acontecerá ad aeternum.

    Nuno

    1. "O que vejo é liberdades serem pouco a pouco retiradas em nome da luta ao terrorismo."

      Exacto Nuno. Estes terroristas são pobres desgraçados vítimas de lavagem cerebral, indivíduos que nem entendem a mensagem do Alcorão e do Islamismo no geral.

      No entanto, nós precisamos dum inimigo, seja verdadeiro, seja forjado. Não importam as razões (e o ISIS razões não tem, que fique claro), o que conta é espalhar o horror, o medo e lembrar que a nossa é a melhor sociedade, superior a tudo e todos.
      O resto é consequência.

      Abraçooooo!!!!

    1. Sim, Xiitas massacrados pelos Sunitas no Kuwait.
      Nem tiveram que pensar nos transportes, todo o trabalho foi feito em casa.
      Assim é mais cómodo.

      Obrigado & abraço!!!

    1. Exacto: também duvido seja uma false flag.
      Este parece mais terrorismo "sério".

      A pergunta é: é o ISIS (ou grupos ligados ao Estados Islâmico)? Tudo bem, é o ISIS.
      Quem financia o ISIS? Conhecemos a resposta.
      Portanto, sabemos as mãos de quem estão manchadas destes sangue.

      Abraçoooo!!!!

  4. Cada vez que é exibido um novo video do ISIS, alimenta por um lado o medo coletivo desta brutalidade des-controlada, por outro quase ficamos como num suspense mórbido do que iram fazer a seguir…
    A quantidade de recursos, meios e sofisticação empregues nestes videos ultrapassa o conceito que a ISIS é uma simples organização terrorista que facilmente pode ser vencida… A questão é que estão ganhando e muito a guerra psicológica e emocional.
    KABRAL

    1. Exacto Kabral: estes não são um bando de fanáticos que lutam no meio dum deserto.
      Estes têm meios e sabem utiliza-los.

      Onde aprenderam? Como adquiriram a experiência? Onde encontraram o dinheiro? Porque a resposta militar americana é "fraca" (e é por mesma admissão das forças EUA)? Porque as monarquias do Golfo continuam a financia-los?

      Por qual razão o ISIS (ou uma das organizações a ele ligadas) não atingiu até agora um único alvo israelita, seja em Tel Avive, Jerusalém ou em qualquer outra parte do mundo? Como é possível que o ISIS lute até a morte contra os interesses ocidentais na região (e mais além, até fora dela) e ignore o maior aliado de Washington que fica aí, mesmo ao lado? O mesmo que oprime os "irmãos" Palestinianos?
      Onde fica a lógica?

      A lógica fica nos bolsos de quem financia o ISIS & C.

      Abraçoooo!!!!

  5. "O ataque, reivindicado por um ramo do autoproclamado Estado Islâmico…" –

    http://www.publico.pt/mundo/noticia/ataque-do-estado-islamico-no-kuwait-mata-25-pessoas-e-fere-mais-de-duas-centenas-1700220

    Como é que eles reivindicam os ataques? é que eu andei a procurar e não encontrei nenhuma fonte oficial dos terroristas para me dar essa informação, lol.

    Como é que funciona a reivindicação? quem tem acesso a essas informações? porque que os terroristas também não fazem vídeos a reivindicar os ataques para assim termos a certeza que foram eles, já que eles se esforçam tanto para mostrar os monstros que são?

  6. Meio – Pelo Twitter por exemplo.
    Fonte – Dizem que foram eles.
    Atentados – Porque aí é mais difícil. Mas como no Charlie hebdo falam árabe quando são franceses e muito mais coisas estranhas…
    O vídeo acima parece feito com a ajuda de profissionais, até tentam disfarçar ao desfocar propositadamente quando a pouca distância só se tentarem forçar a desfocagem para dar um ar amador.
    Em relação à ultima questão já vi um a morrer com uma Go Pro topo de gama.Aqui o material usado é camaras à prova de agua, e material semi profissional, editado em computador parece o adobe ae(já usei), ou um bom editor de vídeo.
    Quem financia isto….os mesmos que além de interesse em ver matatem-se uns aos outros, ganham muito dinheiro com as guerras e têm outros interesses…
    N.

    1. Twitter??

      Como é que o Twitter permite que terroristas tenham uma conta?

      Parece um pouco forçado….

    2. Mas qualquer meio serve, antigamente eram telefonemas para jornais ou outros meios a reenvindicar o acto. O importante é a mensagem passar o meio é irrelevante.

      Ps: peço desculpa pelos inúmeros erros ortográficos, pois escrevo algo e o auto corrector do android dá barraca.

    3. Então, por exemplo , eu posso criar uma conta fictícia, digo que fiz um ataque terrorista em nome do estado islâmico e os jornalistas fazem o resto……parece simples…..e sem lógica.

  7. Aqui o Max podia dar uma ajuda dado que já anteriormente perguntei o mesmo.
    Abre-se uma conta com um nome qualquer, localização falsa e divulga-se o feito. No máximo pode ser apagado pelos administradores do Twitter e só.
    Nuno

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: