Hipótese para o futuro – Parte I

Por qual razão a Finança internacional, na figura da especulador George Soros, está a desenvolver um papel tão activo na Ucrânia?

A resposta é complexa e tem a ver com o futuro da nossa sociedade.

Obviamente muitas são as hipóteses possíveis: de seguida vamos ver uma delas. Está certa? Está errada? E eu como posso saber isso? Acham que sou um profeta?

Simplesmente, parece-me uma hipótese lógica, porque baseada na tentativa de conectar entre eles os acontecimentos que têm marcado (e ainda marcam) os últimos anos da nossa História. E porque parte duma base extremamente sólida: a regra áurea. Que é sempre a mesma: na dúvida, sigam o dinheiro.

A viragem do Capitalismo 

O ponto de partida é entender que o nosso sistema alcançou um ponto de viragem. Não de “roptura”, no sentido que o Capitalismo (ou aquela coisa que ainda costumamos definir com tal termo) ainda tem margem para continuar a viver e, se possível, prosperar (em boa verdade: nunca esteve tão forte como agora). Podem não ser margens tão amplos (e a seguir iremos ver quais as razões), mas existem: e de certeza que a Finança global não deixará de explora-las até o limite.

O Capitalismo baseado no crescimento do mundo ocidental chegou ao fim. É verdade que a Bolsa de Wall Street voa, mas não podemos esquecer dois pormenores:

  1. as Bolsas costumam viver em contra-tendência (economia mais fraca = mais movimentações de acções)
  2. grande parte do bem estar financeiro fica baseado em activos não ligados à produção de bens reais mas à exploração de instrumentos que criam dinheiro a partir do dinheiro (e que, inevitavelmente, criam bolhas também: e sabemos qual o destino de todas as bolhas).

É uma situação insustentável no longo prazo (e talvez até no médio), pelo que é precisa uma mudança de paradigma. Esta mudança passa por atrelar a Finança à produção real. E aqui surge o problema: no Ocidente isso é impossível. Ou melhor: seria possível mas, do ponto de vista da elite financeira global, bem pouco aconselhável.

Para fazer que a economia ocidental volte a funcionar, seria necessário desmontar um sistema que foi implementado ao longo das últimas décadas e que permite que a Finança controle e direcione de forma rigorosa as escolhas dos vários Estados. Estes deveriam recuperar parte da sua independência política e económica, baixar taxas e impostos, voltar a nacionalizar alguns serviços, impor regras sérias na área do comércio de forma que possa existir uma verdadeira concorrência e não os monopólios que hoje conhecemos. Estes são apenas alguns exemplos dum percurso no final do qual a Finança acabaria por perder a sua actual supremacia.

Pelo que, é óbvio que o futuro do Capitalismo não passa por aí.

Há depois um outro discurso que não pode ser esquecido: a globalização.
Esta prevê uma homologação planetária, onde as diversidades entre Ocidente e Países em desenvolvimento são cada vez menores (a África é uma caso particular: actualmente e no futuro próximo continuará a ser terra de conquista e nada mais). A Globalização é vital para que a Finança mantenha e possa expandir os seus poderes.

As políticas implementadas no Ocidente (desde a crise dos subprimes nos Estados Unidos e com o Euro na Europa) vão exactamente nesta direcção: não se trata de fazer que os Países em desenvolvimento (como os BRICS) atinjam o bem estar do Ocidente, trata-se de baixar o nível de vida ocidental de forma a aproxima-lo a um valor que podemos considerar como uma média entre os Países ricos e aqueles pobres. A Globalização, apesar dos coros de lamentações e dos adeus prematuros, está perfeitamente em marcha e, para que funcione, precisa que o Ocidente perca o estatuto de supremacia económica (e até político-social) até aqui gozado.

Há uma maneira relativamente simples para obter um resultado que possa satisfazer estas duas vertentes: deslocar o “centro do mundo” para os Países em desenvolvimento, em particular para um deles, a China.

O novo umbigo do mundo

Pegamos num mapa: três dos BRICS (China, índia e Rússia) sozinhos ocupam uma ampla fatia do
continente euro-asiático e, mais importante ainda, totalizam quase 3 biliões habitantes.

Se juntarmos alguns Países asiáticos cujas economias dão sinais de progressão, mesmo não sendo parte dos BRICS (Tailândia, Malásia, Vietnam, etc.) temos o seguinte resultado: 42% da população mundial vive na parte oriental do continente euroasiático. E, sobretudo, têm fome. Não de comida, mas de bens. 42% dos 7 biliões de indivíduos do planeta vivem numa área rica em recursos naturais de qualquer tipo e num mercado quase “virgem”.

Então, é intuitiva qual possa ser a escolha da Finança internacional. Mais do que intuitiva, é até obrigatória: deslocar o “centro do mundo” para onde seja possível juntar especulação financeira com um mercado autêntico, feito de produção, venda e crescimento.

Este o objectivo final (ou “quase final”: depois haveria um passo sucessivo, mas aqui o discurso iria complicar-se inutilmente). Problema: como alcança-lo? Não é que alguém possa aparecer na televisão na hora do jantar para dizer “Meus senhores, a partir de hoje o centro do mundo fica no Oriente”. Nem todos iriam gostar. Há equilíbrios que governaram o planeta até hoje e que devem ser mudados de forma muito cautelosa.

Transferir as sedes dos grandes capitais (não as sedes legais, aquelas nada contam, mas as sede reais, operativas, que trazem com elas o foco das operações) para o Oriente em tempos demasiado rápidos seria uma catástrofe: imaginemos, só para fazer um exemplo extremamente banal, as consequências duma repentina crise de confiança dos clientes ocidentais nos seus bancos, com a corrida aos balcões, etc.

Pelo contrário, tudo tem que acontecer segundo ritmos “naturais”. Que podem (e devem) ser preparados segundo uma táctica cautelosa e pormenorizada. Nesta óptica, Soros é apenas um dos “preparadores”: são estes indivíduos (que fazem parte da elite financeira global) que ditam o ritmo e preparam a “natural” transição.

Dúvidas? Claro que sim. Então abandonamos o Velho Continente e pegamos nas Monarquias do Golfo. A situação destes Países é delicada, muito mas daquilo que pode parecer. Mas o que isso tem a ver com a Globalização e a deslocação do “centro do mundo”?

Os jogadores: o exemplo das Monarquias

Até agora foram a bomba de gasolina do Ocidente, acumularam imensas fortunas, têm uma pesada presença no âmbito financeiro global. Mas se olharmos com atenção, podemos ver como nos últimos anos a intervenção político-militar das Monarquias na região do Oriente Médio tem aumentado de forma exponencial. Até criaram e continuam a financiar um Estado (o ISIS) que tem vários objectivos, alguns falsos, outros verdadeiros. O objectivo principal não é a Síria, como é óbvio, mas é eliminar a ameaça xiita da área de forma que o sunismo wahabista fique como único centro de poder regional.

Nunca as Monarquias tinham tomado uma posição tão decidida e violenta. Porque agora? Porque com tanta pressa?

A resposta é que os antigos equilíbrios globais estão a mudar e cada um tenta preparar-se para o Grande Evento. As Monarquias tentam ampliar quanto mais for possível a área de influência delas: não apenas o ISIS no Iraque e na Síria, mas também amplas zonas da África do Norte (ver críticas contra a Argélia nas últimas horas), até a Nigéria. Com a ajuda silenciosa de israel e aquela mais evidente dos EUA, as Monarquias têm a intenção de criar um seu próprio “quintal”, onde, atrás da fachada religiosa sunita, quem manda são as ricas famílias de petro-investidores.

Tel Avive tem tudo a ganhar com isso. As Monarquias do Golfo e o partido Likud de Netanyahu estão perfeitamente sintonizados, têm os mesmos objectivos: eliminar as ameaças xiitas (Irão em primeiro lugar, depois Síria e Hezbollah no Líbano), curda e iemenita (a Palestina não conta, tem apenas uma importância simbólica), controlar a região do Oriente Médio e da África do Norte.

A propósito, breve divagação: aparentemente a Primavera Árabe no Egipto foi um fracasso, pois de democracia e liberdade nem a sombra. Na verdade foi um sucesso: quem é o principal financiador do movimento islamista de Direita, conhecido como Irmandade Muçulmana, que agora controla o País? O Qatar. Olha, olha: uma Monarquia do Golfo!

A segunda fase

Mas voltemos ao assunto principal.
Resumindo, a situação é a seguinte:

  • objectivo primário é transferir o “centro do mundo” para o Oriente
  • para atingir este objectivo é preciso um cuidadoso e bem temporizado planeamento, de forma a evitar crises de vários género.
  • a primeira fase (empobrecimento das massas ocidentais e desestabilização geo-política global) está em andamento
  • alguns actores (Soros, Monarquias, israel…) já estão a implementar as medidas necessárias para a segunda fase

Dúvida pertinente: qual será esta segunda fase?
Dado que se trata da segunda fase, vamos falar disso na segunda parte do artigo.

Ipse dixit.

6 Replies to “Hipótese para o futuro – Parte I”

  1. Nesta primeira parte, nao ha como discordar com algo. A duvida que persiste sempre na mente (ha varios analistas em geopolitica batendo na mesma tecla) e de que a Russia tem que tombar, para que logo apos a China tambem tombe. E, se nao for jogo de cena, Russia e China teem feito acoes militares conjuntas. Tais acoes deixa-nos perplexos quanto as reais intencoes daqueles que controlam os cordeis. Como podem transferir o centro de poder para o oriente e ao mesmo tempo, ao que tudo parece, criar uma guerra generalizada na regiao? De resto, de fato, ha uma percepcao generalizada de que o ocidente esta realmente sendo esvaziado.

    1. Como por exemplo na II guerra financiam o eixo e os aliados. Como dizia o barbas "o capital não tem fronteiras". A empresa pode estar sediada no ocidente mas as suas operações e bens (fabricas, terrenos etc) já lá estão.
      Ia dar o exemplo do que faz a economia actual funcionar: navios de carga da maersk ou outra qualquer, estão geralmente sob bandeira(pavilhão) do Panamá, Libéria etc (fuga aos impostos). Aliás a maersk foi ultrapassada por uma empresa sediada em Genebra na Suíça. Não será decerto pelos encantos do mar suíço mas outros encantos suíços.
      N

  2. Venha a parte II.
    Excelente.
    Tenho uma vaga ideia, já se encontra aliás neste mesmo blogue. O tema é diferente mas com uma cosmética vai dar ao mesmo.
    Mas posso estar errado e ser algo ainda mais perverso.

    Abraço
    Nuno

  3. Order a Sparkling White Smiles Custom Teeth Whitening System online and enjoy BIG SAVINGS!
    * Up to 10 shades whiter in days!
    * Results Are Guaranteed.
    * Better than your dentist, for a fraction of the cost.
    * Same Teeth Whitening Gel as dentists use.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: