George Soros e a Spectre.

O Muy Nobre Nuno sinaliza um artigo de Zero Hegde (obrigado!).

O que diz Zero Hedge? Diz isso: diz que atrás da “revolução” na Ucrânia está George Soros.
Acredito que sim. Aliás: nem sei por qual razão Zero Hedge se dá ao trabalho de publicar um extenso artigo acerca deste assunto.

Que fique claro: a notícia em si é interessante, mas é uma confirmação, não uma surpresa. Do meu ponto de vista, realçar de forma exagerada certos factos é contraproducente.
Explico.

Dito assim, George Soros parece um bilionário aborrecido que, não sabendo como ocupar a vidinha dele, decide ajudar o regime neo-fascista da Ucrânia. É uma visão enganadora. Pegamos nas três cartas que o grupo de hackers CyberBerkut tem revelado: são três escritos (que podem ser lidos no original inglês no artigo de Zero Hedge) de George Soros nos quais, como é óbvio, o acento é posto sobre a situação ucraniana.

Em todos e três os casos, temos Soros que fala em primeira pessoa. Soros e alguns economistas envolvidos nas finanças de Kiev, Soros que tenta influenciar a Federal Reserve, Soros que escreve ao Presidente Poroshenko e ao Primeiro Ministro Yatseniuk, Soros que escreve ao Presidente dos Estados Unidos, Soros que compra um gelado de baunilha (ok, ok: esta fui eu que acrescentei).

Final:

Para recapitular: Soros está a fazer lobby em nome da Ucrânia, empurrando para obter veículos blindados e armas, para opor-se a Putin de todas as maneiras possíveis.

Se forem verdadeiros, e pelos metadados parecem mesmo sê-los, estes documentos mostram que Soros está a tentar contornar os acordos de Minsk (por exemplo, treinar soldados ucranianos sem uma presença tangível da NATO na Ucrânia). Os documentos ligam Nuland [do Departamento de Estado dos EUA, ndt] e Soros e destacam quem realmente puxa os cordéis no Departamento de Estado.

Por último, dado que os documentos não mencionam o que Soros tem em mente para a Ucrânia, é possível usar a imaginação.

Sim, muito bem.
Mas não acham que falta algo?
Que dizer, este parece o enredo dum filme de James Bond, com Soros no papel da Spectre: um bilionário maluco que ameaça desencadear a Terceira Guerra Mundial. E a razão? Esta é a verdadeira pergunta: por qual razão Soros está a fazer isso?
Ou é uma iniciativa pessoal ou Soros é apenas parte dum projecto maior.
É uma iniciativa pessoal? Se for assim, então estamos realmente no enredo estilo 007 & Spectre. Como não sou grande fã de James Bond (prefiro, e muito, Sherlock Holmes), não acredito na iniciativa pessoal e aposto num projecto de mais amplo respiro, onde Soros é apenas a face visível.
Quem fica escondido na sombra de Soros? O Presidente dos Estados Unidos? Nem pensar. A classe política dos EUA? Mesma coisa. Todas estas são pessoas que não têm peso, não mandam, limitam-se a executar as ordens.
Então? Então sobram as únicas pessoas que A) têm dinheiro B) não recebem ordens C) dão ordens. Isso é: a elite financeira.
Agora, pegamos na pergunta que fizemos para Soros e vamos aplica-la no caso da elite financeira: por qual razão estão a fazer isso? Aqui a resposta é incrivelmente complicada. Eu sei, não parece.
Resposta simples para o cidadão que acredita nos telejornais: “A elite financeira norte-americana quer atingir Putin e com ele a Rússia”. Como afirmado, esta é a resposta simples, que não requer muito esforço e que fica bem no novo mantra “O Ocidente é mau, o Oriente é que é bom” (não se esqueçam disso: tornou-se um dogma).
Mas há outra resposta, bem mais complexa, que raramente aparece até no mundo da informação alternativa. É uma resposta que não esquece um pequeno pormenor: a elite financeira do Ocidente é a mesma do Oriente. E quem pensar o contrário, bom, lamento mas vive num outro planeta, não no nosso.
Sim, eu sei: os BRICS, o mundo multipolar, a queda do Dólar, o eixo Moscovo-Pequim, etc. etc.
O Leitor, obviamente, está livre de acreditar em tudo isso e até no Pai Natal. É uma questão de escolhas, todas são lícitas.
Mas se, por acaso, o Leitor reparou que estamos sempre a falar do mesmo sistema, o sistema Capitalista; se, por acaso, o Leitor reparou que as dinâmicas financeiras dos BRICS são exactamente as mesmas dinâmicas que funcionam nos Estados Unidos e no Ocidente no geral; se, por acaso, o Leitor tiver a noção de quem ao longo destes últimos anos evitou que o Dólar afundasse e que os Estados Unidos falissem (resposta: a China); se o Leitor tiver presentes estes como muitos outros dados ainda, então irá assumir sem problemas o facto de que a jogada da elite financeira global na Ucrânia é muito, mas muito mais complexa de quanto possa parecer.
Quanto complexa? Eu tenho uma ideia. Mas não quero vos arruinar o resto do dia. Pelo que, marcha atrás e ficamos com a mais simples das versões possíveis: Soros é a Spectre.
Ipse dixit.
Fonte: no texto.

4 Replies to “George Soros e a Spectre.”

  1. Penso que as respostas podem ser encontradas em Mackinder e Brzezinski. Dominio total sobre a ilha mundo.

    A visao do professor sobre a China nao me parece 100% correta, mas sua otica sobre os acontecimentos me parece bem embasada.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: