Operação Salvemos um Cardeal

Informação Incorrecta lança a Operação Salvemos um Cardeal, um acto humanitário que visa
socorrer uma pessoa em grandes dificuldades.

A pessoa em questão é Tarcisio Bertone, o Cardeal que nos últimos anos foi obrigado a enfrentar provas cada vez mais duras:

  • em 2013 perde o título de Secretário de Estado Emérito.
  • em 2014 perde o título de Camerlengo.
  • em 2015 a prova mais difícil: a reestruturação do seu apartamento.

E é mesmo aqui que Informação Incorrecta, com os seus Leitores, pode intervir. Se nos casos anteriores é a lei do Vaticano que manda, a reestruturação da casinha de Tarcisio oferece uma óptima ocasião para uma corrida de solidariedade que visa devolver a felicidade ao coração deste infeliz. Vamos ver as razões.

Tarcisio, como talvez alguns saibam, mora em condições precárias: no topo dum prédio velho (é do 1932), ao lado duma igreja ainda mais velha (S.Pedro), num País tão pequeno que nem espaço para mulheres há. Mais azar ainda: Tarcisio mora ao lado do seu ex-patrão, tal Francesco, um imigrante argentino com o qual nunca se deu muito bem.

Mas Tarcisio não se queixa, alias: não sendo pessoa para baixar os braços, reagiu às adversidades e tentou animar um pouco a coisa. No ano passado, investiu a mísera reforma para tentar melhorar a triste casota, unindo o seu apartamento (entre 300 e 400 metros quadrados) com aquele (200 m2) onde vivia um padre (Monsenhor Bertagna) agora morto. Desta forma, a nova casota ficou mais ampla e acolhedora, graças também ao terraço de 100 metros quadrados.

Total: quase 700 metros quadrados, o mínimo para viver com um pouco de conforto.

Quando finalmente Tarcisio pareceu ter encontrado um pouco de paz, eis que alguns anónimos foram contar aos Carabinieri que a reestruturação tinha sido efectuada por tal Diego Anemone, pessoa bem pouco simpática, já investigado por crimes de corrupção. As mesmas vozes invejosas afirmam que até os móveis de Tarcisio foram adquiridos na mesma loja de antiguidade onde costumava comprar Ercole Incalza, amigo de Anemone e ex-director do Ministério dos Trabalhos Públicos, agora preso também por corrupção. Ainda as mesmas má língua afirmam que há gravações de telefonemas entre criminosos nas quais fala-se da reestruturação da casota de Tarcisio.

Isso é demais. Então um reformado não pode investir as suas poupanças para melhorar o aspecto do local onde mora? O mesmo reformado tem que controlar quais os clientes da empresa que efectua a reestruturação? Tem que evitar as lojas frequentadas por criminosos? Tem que ser responsabilizado pelo que dizem os criminosos nos telefonemas deles?

Tarcisio não é como os outros cardeais que têm o champanhe sempre fresco no carro: ele vive com as poucas comodidades permitidas pela reforma que nem chega aos 6.000 Euros mensais (nem 21.000 Reais), mais os trocos acumulados durante os anos de trabalho.

Não é possível ficar indiferentes perante estes abusos e a Operação Salvemos um Cardeal nasceu mesmo do desgosto provocado por tais notícias. Chegou a altura de dizer “Basta!” e de transmitir ao pobre Tarcisio o nossos afecto e a nossa solidariedade, para que perceba que não está sozinho nesta batalha.

Todos os Leitores de bom coração podem participar na Operação, enviando dinheiro, cheques ou efectuando uma transferência bancária. Objectivo: devolver ao bom Tarcisio as trufas que os seus convidados lhe comeram na pequena festa que deu no passado Natal para festejar a próxima mudança.

Um pequeno gesto, dirá o Leitor: sim, apenas algo simbólico mas importante para um homem sozinho que tem todo o direito de passar os seus últimos anos na Paz do Senhor. Longe dos invejosos, na casota dele e com algumas trufas no prato.

Enviem o dinheiro para o blog, não se preocupem, podem confiar, pois serei eu pessoalmente a gerir a quantia recolhida: é como se enviassem o dinheiro directamente para as mãos de Tarcisio.

Ipse dixit.

Fontes: em italiano no texto

5 Replies to “Operação Salvemos um Cardeal”

  1. Max, no momento não posso ajudar. Já estou auxiliando ao Edir Macedo da IURD. Ele acabou de contabilizar seu primeiro US$ 1 bilhão. Infelizmente, essa quantia ainda está muito longe do Bill Gates, que é de US$ 79 bilhões ( dados da revista Forbes ) .
    Fica para uma próxima oportunidade.
    Abraço

  2. Honorável amigo, vou declinar dessa vez, estamos na quaresma, e você sabe como é nessa época, é muita sacolinha!
    Oremos, amigo!

  3. Dados concretos, nib e iban para fazer uma "avultada nas minhas possibilidades" transferência monetária.
    Vi as luzes
    Vi estrelas
    Bati com os cornos na parede quando ia a Ur.
    Só aí vi não estava iluminado.
    heyman
    onuN

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: