O melhor antivirus 2015: Android

É preciso um antivírus num Smartphone?

As opiniões são muitas acerca disso: há que jure que sim, que é absolutamente indispensável pois os riscos são elevados. Há quem diga que não, o sistema Android é mais seguro do que um Windows do computador.

Segundo o chefe da segurança de Android, Adrian Ludwing, 99% dos usuários não precisam instalar antivírus. No entanto, a Sophos acredita que a maioria dos usuários precisa instalar um antivírus no smartphones.

Difícil julgar qual dos dois fica mais perto da verdade: Android tem toda a vantagem em apresentar o seu sistema como seguro, enquanto a Sophos vende antivírus…

Podemos dizer isso: hoje o smartphone é utilizado para guardar dados pessoais, ou seja sensíveis. Se alguém conseguisse “entrar” no nosso dispositivo poderia entrar na posse destes dados todos. Mas é possível que isso aconteça?

Mais uma vez, depende do tipo de utilizo. Se o Leitor descarrega apenas aplicações do Google Play é difícil que venha a ter problemas (uma vez não era assim, mas as coisas melhoraram). Se, pelo contrário, utiliza software pirateados, então os riscos tornam-se reais. Portanto, primeiro ponto: instalar apenas aplicativos do Google Play (possivelmente dando uma vista de olho nos comentários).
Outras regras básicas de segurança são idênticas à aquelas que devem ser utilizadas em qualquer computador:
  • controlar sempre as permissões pedidas pela aplicação (que devem ser compatíveis com a função da mesma)
  • não abrir links suspeitos ou desconhecidos no correio electrónico.
Porque todas estas dúvidas acerca do antivírus num smartphone? Simplesmente porque, dependendo da versão Android instalada e, sobretudo, das prestações oferecidas pelo dispositivo, o impacto sobre o aparelho pode ser bastante para alguns ou despercebido para outros. Portanto, dependendo do utilizo e das capacidades do dispositivo, é uma escolha que deve ser avaliada.
Em qualquer caso, eis como AVTest julga os principais antivírus disponíveis no mercado (clicar na imagem para ampliar!):
fonte: http://www.av-test.org/en/antivirus/home-windows/

Boa notícia: a escolha é ampla e investir dinheiro num antivírus pago não é necessário de forma nenhuma.
Pagos & Grátis
Os melhores pagos:
  • Aniy AVL 2.3
  • AhnLab V3 Mobile 2.1
  • Bitdefender Mobile Security 2.3
  • Bull Guard Mobile Security 14.0
  • Eset Mobile Security & Antivirus 3.0
  • GData Internet Security 25.6
  • Kaspersky Internet Security 11.5
  • Sophos Mobile Security 4.0
  • Trend Micro Mobile Security 6.0
Como afirmado, a escolha é ampla e escolher não é simples. No geral os preços são bastante nivelados, a diferença pode ser encontrada nos serviços oferecidos. GData, por exemplo, apresenta muitas funcionalidades (controle parental, filtro para e-mail, antiphishing, backup dos dados), Kaspersky não oferece o controle parental ou o backup e o mesmo se passa com o Eset, mas é preciso ter em conta qual a real utilização do dispositivo: para alguns o controle parental pode ser supérfluo.
A evitar: Aniy AVL, um dos poucos que não ofereça um sistema anti-roubo.
A realçar: Sophos, que oferece o suporte para qualquer tipo de encriptação.  

Os melhores gratuitos:
  • Anguanjia
    Security Manager 4.9
  • CheetahMobile Clean Master 5.8
  • CheetahMobile CM Security 2.2
  • Kingsoft Mobile Security 3.3
  • Psafe Total 1.7
  • Quihoo 360MobileSecurity 1.0
  • Tencent Mobile Security Manager 5.1 
Surpresa: todos produtos chineses. Todos mas não um: Psafe Total 1.7, que é alemão.
A evitar: Baidu, que não oferece um sistema anti-roubo (e gasta mais bateria segundo AV Comparatives).
A realçar: Anguanjia
Security Manager 4.9, completíssimo (encriptação, monitorização do tráfego, optimização da bateria, backup, anti-roubo e mais ainda.
Talvez, dado o risco de infecção mais reduzido, não seria mal aproveitar para experimentar um destes produtos orientais…
Última nota: para quem fosse interessado, é disponível no site de AV Comparatives um teste exaustivo e muito bem comentado (90 páginas…). Pena ser só em inglês. Em qualquer caso, aqui vai o link do Mobily Security Report, o documento Pdf.
Ipse dixit.

17 Replies to “O melhor antivirus 2015: Android”

  1. Amigos eu achei bastante amplo e eu já usei o Kasperky que é genial. Hoje eu uso o Psafe que é bastante interessante e é nacional. Eu adoro produtos de qualidade e que são brasileiros! Mas nessa lista tem diversos sensacionais que valem ser estudados!

    1. antes eu tinha pago, o kaspersky, mas com tanta opção free resolvi não pagar mais. vi uns comentários bacanas do psafe.. fico feliz que o brasil tenha bons apps 🙂

  2. Utilizo o CM Security e só tenho elogios! Além de ser em português, ainda tem a opção de baixar extensões que melhor lhe convém. Tal como Clean Master, entre outros. Confio 100% no meu antivírus e não troco ele por nenhum outro.

  3. Utilizo o CM Security e só tenho elogios! Além de ser em português, ainda tem a opção de baixar extensões que melhor lhe convém. Tal como Clean Master, entre outros. Confio 100% no meu antivírus e não troco ele por nenhum outro.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: