O postal de Pripyat

Pripyat é a cidade que mais perto fica da central de Chernobyl.

Tinha 49.000 habitantes, 15 escolas primárias, 5 secundárias, 1 profissional, 1 escola das artes e um hospital. Podia contar com 10 ginásios, 3 piscinas cobertas e 2 estádios. Não faltavam um parque recreativo e 33.000 bulbos de rosas. Mais uma estação e 167 autocarros urbanos.

Desde 1986, Pripyat tem 0 habitantes.

O realizador inglês Danny Cooke trabalhou na área de Chernobyl por conta da BBC e realizou este curto vídeo sobre a cidade fantasma de Pripyat:

Ipse dixit.

2 Replies to “O postal de Pripyat”

  1. Vídeo fantástico.
    Surpreendentemente a vegetação não morreu , ao contrario, tomou conta da cidade.
    Desculpe-me pela ignorância quando o assunto é radioatividade, mas , não é estranho ?

    1. Foi o que me surpreendeu também: a vida não pára, eventualmente adapta-se mas encontra uma maneira de ir em frente.

      Não sei responder acerca da radioactividade: sei que os valores ainda são elevados, pelo menos isso é o que afirma Greenpeace, embora os dados sejam contestados. Seja como for, a zona é restrita, é possível aceder só com um passe das autoridades e de reconstruir não se fala; pelo que é evidente que algo ainda não está bem e não sabemos quanto tempo esta situação irá perdurar.

      Além disso há o problema da central nuclear, que fica mesmo ao lado da cidade: foi desligada totalmente só em 2000, está coberta com uma camada de cimento mas esta última foi pensada para resistir uns 30 anos. É necessária uma nova cobertura para evitar fugas de radiação, mas o custo é imenso: 1.000.000.000 de Euros. E num País em desgraça como a Ucrânia (como o ouro que voou para os EUA…), isso não está nada fácil.

      Abraço!!!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: