O óleo de palma

Costumamos engoli-lo e nem damos por isso.
A razão é simples: nos rótulos aparece de forma
genérica como “óleos e gorduras vegetais”.

Falamos do óleo de palma, conhecido no Brasil também com o azeite-de-dendê ou azeite-de-dendém.

É uma matéria-prima barata com características semelhantes às da manteiga. Útil para a preparação de doces e margarinas (mas não só), também é utilizada no mercado da cosmética para sabões e detergentes. No Brasil é utilizado para pratos típicos como caruru, vatapá, acarajé, bobó-de-camarão ou abará, enquanto na Angola participa na preparação da moamba de galinha.

Problema: faz mal (bastante até) e é uma desgraça do ponto de vista ambiental.
É claro que aqui a questão não é se comer o não uma moamba de galinha: a questão são as grandes quantidades de óleo engolidas sem o nosso conhecimento. Tendo também em conta que os maiores consumidores são as crianças (doces, snack, etc.).

Saúde

Há muitos anos é sabido que os ácidos saturados fazem disparar o colesterol e aumentam o risco de
doenças cardiovasculares: ácido láurico, ácido miristico e ácido palmítico, todos saturados, são presentes de forma abundante no óleo de palma, sobretudo na variante mais barata, o óleo de palmisto (obtido das sementes e não dos frutos).

No óleo de palmisto tipicamente encontramos 48% de ácido láurico, 16% de miristico, 8 % de palmítico, 3% de cáprico e caprilico, 2% de steárico, todos ácidos gordurosos saturados.

As coisas melhoram um pouco no óleo de palma obtido dos frutos, que tem mais óleo palmítico (44%) mas menos miristico e apresenta uma percentagem maior de óleo oléico (que não é saturado).

Ambiente

Do ponto de vista ambiental as coisas não estão melhores. Teoricamente o óleo de palma faz parte das
assim chamas “energias renováveis” (pode ser utilizado como combustível ou componente de combustíveis, como no caso do bio-diesel), mas o uso maciço da planta envolve grandes custos ambientais. A procura por óleo de palma é tão grande que centenas de hectares de floresta são derrubados e convertidos em monocultura.

Desta forma, não apenas são postos em perigo os habitats naturais como também é comprometida a biodiversidade. A exploração implica também à expulsão de povos indígenas que ocupam as terras interessadas ao cultivo, sobretudo na Indonésia e na Malásia (os principais fabricantes).

Para ter uma ideia: quando a produção do óleo de palma foi introduzida nas regiões do sudeste da Ásia, eram exportadas 250 mil toneladas de óleo por ano. Hoje a procura subiu para 60 milhões de toneladas.

De facto, a indústria do óleo de palma é uma das principais causas do desmatamento no Sudeste Asiático. Na Indonésia, entre os anos 1967 e 2000, a área dos territórios para o cultivo das palmeiras cresceu de pouco menos de 2.000 para mais de 30 mil quilómetros quadrados.

O resultado é que no mundo, a cada hora, uma porção do tamanho de 300 campos de futebol de floresta tropical é cortada. E 80% do corte ocorre de forma ilegal. Devido à elevada procura de óleo de palma, nos últimos vinte anos mais de 90% do habitat do orangotango, a característica espécie de primatas do Sudeste Asiático, foi destruída. 

Homem

A implementação de grandes fabricas e de plantações de óleo de palma são frequentemente vistas como novas oportunidades de emprego para os pobres das áreas rurais, como aquelas do Bornéu e de Sumatra. Na verdade, a indústria aumenta os problemas das pessoas.

A indústria de óleo de palma é, de facto, associada ao não respeito dos direitos humanos, como à exploração de menores. Nas áreas mais remotas da Indonésia e da Malásia, são as crianças que recolhem os frutos na parte mais elevada das árvores, em troca de alguns Dólares ou de nada.

O trabalho nas plantações não é uma escolha para as populações locais, que de facto não têm alternativas: ou aceitam as condições de trabalho oferecidas pela indústria ou ficam desempregadas.

ADM, Unilever, Cargill, Procter & Gamble, Nestle, Kraft e Burger King são as empresas que mais óleo de palma utilizam, enquanto o aumento da cultivação devido aos bio-combustíveis representa uma percentagem menor.

Eis o vídeo para sensibilizar o público acerca da Dove, a empresa de cosméticos do grupo Unilever que é uma das maiores consumidoras do óleo de palma:

Ipse dixit.

Fontes: The Post, Agritrade (vários documentos em versão Pdf, língua inglesa), Mongabay, Greenpeace: Cooking the Climate (ficheiro Pdf, inglês)

7 Replies to “O óleo de palma”

  1. Do ponto de vista nutricional, o óleo de palma é um excelente produto. O argumento apresentado no texto de que "faz mal" não tem base científica.

  2. O cara cita ácidos graxos essenciais para a manutenção de uma vida saudável exemplo o láurico e diz que é ruim , vai procurar o que fazer ,o alimento mas completo que existe tem cerca de 19% dele o leite materno.

  3. Esse artigo está com a "INFORMAÇÃO INCORRECTA".
    Como o Antonio Alves disse 19% de ácido láurico é encontrado no leite materno. Esse acido graxo quando chega no estômago se transforma em monolaurina que é responsável em manter a saúde da criança matando vírus, bactérias, fungos e parasitas.
    E mais, não é a gordura saturada que "faz mal" mas sim a gordura trans desses óleos que encontramos no mercado como o de soja, milho, girassol, etc. Canola nem se fala então. É veneno puro.
    E ainda, são riquíssimos em omega 6, o que torna desequilibrada a relação entre ômega e ômega 6 no corpo causando inflamação.

  4. Esse artigo está com a "INFORMAÇÃO INCORRECTA".
    Como o Antonio Alves disse 19% de ácido láurico é encontrado no leite materno. Esse acido graxo quando chega no estômago se transforma em monolaurina que é responsável em manter a saúde da criança matando vírus, bactérias, fungos e parasitas.
    E mais, não é a gordura saturada que "faz mal" mas sim a gordura trans desses óleos que encontramos no mercado como o de soja, milho, girassol, etc. Canola nem se fala então. É veneno puro.
    E ainda, são riquíssimos em omega 6, o que torna desequilibrada a relação entre ômega e ômega 6 no corpo causando inflamação.

  5. Amigo concordo plenamente que do ponto de vista ambiental o crescimento das plantações tem sido algo preocupante, mas devemos lembrar que existem as plantações de soja, trigo e agropecuária que também são de larga escala, fazendo com que alguns países esse tipo de atividade seja até mais perigosa para o ambiente.

    Agora do ponto de vista Nutricional o óleo de palma é bom para saúde, assim como algumas gorduras saturadas que são boas como a banha de porco(porco alimentado naturalmente) e principalmente o óleo de coco. Justamente o ácido láurico que vc colocou no artigo é absurdamente bom para nós, ele é encontrado no leite materno e o mesmo é considerado por muitos pesquisadores o item mais importante no leite materno, pois é ele que melhora o sistema imunológico do bebê, protegendo seu estomago e intestino…. O ácido laurico justamente é encontrado no óleo de coco e no de palma, devido as qualidades nutricionais do óleo de palma eu torço muito para que possamos reparar, reorganizar e promover a sustentabilidade para termos essa "monocultura" sem prejudicar o meio ambiente.

    Sobre doenças cardíacas os carboidratos, principalmente os de elevados níveis glicemicos esses sim são grandes inimigos e não a gordura saturada, se a pessoa equilibrar o consumo de carboidrato e consumir sem exageros a gordura saturada existem grandes chances dessas gorduras se transformar em energia rapidamente quando elas são de cadeia media, não ficando acumuladas no corpo, fora que o homem por exemplo precisa das gorduras para produzir vários hormonios, ás vezes alguém ler um artigo errado e começa a cortar gorduras e depois não sabe porque esta se sentindo doente mais tarde.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: