Insólito: a inversão dos Polos

O campo magnético da Terra está a enfraquecer?
Assim parece.

São os dados da Agência Espacial Europeia (ESA), graças às medidas tomadas ao longo os últimos seis meses pelos três satélites Swarm, que confirmam a ideia. A suspeita é que a inversão dos Polos magnéticos seja uma realidade.

Mas que significa isso do ponto de vista prático?

Em primeiro lugar significa que quando o Grande Povo da Internet tomará consciência do fenómeno, teremos um florescer de teorias alucinadas capazes de satisfazer todos os gostos. Apocalipse radioactiva, terremotos, enormes tsunami, inteiros continentes que desaparecem e até uma certa dor de garganta nos casos mais graves.

Porque é verdade: o campo magnético da Terra é um precioso escudo que protege os seres vivos dos raios cósmicos e do vento solar.

Segundo os cientistas, o campo magnético da Terra está a diminuir particularmente no hemisfério ocidental. No entanto, dentro desta tendência global, a ESA identificou também o fortalecer do mesmo campo em algumas áreas do planeta, como na região sul do Oceano Índico. Pelo que a prudência é obrigatória.

Entretanto, as medidas de Swarm confirmam que o Pólo Norte magnético está a mudar de posição. de Ellef Ringnes, no Canada).

Direcção? A Sibéria, facto este conhecido há muito; já agora o Polo Norte Magnético não coincide com aquele Geográfico (o Polo Norte Magnético fica neste período perto da Ilha

Mas voltemos ao problema principal: quais podem ser as consequências do enfraquecimento?

A quantidade de radiação em aumento pode facilmente provocar um maior número de avarias nos dispositivos electrónicos. Também os animais que costumam orientar-se com a campo magnético podem ter problemas: melhor evitar nos próximos anos enviar cartas com os pombos correios.

E o homem? De momento é muito cedo para especular acerca de danos à saúde; no entanto, temos que considerar duas coisas:

Polo Norte Magnético: 1831 – 2001
  1. para que este fenómeno possa prejudicar os seres humanos, deveria haver uma redução do campo magnético muito mais forte daquela medida até agora pelos satélite Swarm.
  2. caso seja próxima a inversão, esta não será nem a primeira nem a última.

Os Polos Magnéticos costumam inverter a posição em média a cada 250 mil anos, e a última inversão aconteceu há 780.000 anos: por isso, saltámos já 2 inversões e faz sentido pensar que a nova esteja próxima.

Mas há 780.000 anos já havia uma rica biosfera no planeta que não parece ter sofrido demais pela inversão dos Polos. O Homo sapiens ainda não existia, mas já passeava por aqui o Homo heidelbergensis que, pelo visto, nem se deu conta do problema. Também porque, durante o processo, o campo magnético não desaparece por completo, como demonstra a análise magnética das rochas.

Nem as grandes extinções em massa, que periodicamente aconteceram no planeta (e que, provavelmente, acontecerão no futuro também) são associáveis ao fenómeno da inversão: as datas não correspondem.

Todavia há outras dúvidas: o que causa a inversão? Quanto tempo demora?
Em ambos os casos, a resposta é esclarecedora: boh?

A origem da inversão é controversa e acerca da duração é impossível fazer afirmações: há os que acham isso um processo rápido, há quem defenda tempos alargados (até milhares de anos).

Única certeza: se a inversão ocorresse rapidamente, a nossa sociedade poderia não ter o tempo suficiente para adaptar-se. E se a vida não está me perigo, o mesmo não pode ser dito no caso dos meios de comunicação (rádio, televisão, telefones, computadores), de navegação e dos sistemas eléctricos no geral.

A verdade verdadeira

Para acabar, eis um vídeo que aconselho ver unicamente se o Leitor tiver uns 15 minutos para serem deitados no lixo (e também se for um pouco masoquista).

Armageddon News (um nome, uma garantia) explica o que realmente é toda esta história da inversão dos campos magnéticos terrestres. E são boas notícias: faz tudo parte do cenário necessário pela regresso de Nosso Senhor Jesus.

Único senão: o planeta vai ser destruído.
Mas este é um pormenor. O que conta é que o vídeo tem efeitos especiais que deixam boquiabertos.



 
Ipse dixit.

Fontes: Oggiscienza

8 Replies to “Insólito: a inversão dos Polos”

  1. É…os efeitos especiais… mostrei pro jorge lucas e ele disse: porque não tinha pensado nisso antes?
    Porem fiquei com dó dos pombos que vão perder o emprego!

  2. Não consegui ver o filme até ao fim…hoje estou com pouca paciencia !
    Alguém sabe o que o autor deste video andou a fumar?

    Krowler

  3. Adorei o video, é quase tudo verdade, exceto que O Profeta Mohamad , não existia quando João escreveu o apocalipse e Jesus não existia quando Isaias era profeta. Fora isso eu tenho muito medo dessa tal de ressureição, lembra filme de terror.

  4. Como sou uma pessoa prevenida, já comprei meu lugarzinho no céu junto a Igreja Universal do Reino de Deus do bispo Edir Macedo. Só falta pagar 1 prestação.

  5. O filme pode ser mal produzido, mas o que realmente importa é como a ideia de intolerância vem nos matando. O meu DEUS não vem para fazer guerras contra seus filhos meu DEUS é amor !!
    Pra mim o verdadeiro Armagedom é esse tipo de pensamento sobre quem esta certo ou errado, sobre qual religião é a correta, e essa vontade incessante de fazer com que as pessoas comunguem das mesmas ideias, que todos tenham apenas o DEUS que um ou outro acha que é o verdadeiro. To cansada de ver brigas, guerras, mortes em nome de DEUS. A unica salvação para nossa humanidade é a tolerância é percebermos que vivemos na mesma casa e temos que nos amar e cuidar do próximo independente de religião, cor ou sexualidade.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: