Ελλάδα

Se o FMI não existisse seria preciso inventa-lo.
Faltaria algo, como um Picasso sem cores. O FMI é justo complemento da nossa sociedade.

Ao juntar o Banco Central Europeu e as Mentes Pensantes de Bruxelas atingimos o Nirvana. E quem vive fora da Europa? Tranquilos, podem substituir a BCE com o Banco Mundial.

Falamos da Grécia.
Aqui a Troika (FMI+BCE+Bruxelas) quase completou a obra de destruição do País. O que era antes uma Nação independente, agora é a quinta-essência da hiper-Finança aplicada.

Keep Talking Greece, bom portal mantido por gregos, reporta os resultados dum inquérito do Instituo do Trabalho da Confederação dos Sindicatos.


Eis o resumo.

  • os trabalhadores recebem salários com atraso entre 3 e 12 meses
  • os trabalhadores recebem um terço do salário, o resto é pago através de serviços como a possibilidade de dormir num hotel, vales-refeição e cupons para a compra de outros bens no supermercado
  • os empregadores não pagam a 13ª e 14ª mensalidade, conforme exigido por lei, mas oferecer em troca cupons para alimentos e gasolina. Depois pedem aos trabalhadores para assinar como se tivessem recebido os salários todos
  • os jovens trabalhadores com idade inferior a 25 anos são empregados com contratos mensais para trabalho a tempo parcial de 4 horas por dia, um salário de 180 Euros por mês. Calculando 25 dias de trabalho, o salário fica em 7,2 Euros por dia, mais ou menos 1,72 Euros por hora.

De acordo com o direito do trabalho, o salário mínimo para trabalhadores com menos de 25 anos deveria ser de 480 Euros (8 horas). Mas a quem interessam as leis quando a taxa de desemprego é enorme e a liquidez em circulação é escassa porque os bancos poupam?

Os trabalhadores gregos em breve estarão autorizados a pagar as contas com cupons para detergentes ou vales-refeição. Simples imaginar que no prazo de um par de anos, a Troika fique a reclamar pela falta de fundos na Segurança Social.

Se os dados da investigação parecem exagerados, basta ler um diário qualquer.
O Avgi, pro exemplo.

O Aeroporto de Atenas, Eleftherios Venizelos, tenta contratar 70 jovens com idades entre 19 e 29, com contrato a prazo (seis meses). Mas será difícil encontrar alguém, pela simples razão que o trabalho será considerado “ensino” e o salário irá cobrir apenas as despesas de transportes. Por exemplo: o salário dum jovem que mora em Atenas será de 8 Euros, o custo do metro ou de autocarro no percursos Atenas-aeroporto. Por isso, os candidatos favorecidos serão aqueles que moram o mais perto possível do aeroporto, para minimizar o custo dos transportes.

A coisa engraçada, por assim dizer, é que estes 70 lugares fazem parte do programa Aeroporto Praxis, que tem o objectivo de combater o desemprego. E, de facto, o desemprego é combatido: o que falta é só o salário…

Entretanto, no silêncio absoluto dos media estrangeiros, começaram os levantamentos nas contas bancárias. Um autêntico choque para milhões de gregos: o Conselho de Estado decidiu que as repartições dos Impostos e dos Fundos Seguradores poderão agora “pescar” directamente nas suas contas bancárias, sem nem sequer notificar o titular da conta.

Segundo o painel de sete juízes do principal tribunal administrativo do País, isso estaria em consonância com a Constituição grega (contrariando desta forma a decisão de 5 anos atrás – antes da Troika – do mesmo tribunal que tinha declarado a inconstitucionalidade da medida).

Dito de forma mais simples: se o titular da conta tiver uma dívida com o Estado (e lembramos que, dada a situação da Grécia, são muitos os cidadãos que não conseguem pagar), os Impostos ou os Fundos Seguradores pode entrar na posse do dinheiro presente nas contas bancárias, sem avisar o titular da conta.

Claramente, a medida capturar peixes pequenos, aqueles com dívidas entre 1.000 e 10.000 Euros. Os peixes grandes, com centenas de milhares de Euros de dívida, há muito já transferiram o dinheiro para lugares mais seguros.

Ipse dixit.

Fontes: Keep Talking Greece, Keep Talking Greece (2), Avgi,

3 Replies to “Ελλάδα”

  1. Keep Talking Greece, quer dizer: Continua a falar Grécia.
    Por outras palavras; continuem com conversas e não façam nada que, qualquer dia até vos entram em casa para penhorar a comida que está nos pratos.

    Max, tens de arranjar uma forma de traduzir o II para grego. Aí podiamos dizer: Keep reading greece. Era muito melhor!

    Krowler

  2. Olá Max: esta é a situação do que chamamos bóia-fria, trabalhar por qualquer coisa que te queiram dar, tipo esmola, semgarantias, sem direitos, sem perspectivas, quase nada. Assim viveram a maioria dos trabalhadores latino americanos por décadas. Até que um dia esta história acabou. Aqui já não se consegue escravos com a mesma facilidade de então. Isso é imperdoável, tinha que migrar para algum lugar. Abraços

  3. As três agências de riscos, todas sionistas quebram qualquer país em 48 horas, e para tanto basta que os mesmos deixem de vislumbrar outro meio de exercitar sua dominação.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: