A Rússia e os OGM

Eis uma notícia que dificilmente o Leitor encontrará nos media mainstream.

O Primeiro-Ministro Dmitri Medvedev anunciou recentemente que a Rússia não irá importar mais produtos OGM (os geneticamente modificados), afirmando que o País tem o espaço e recursos suficientes para produzir alimentos orgânicos:

Se os americanos gostam de comer produtos que OGM, que comam. Nós não precisamos deles; temos espaço suficiente e a capacidade de produzir alimentos orgânicos.

A Rússia tem assim o objectivo de ser adicionada à longa lista (que cresce ininterruptamente) dos Países anti- OGM. Isso após dum grupo de cientistas russos ter convidado o governo a estabelecer uma moratória sobre os OGM, no mínimo de 10 anos, e a estudar em profundidade a influência destes produtos sobre a saúde humana.

Irina Ermakova, vice-presidente da Associação Nacional da Segurança Genética:

É necessário proibir os OGM e impor uma moratória de 10 anos. Enquanto os OGM estiverem proibidos, planeamos experimentos, testes, ou até novos métodos de pesquisa que podem ser desenvolvidos. Tem sido demonstrado, não só na Rússia mas também em muitos outros Países ao redor do mundo, que os OGM são perigosos.

Os métodos para obter os OGM não são perfeitos, portanto, nesta fase, todos os OGM são perigosos. O consumo e a utilização de OGM obtidos de uma certa maneira podem levar ao câncer e à obesidade nos animais. As bio-tecnologias certamente devem ser desenvolvidas, mas os OGM devem ser parados. Devemos deixar de espalha-los.

Uma etapa da Nova Guerra Fria? Com certeza os russos não ignoram que os principais produtores de OGM são empresas ocidentais: e que as principais cultivações encontram-se no Ocidente.

Em todo o mundo existem mais de 114 milhões de hectares de culturas de plantas geneticamente modificadas, mas mais da metade estão localizadas nos Estados Unidos (51% do total), enquanto que mais de 87% de todos os produtos OGM são cultivados no continente americano.

Todavia, o debate em Moscovo acerca dos OGM não é novo. No passado mês de Setembro, a Rússia aprovou a inscrição obrigatória de todos os OGM e dos produtos que contêm OGM: a lei impõe o registo obrigatório de todos os produtos que contenham componentes transgénicos.

Também em Setembro, as autoridades russas suspenderam temporariamente a importação e a venda de milho geneticamente modificado da Monsanto depois de um estudo francês ter sugerido que este pode estar ligado ao câncer. Na altura, o Primeiro-Ministro Medvedev ordenou que as agências reguladoras considerassem uma possível proibição de todas as importações OGM para o País.

Já em Fevereiro, a Duma introduziu uma lei que proíbe o cultivo de alimentos transgénicos e o Presidente Putin ordenou que os cidadãos russos fiquem protegidos contra os OGM. A Comissão da Agricultura apoiou a recomendação da proibição dos OGM e a normativa entrará plenamente em vigor em Julho de 2014.

A lista dos Países que adoptam restrições para os OGM aumenta.
Mais uma vez, não é uma cruzada contra os OGM: é contra estes OGM.

Ipse dixit.

Relacionados:
Monsanto e OGM: o ponto da situação
OGM: a lista russa
O que é um OGM

Fontes: RT (1, 2)

3 Replies to “A Rússia e os OGM”

  1. E é mesmo uma boa noticia.
    Estes OGM deviam ser irradicados ou então, ficar confinados aos EUA.
    Espero que mais países tenham iniciativas semelhantes.

    Eu prefiro produtos orgânicos. Já cultivo a minha fruta e a seguir serão os legumes. Mas isso sou eu, que tenho a possibilidade de o fazer. Nem todos têm a mesma sorte.

    O programa escolar do 9.º ano em Portugal, faz a apologia dos OGM's. É lamentável.

    Krowler

  2. Olá Max: tenho de reconhecer que esta é mais uma medida política para dificultar a comercialização de alimentos, sementes e insumos por parte dos EUA com o vasto mercado consumidor russo do que uma preocupação com a saúde no país. O problema é muito profundo e começa pelas sementes, que não sendo criolas, já estão perdidas. Terá a Rússia um banco de sementes não contaminadas tão grande a ponto de não depender da Monsanto? Estará este banco, que do meu ponto de vista seria mais importante que um banco tal como o conhecemos, tão protegido a ponto de safar-se da corrupção interna, sabotagem e terrorismo de Estado orquestrado pelas multinacionais ligadas à "fabricação",mediante o que chamamos de alimentos e fármacos, das mentalidades de décima categoria das populações médias e pobres do mundo inteiro? É sempre bom lembrar que somos o que comemos e o nosso mundo é o que somos, ou seja, uma m… Abraços

  3. olá max ,tenho que concordar com a maria
    mas seja qual for a razão é uma excelente noticia
    terem bancos de sementes disponíveis já penso que seja mais difícil,de qualquer maneira a noticia é boa
    abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: