O cantinho da Ciência-Demência.

Dado ser Sábado, eis o cantinho da Ciência.
Ou da De-ciência. Que faz rima com Demência.
Não é um acaso.

Astronomia

Falamos aqui das teorias astronómicas da Rede Globo, que no ano passado explicava alegremente como funciona o ciclo das estações. Não no nosso planeta, mas na galáxia longínqua onde vivem os seus jornalistas. E deve ser um lugar bem estranho…

Eis o vídeo:

“É neste instante que a Terra estará no seu ponto mais distante da órbita do Sol”.
Sem dúvida.

Para nossa sorte, a Terra é muito grande e elástica também. É por isso que enquanto o Hemisfério Sul se afasta, o Hemisfério Norte fica no seu ponto mais próximo do Sol: começa o Verão.

Uma boa teoria, sem dúvida, já confirmada pelos estudos de Albert Einstein na obra “Teoria Geral da Pastilha Elástica Relativa” (E=MC2, Estação = Moto Chiclete a dobrar). Mas que, como sempre acontece, encontra a negação dos indivíduos mais radicais e visionários: é o caso do jovem grego Aristarco de Samos, que desde o séc. IV a.C. tenta explicar o ciclo das estações com uma alegada inclinação da Terra.

Bem faz a Rede Globo a ignorar este tipo de provocações e continuar a apostar na sua clássica visão das estações: Estação do Inverno, Estação da Primavera, Estação do Verão, Estação do Outono, Estação do Comboio, Estação da Televisão.

Obrigado a Anne Caroline por ter partilhado esta pérola no Facebook.

Criminologia


Mudemos de área e vamos falar de crimes.

A pergunta é: será que uma pessoa condenada por branqueamento de capitais e fraude fiscal, actualmente detida na prisão, pode candidatar-se para o cargo de Presidente da Assembleia Municipal?

No estrangeiro não sei, mas em Portugal e a resposta é: sim, sem dúvida, ora essa, não há problema, e porquê não?

É este o caso do simpático Isaltino Morais, também membro da maçónica Grande Loja Legal de Portugal, que não fez nada de grave: aceitou uns míseros 20 mil Euros mais alguns terrenos em Cabo Verde para favorecer uns negócios e depois transferiu tudo para uma conta na Suíça.

O tribunal não achou graça (infelizmente os tribunais não têm sentido de humor) e condenou à prisão o pobre autarca. Mas pode este pormenor representar um problema? Claro que não.

É por isso que o actual Presidente da Câmara onde Isaltino exercia as funções propõe o mártir da Justiça qual próximo Presidente da Assembleia Municipal:

Faz todo o sentido continuar o projecto do doutor Isaltino Morais, que foi o melhor autarca do país e, tal como já estava previsto, será o candidato a presidente da Assembleia Municipal.

O melhor autarca do País? Um condenado por branqueamento de capitais e fraude fiscais? E quem pode ser considerado um “mau autarca” então?
Para esclarecer, vamos espreitar Wikijustiça, secção Piores Autarcas do País:

Os Piores Autarcas do País são aqueles indivíduos condenados por: rapto e homicídio de crianças e velhinhas, terrorismo, utilizo de armas de destruição maciça. Ou autarcas que não cometeram nenhum destes actos hediondos são automaticamente considerados quais Melhores Autarcas do País.

Está visto: Isaltino não fez  nada de hediondo e pode legitimamente reivindicar o título em questão.
O actual Presidente da Câmara, também candidato nas próximas eleições, promete “dar continuidade ao trabalho” de Isaltino. Porque na Suíça bancos não faltam.
Tecnologia
E que tal carregar o telemóvel com a urina?
A revista científica Physical Chemistry Chemical Physics avisa: é possível carregar telemóveis comerciais utilizando a própria urina, uma tecnologia inventada por uma equipa de cientistas britânicos. O segredo está no desenvolvimento de novas pilhas de combustível microbianas, que contêm bactérias capazes de transformar a matéria orgânica presente na urina em electricidade.
A inovação é do tamanho da bateria de um carro: uma cascata de pilhas de combustível por onde entra e sai a urina, bastante cómodo. Mas no futuro as dimensões podem tornar-se ainda mais compacta.
Portanto, fica já a dica: querem aumentar a autonomia do telemóvel? Bebam muito e não deitem nada fora.
Bom fim-de-semana para todos.

Ipse dixit.

Imagem: WeHaveKaosInTheGarden

4 Replies to “O cantinho da Ciência-Demência.”

  1. 1 a rede globo é um orgulho nacional. nos abastece com informaçao isenta de ideologia e sem interesses politicos e finaceiros. idonea, nao compactua com politicos ou empresarios corruptos e trava combate ininterrupto contra toda a sorte de bandidos. tremei sonegadores, extorsionarios, apropriadores de direitos de autor, embusteiros de bancos estatais, etc… pois o grande olho da globo esta sobre voces, nos quatro cantos do mundo e nas estaçoes do ano de acordo com a sua elasticidade, ha saber: fresquinha, quente, quente e chuvosa, chuvosa e quente!
    2 em Portugal, os portugueses tambem preferem eleger politicos bandidos como os brasileiros no Brasil. nao ha como fugir do dna.
    3 as conversas mais longas por celular serao travadas nas choperias…
    cesar

  2. Olá Max: que legal, né!? Só muda o título. Sugiro um cantinho do humor, que seja bem frequente. Matéria não vai faltar! Abraços

  3. Até que era divertido ver a Assembleia Municipal de Oeiras ser presidida por alguem com um fato ás riscas e com guardas prisionais à porta. Se a moda pega noutros municipios, vai ser de arromba.

    Quanto ao novo sistema de carga de telemoveis é muito interessante. Esse grupo de cintistas britânicos devem ser incontinentes.
    Publicidade á parte, já estou a imaginar a Lyndor ( marca de fraldas) a incluir nas suas fraldas uma bateria recarregável.

    Finalmente, uma palavra de apreço para a Globo, para o seu sentido de humor, e para a escolha da apresentadora que nem é feia de todo. A teoria até que faz sentido; quanto mais longe do sol mais frio e quanto mais perto mais quente.

    Krowler

  4. os eleitores precisam de dar uma volta na votação;secontinuarem a votar nos gangs que tem votadoficam refens das "leis" que os protegem contra todas as eventualidades. De caixao á cova!! condenado nãofica inibido para sempre de cargos publicos!! tomaram mesmo conta disto os nossos capangas!!
    ele há jornalista que tem filho cego!! mais perto e mais longe!! e deixam-no falar em publico?

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: