O Papa foi-se

Pois é: o Papa foi-se.

Ás 11:49 (hora de Roma), Bento XVI anunciou em latim (gentilmente traduzido por mim…até que enfim: as horas aborrecidas no Liceu servem para alguma coisa):

Bem consciente deste acto, com plena liberdade, declaro de abdicar do ministério de Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, a mim entregue pelas mãos dos cardeais no dia 19 de Abril de 2005.

Eis o texto integral, tal como lido pelo Papa:

Bene conscius sum hoc munus secundum suam essentiam spiritualem non solum agendo et loquendo exsequi debere, sed non minus patiendo et orando. Attamen in mundo nostri temporis rapidis mutationibus subiecto et quaestionibus magni ponderis pro vita fidei perturbato ad navem Sancti Petri gubernandam et ad annuntiandum Evangelium etiam vigor quidam corporis et animae necessarius est, qui ultimis mensibus in me modo tali minuitur, ut incapacitatem meam ad ministerium mihi commissum bene administrandum agnoscere debeam. Quapropter bene conscius ponderis huius actus plena libertate declaro me ministerio Episcopi Romae, Successoris Sancti Petri, mihi per manus Cardinalium die 19 aprilis MMV commissum renuntiare ita ut a die 28 februarii MMXIII, hora 29, sedes Romae, sedes Sancti Petri vacet et Conclave ad eligendum novum Summum Pontificem ab his quibus competit convocandum esse.
Fratres carissimi, ex toto corde gratias ago vobis pro omni amore et labore, quo mecum pondus ministerii mei portastis et veniam peto pro omnibus defectibus meis. Nunc autem Sanctam Dei Ecclesiam curae Summi eius Pastoris, Domini nostri Iesu Christi confidimus sanctamque eius Matrem Mariam imploramus, ut patribus Cardinalibus in eligendo novo Summo Pontifice materna sua bonitate assistat. Quod ad me attinet etiam in futuro vita orationi dedicata Sanctae Ecclesiae Dei toto ex corde servire velim.

Tradução:

Vou-me embora.

Bento XVI vai permanecer no cargo de top manager do Vaticano até o dia 28 de Fevereiro, data em que a Igreja ficará temporariamente sem guia. Em Março o concelho de Administração de Deus irá reunir-se para eleger o novo Chefe.

As razões do abandono? A idade, as condições de saúde, o bem da Igreja. Ao que parece, Bento XVI, nome de arte de Joseph Aloisius Ratzinger, não sofre de nenhuma doença em particular: simplesmente está cansado. O que, considerada a idade (86 anos), é compreensível.

E nem é o primeiro caso de Papa que abdica: antes dele já tinham renunciado Clemente I, Ponziano, Silveiro, Bento IX e Celestino V. Bento XVI será o primeiro nos últimos 600 anos, mais ou menos.

O mesmo Bento XVI já tinha antecipado numa entrevista sucessivamente publicada num livro (ano 2010) algumas dúvidas:

Quando um Papa chega a tomar consciência de não ser mais capaz fisicamente, mentalmente e espiritualmente de desenvolver o cargo recebido, então tem o direito e nalgumas circunstâncias também o dever de demitir-se.

Em Março, como afirmado, começará o percurso para a eleição do novo Papa, que deverá estar pronto perto da Páscoa. Já circulam vozes segundo as quais poderia ser favorecido um Pontífice africano. Mas são as vozes que costumam circular nesta altura, depois é sempre eleito um europeu.

Reacções

Imediatas as reacções no mundo.

O porta-voz do governo alemão afirma que o executivo “reagiu com emoção e turbamento”, dá para imaginar, sem dúvida.
A mesma simpática Angela Merkel afirma ser esta uma notícia “que emociona”. E conhecendo a natureza delicada da mulher, também é simples imaginar as lágrimas a caírem.

Segundo o inútil Presidente italiano Giorgio Napolitano, tratou-se dum acto “de grande coragem”. 

Também o homem Goldman Sachs, Mario Monti, comentou: “Estou muito emocionado com esta notícia inesperada”. Outras lágrimas.

Por enquanto não há uma reacção oficial do Presidente de Portugal, Cavaco Silva. Provavelmente ainda tentam fazer-lhe entender o que se passou.

Também Leonardo, o verdadeiro autor deste blog, quis lembrar Bento XVI:

Um grande homem que fez muito em prol da Humanidade. Por exemplo, lembro de quando decidiu doar todas as riquezas do Vaticano aos pobres da África. Ou de quando ameaçou excomungar os Presidentes ocidentais se não tivessem parado de bombardear os civis na Líbia e no Afeganistão. Ou de quando defendeu abertamente contra tudo e todos os Palestinianos atacados na Operação Chumbo Fundido. Ou de quando começou a gritar como um louco para que fossem respeitados os direitos dos índios da América do Sul. Isso sem esquecer o empenho para que a praga da pedofilia fosse definitivamente erradicada da Igreja. Enfim, um grande homem, sem dúvida. Vai fazer falta. Aliás, já sinto falta. Que tristeza. Max, da-me uma bolacha que estou triste e com falta do Papa.

Informação Incorrecta faz votos duma rápida recuperação para o sr. Ratzinger e para que a Igreja encontre um sucessor à altura.
Não vai ser difícil.

Ipse dixit.

23 Replies to “O Papa foi-se”

  1. Seu antecessor, me parece, foi mais valente, levou "a cruz" arrastando-se até morrer como costumam fazer os papas cumprindo suas "missões", digo, históricas funções… Anunciar futura renúncia? Qual será a "missão" por detrás dessa inesperada manobra, digo, desse anúncio renúncia? Um Papa na era moderna renunciar? E avisar que VAI renunciar? Logo agora, na chegada véspera da tão anunciada e aguardada vinda do anti-cristo? E outras trágicas armadilhas "novidades"?
    Hein?
    Sinto muito, sou grato. Aí tem… Aguardemos.

  2. Olá Max:que pode significar a substituição de um papa por outro, que papa seja? Na minha opinião, nada.As lutas intestinas que muito provavelmente determinam que alguém tão bem cuidado fisicamente possa estar cansado/doente, aos 86 anos cronológicos,interessa aos protagonistas do espetáculo dos grandes e podres poderes, não aos míseros figurantes que somos nós.
    Quanto ao grande Leo…coitadinho…sinais de esclerose múltipla, o que lamento, partindo de um economista de quem tenho sido aluna atenta. Abraços

  3. Esse tal Leonardo está mais vetusto do que o papa… e é grosseiro, ao contrário do papa…

  4. Leo esta tão abalado emocionalmente, mas muuuiito engraçado, inteligente como o dono, estava triste com problemas, e dei muitas risadas com o Max,(lágrimas de Merkel, ahahah). Bem será que o Papa negro vai ser eleito como nas profecias de Nostradamus….

  5. Eu só gostaria de saber o que o senhor que escreveu esse post tem feito pelo bem dos seus semelhantes. Sentar a bunda em um cadeira e destilar sua verborragia nao conta ok?
    Portanto eu creio que um blog como esse seria muito melhor aproveitado se lutasse por um ideal, porque blogs de pessoas que emitem opinioes sobre coisas das quais nao tem o menor conhecimento já existem aos milhares.
    Nao tome como uma ofensa caro amigo, apenas pense um pouco e experimente fazer algo mais que criticar.

  6. – Olá Aldo!

    Na verdade, o "anuncio" de hoje já tinha sido apresentado há um ano. Tudo segundo os planos.

    – Olá Maria!

    Como dizem em Roma: "Morto o Papa, viva o Papa".

    – Olá Vitor e ⚑ !

    E não é que fui mesmo no Vaticano?

    – Olá António!

    "Esse tal Leonardo está mais vetusto do que o papa… e é grosseiro, ao contrário do papa…"

    Concordo. Na minha óptica este Leonardo está possuído. Eu mudaria de blog se só pudesse: aproveitem vocês que têm a possibilidade.

    – Olá Daniela!

    "Leo esta tão abalado emocionalmente, mas muuuiito engraçado, inteligente como o dono"

    Pronto, outra possuída… 🙂

    – Olá Anne!

    "Eu só gostaria de saber o que o senhor que escreveu esse post tem feito pelo bem dos seus semelhantes".

    Nada de nada. Mas posso dizer o que não fiz: não violei crianças, não tentei convencer os outros a não usar o preservativo, não tentei convencer as mulheres a não abortar, não tentei convencer os casais em crise a não divorciar, não guardei riquezas imensas enquanto rogava humildade, não apoiei ditadores e nem ajudei nazis a fugir para a América do Sul.

    E, acredite ou não, estou orgulhoso destas coisas.

    Abraçoooooo!

  7. Ah ta entendi… " eu nao impedi um assassinato, mas como nao fui eu q matei tá de boa"
    " eu nao alimentei um irmao faminto, mas eu soh O cara pq eu podia ter ido la e ter batido nele neh? ou podia ter transado com alguem sem camisinha mas nao o fiz, entao como eu nao matei, nao roubei e nao violei tenho a consciencia altamente tranquila que milhares de pessoas sofrem de suas dores e dissabores no mundo inteiro mas nada disso tem a ver comigo, que sou o melhor do melhor do mundo simplesmente pq me omiti quando poderia ter feito algo bom"

    Esclarecedor seu ponto de vista, deixo aqui (sem julgamentos, entenda bem) um versiculo da Biblia Sagrada pra vc refletir:

    Apocalipse 3:15, 16 – "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca."

  8. A Igreja Católica mantém na:

    ÁSIA

    1.076 hospitais
    3.400 dispensários
    330 leprosários
    1.685 asilos
    3.900 orfanatos
    2.960 jardins de infância

    África

    964 hospitais
    5.000 dispensários
    260 leprosários
    650 asilos
    800 orfanatos
    2.000 jardins de infância

    América

    1.900 hospitais
    5.400 dispensários
    50 leprosários
    3.700 asilos
    2.500 orfanatos
    4.200 jardins de infância

    Oceania

    170 hospitais
    180 dispensários
    1 leprosario
    360 asilos
    60 orfanatos
    90 jardins de infância

    Europa

    1.230 hospitais
    2.450 dispensários
    4 Leprosários
    7.970 asilos
    2.370 jardins de infância

  9. Querida Anne, querido David,

    aprecio a Vossa apaixonada defesa da Fé, isso dito sem ironia, ao mesmo tempo que lamento que a dita Fé Vos impeça uma visão mais objectiva da realidade.
    Doutro lado, Fé e Razão estão em antítese por definição, é por isso que foram inventados os dogmas.

    Como no blog nunca há censura e como o mesmo é um lugar para a troca de ideias e de discussão, fica ao Vosso juízo a possibilidade de continuar a participação, tendo presente que se dum lado este não é um lugar de comunistas satânicos, é também verdade que já outros antes tentaram obras de conversão não bem sucedidas.

    Do meu lado, acho que a energia deriva do encontro de positivo com o negativo, isso é, dos opostos e de pontos de vista diferentes, pelo que a porta do blog permanecerá sempre aberta, sejam quais forem as Vossas convicções e mesmo que a intenção seja vomitar-me da Vossa boca, tanto para parafrasear o simpático trecho bíblico.

    Duvido que o convite seja bem recebido, já vi muitos da Vossa e de outras paróquias fugir para portos mais seguros: mas que seja feito com honestidade da minha parte, isso é.

    (nota final: não esqueçam que em qualquer caso a Religião é um assunto secundário deste blog)

    Abraço!!!

  10. Max querido, em que momento eu disse qual era minha fé? Em que momento eu tentei "convertê-lo"? A conversao é intima e individual, vai do seu contato mais profundo com Deus, quem sou eu pra querer apregoar santidade no seu blog? Longe de mim. Apenas expus minha opiniao (que continua e que foi corroborada por vc) de que vc é mais um daqueles seres que falam, criticam, apontam e no fim das contas nao fazem nada pra mudar a realidade. Isso sim foi exposto por mim, quanto a sua brincadeirinha sobre o versiculo da Sagrada Escritura que eu postei digo-lhe que fica a seu critério brincar com a Palavra de Deus, eu de minha parte (mesmo nao sendo a louca fanática religiosa q vc acha) nao brincaria, mas se vc acha que é certo… siga seu caminho querido e que nele vc encontre a Sua Paz. Continuarei por aqui sim, nao se preocupe, as vezes é bom ler certas coisas pra se ter uma base de a quantas anda esse mundo.
    Fique com Deus!! 😉

  11. Amigo o que a igreja catolica devolve ao povo é apenas 2% do bolo, por que vc acha que a uniao europeia esta querendo COBRAR IMPOSTo da mesma???…outra coisa

    “E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição”. (Ap 17.7,11).

    1 – Pio XI

    2 – Pio XII;

    3 – João XXIII;

    4 – Paulo VI;

    5 – João Paulo I;

    6 – João Paulo II.

    João Paulo II foi o sexto rei, aquele descrito pelo anjo através das palavras: “um é”. Ele estava no poder no tempo apontado por João na visão.

    Centenas de pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, e provavelmente em outros lugares, entenderam o que foi explicado até aqui nos anos noventa, quando João Paulo II estava no trono do Vaticano, cumprindo a profecia.“O outro ainda não chegou”. De acordo com a profecia, após a morte de João Paulo II, haveria outro Papa “Rei”, que, “quando vier, tem de durar pouco tempo”.
    vc começa a contar os REIS dese 1929 cuando mussulini concedeu Autonomia ao vaticano,,, ta tudo na sua biblia catolica

  12. Amigo o que a igreja catolica devolve ao povo é apenas 2% do bolo, por que vc acha que a uniao europeia esta querendo COBRAR IMPOSTo da mesma???…outra coisa

    “E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição”. (Ap 17.7,11).

    1 – Pio XI

    2 – Pio XII;

    3 – João XXIII;

    4 – Paulo VI;

    5 – João Paulo I;

    6 – João Paulo II.

    João Paulo II foi o sexto rei, aquele descrito pelo anjo através das palavras: “um é”. Ele estava no poder no tempo apontado por João na visão.

    Centenas de pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, e provavelmente em outros lugares, entenderam o que foi explicado até aqui nos anos noventa, quando João Paulo II estava no trono do Vaticano, cumprindo a profecia.“O outro ainda não chegou”. De acordo com a profecia, após a morte de João Paulo II, haveria outro Papa “Rei”, que, “quando vier, tem de durar pouco tempo”.
    vc começa a contar os REIS dese 1929 cuando mussulini concedeu Autonomia ao vaticano,,, ta tudo na sua biblia catolica

  13. Não quero perder muito tempo com os comentários, aliás, já bem respondidos pelo Max.
    Mas ao ler alguns, de repente lembrei-me do assunto 'Trolls'. Não fosse a religião um daqueles temas onde a razão saiu pela porta dos fundos, teria todo o gosto em participar na conversa. Mas como referido, este assunto nem é prioritário neste blog, por isso fico por aqui.

    abraço
    krowler

  14. Oi pessoal vão deixar a anne atacar o Max , o blog é dele, ecreve o quer, quem poe a bunda na cadeira para ler e criticar é que deve sair, procurar sua turma, vai assistir uma missa e pague o dizimo, heim….dá licença, que diferença faz na sua ou na vida do ser humano ter papa ou não, …Diferença faz o papa Obama, ou o pessoal da Coréia do Norte. o resto são figurantes…Aliás o papa com seus apelos não convence nem os católicos que tomam pílulas sim, usam preservativos sim, até aborto fazem as meninas católicas, conheço um monte… Cadê que tentaram impedir o teste nuclear…Então tbém se não fizessem um pouco de caridade com tanto bens que possuem, não iam ter onde guardar. Deixe nos com nossas conjenturas, profecias de São Malaquias, que a igreja bem conhece, e vamos aguardar os acontecimentos…Blog é opcional.Xô

  15. Olá Max, admiro muito os seus artigos, mas eu lembro-me vagamente de uma "profecia" , não sei se de Nosatradamus ou outro infiel que falava algo a respeito de um Papa Negro e do fim da igreja, alguém sabe sobre isso?

  16. A profecia diz que este seria o "ultimo" papa e que depois viria um outro indivíduo substituto que seria responsável pela desestabilização da igreja e do cristianismo. Segundo a profecia, este substituto seria um tipo de anticristo vindo direto da nata ocultista infiltrada no vaticano. Ele reinará no lugar do papa durante 7 anos de trevas e não poupará esforços para criar um poder global aliado aos governos.

    *só pra lembrar, que estamos no fim da era de peixes (cristianismo) e no início da era de aquário (iluminação, revelação)

  17. Pessoas como esta Anne são estranhas demais… Eu estou com krowler: tenho dúvidas que existam fora da net.

    Sobre a lista de David, eu não conheço um único hospital em Portugal que seja subsidiado pela igreja. Há no entanto a vontade que o serviço público de saúde passe a ser um de pendor caritativo, gerido pela igreja e pago pelos contribuintes. Esta miserabilização das pessoas, tão ao gosto da igreja católica, permitirá manter nas trevas muitos Davids e hipotéticas Annes.

  18. Olá JJ: esta tua intervenção me deixa feliz, não pelas constatações nada alvissareiras, mas por saber que um leitor tão antigo quanto tu, aqui em ii, creio que ingressamos quase ao mesmo tempo,interpreta esses acontecimentos mais ou menos como eu. Abraços

  19. Olá Max e pessoal!

    leio os artigos e os posts pois muitas vezes os leitores de II me acrescentaram coisas interessantes. Exceto a rusga religiosa que acabo de ler… Enfim há um livro ilustrado que teria sido feito por Nostradamus e deixado a seu filho e levado da biblioteca do Vaticano às mãos dos especialistas para que o interpretassem.
    Vi algumas paginas do "Vaticinia Nostradami" e havia mesmo um papa com a cara marrom de aquarela saindo com um troupe de padres, uma turba com paus em disputa… não quer dizer que teremos um papa de raça negra, mas bem pode ser um padre de cara suja, corpo sujo… ou que a vergonha era tanta que ficou roxo de vergonha e de roxo foi ao marrom por falta de corantes roxos…

    Sabemos que a Maffia é cliente do banco do Vaticano… eu soube da morte do banqueiro do Vaticano, me disseram que ele se enforcou num poste de luz onde não se encontrou escada para chegar naquela altura… me contaram que o mordomo que vazou uma porção de documentos que formaram o corpo de um livro…
    não vi foto do suicida pendurado, não li o livro.. não tenho provas do que escrevo… conto com o Max que foi à Italia, o Leo e a Maria para me contar as novidades que os jornais estão abafando…! Claro, conto com outros que queiram revelar mais sobre o VATILEAKS! Sobre crenças? acredito que os segredos do Vaticano estão exalando carniça e a religião e a fé não poderá encobrir mais por mais tempo! Sou espiritualista, acredito em muito mais do que prega o catolicismo romano. Eu creio que hipocrisia não pode alimentar fé!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: