Argentina: os abutres ao ataque

A Argentina é notícia, outra vez. O País tem conseguido a reestruturação da dívida externa após a grave crise financeira de 2001-2002: como? Em primeiro lugar com um pontapé aos agentes funerários do FMI (o Fundo Monetário Internacional) e aos programas da austeridade deles.

E os resultados não faltam: uma das economias com o melhor desempenho dos últimos anos. Enquanto a maioria dos outros Países choram ou estagnam, a Argentina cresce. Não sem algumas dificuldades, mas cresce e bem.

Todos felizes? Nem por isso. Porque a Argentina é uma voz fora do coro, e incomoda. Incomoda o facto de ter fechado a porta na cara dos “sábios” internacionais, incomoda o facto de ter alcançado resultados positivos sem obedecer aos ditames suicidas da finança mundial.
E se incomoda, deve ser punida.

O melhor instrumento? A justiça. Não a legalidade, mas a justiça com inicial pequena.

O fundo-abutre das Cayman…

A Elliot Capital Management, um fundo-abutre baseado no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, pertence ao conservador Paul Singer (um dos principais contribuintes da campanha presidencial de Romney nso Estados Unidos): e o fundo-abutre rejeitou os termos da reestruturação da dívida argentina, os mesmos termos que foram aceite por 92% dos detentores de Títulos em 2005 e 2010.

Paul Singer exigiu o pagamento integral e tem prosseguido activamente o caso em diversos tribunais ao redor do mundo. Alguns meses atrás, o fragata argentina Libertad foi apreendida no Ghana depois de um juiz local ter decidido em favor do Elliot Capital Management. E agora, o juiz Thomas Griesa decidiu num tribunal de New York que o governo argentino tem de pagar 1,3 biliões de Dólares ao fundo-abutre, o valor total dos Títulos na sua posse mais os juros acumulados desde 2001.

Se a Argentina incomoda, há algo que incomoda nesta história também.
Elliot e outros fundos-abutres não são investidores convencionais. Nada aqui de velhote que tenta ganhar uns trocos investindo parte da sua misera reforma.

Os fundos-abutres compram acções, títulos, obrigações a preços promocionais durante uma crise, com a intenção explícita de trazer os Países em dificuldades para um tribunal sob jurisdição estrangeira, e tentar assim obter o pagamento integral sem renegociações. A Elliot Capital Management, por exemplo, adquiriu também dívida do Congo e do Peru.

Os fundos-abutres representam o mundo das finanças na versão mais agressiva e exploradora.

Paul Singer

A sentença de Griesa também contém uma injunção que proíbe a qualquer terceiro violações neste sentido: isso significa que a Argentina não pode continuar os pagamentos aos credores que aceitaram a reestruturação da dívida e que agora recebem quanto acordado.

Isso, obviamente, tem enormes implicações, porque põe em causa toda a reestruturação da dívida no plano internacional, não apenas no caso da Argentina: se a sentença do juiz for aceite, qualquer reestruturação da dívida ficará virtualmente impossível, pois será suficiente uma acção por parte dum fundo-abutre qualquer para travar o processo e pôr em discussão toda a reestruturação.

Por exemplo: porque os detentores dos Títulos de Dívida gregos teriam de aceitar uma reestruturação quando é sabido que um fundo-abutre pode recusa-la e até obter apoio jurídico nos tribunais internacionais?

A decisão também contradiz as leis internas dos EUA em tema de falência. As actuais leis forçam a minoria de credores a aceitar um acordo aceite por 70% dos credores. Segundo o juiz de New York, este princípio já não tem relevância. Tentamos imaginar as consequências no mercado imobiliário mundial: as únicas opções serão “tudo” (o pagamento integral) ou “nada” (falência).

…e Fitch, claro.

Paralelamente, a agência de rating Fitch (a mesma que tinha entregue um “triplo A” aos títulos subprime dos Estados Unidos…) rebaixou os Títulso da Argentina, que agora aparecem como “lixo”.
E muitos analistas financeiros prevêem uma nova bancarrota da Argentina.

Mas não há razão para acreditar que o País esteja perto duma falência: os dados macro-económicos da Argentina são positivos (46 biliões de Dólares só de reserva internacional), o desemprego tem caído de 22% para 7%. a economia do País é uma daquelas que mais crescem no planeta.
Então, como explicar o juízo de Fitch, a tentativa de minar os mercados financeiros do País, o ataque contra o plano de reestruturação?

Paradoxalmente, a explicação é mesmo o grande sucesso da economia argentina após a bancarrota de 2002: um sucesso obtido com a rejeição das medidas de austeridade promovidas pelo FMI, com a nacionalização de sectores-chave da produção (a aviação, as pensões, o petróleo), o aumento da protecção social e transferência de rendimentos para as classes mais desfavorecidas (o que reduziu a pobreza), o aumento (real) dos salários.

Estes são dados que fazem endireitar os cabelos em Wall Street: é uma história de sucesso, perigosamente de sucesso. Mostra que há vida após a falência, que a austeridade não é o melhor caminho para sair da crise, que um País pode tranquilamente encontrar o próprio rumo sem as péssimas indicações da finança global.

E se a experiência argentina fosse tomada como exemplo?
Isso assusta. E muito. Porque há vários Países em dificuldades, porque a economia mundial está em claro sofrimento, e neste panorama desolador é importante que ninguém tenha dúvidas e que todos sigam as indicações “de quem sabe” e “trabalha para o nosso bem”.

É necessário mostrar que esta, afinal, não é uma história de sucesso: e para obter isso não é difícil encontrar um anónimo juiz que de repente pode ganhar notoriedade internacional e ao mesmo tempo vê aumentar o saldo da própria conta bancária.

Ironicamente, pode ser pior o emenda que o soneto. Não apenas estas decisões são profundamente injustas e antidemocráticas, como também ameaçam o sistema financeiro. Conceder aos fundos-abutres a prioridade sobre a maioria de quem possui Títulos e aceita uma reestruturação, mina qualquer possibilidade de renegociação da dívidas e vai muito além disso: nenhum sistema de crédito pode funcionar desta forma.

Por aqui não podemos não realçar o nível miserável atingido pela assim chamada “justiça”, cada vez mais ao serviço do pior poder económico-financeiro. Nada que possa surpreender, claro, só mais uma triste confirmação.

Mas que esperança de vida pode ter um sistema como este?

Ipse dixit.

Fonte: Guardian, Business Insider, BBC

4 Replies to “Argentina: os abutres ao ataque”

  1. Olá Max: "Mas que esperança de vida pode ter um sistema como este?" A esperança do simulacro, da representação, do espetáculo, que funciona muito bem na sociedade contemporânea, onde parecer é suficiente para obtenção do status de ser. A justiça PARECE que funciona, e as demais instituições, idem.
    Esta situação descrita no post reitera, ilustrando magnificamente, o comentário que fiz no post anterior. Tudo se ajusta e se metamorfoseia para dar ganho de causa a um absurdo. Porquê? Porque de repente um bom exemplo argentino pode por a perder interesses poderosos. Então os mecanismos de poder destes poderosos põem as máquinas da representação "democrática" a funcionarem, e o espetáculo continua…
    Os Kirschner sempre foram modestos em termos de conhecimento, portanto sempre se assessoraram com o que há de melhor do ramo no mundo. Não é a toa que conseguiram driblar o "destino" de pobreza dos argentinos, mesmo com uma oligarquia latifundiária e midiática tão feroz quanto a brasileira. Acredito que a Cristina conseguirá ainda uma vez "dar a volta por cima". Abraços

  2. Tambem espero que a Argentina arranje uma resposta adequada para este tipo de situações.
    Que seja mais um farol a iluminar a escuridão desta economia globalizada.

    abraço
    krowler

  3. Eu acho que Max deve adiantar 1h as programações das publicações para pegar o horário de almoço britânico! 🙂

  4. Olha Max, não sei não, se fosse tu daria voz a qualquer argentino, que vai dizer que tá tudo ruim, aos pedaços.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: