Síria: o cerco aperta

Síria? Pois.
É provável uma mudança de rumo no conflito do pequeno País do Médio Oriente. “Pequeno” por assim dizer: afinal tem uma extensão que é o dobro daquela de Portugal.

Os rebeldes de Kasotc e o dinheiro de Washington 

A Administração Obama participa no treinamento e no equipamento das unidades de desertores do exército sírio e dos rebeldes na Jordânia, tendo em vista o empurrão final em Damasco.

A Casa Branca neste 21 meses de revolução contra o presidente Bashar al-Assad tem sido cautelosa, recusando um empenho directo e “limitando-se” a apoiar do exterior as forças revolucionárias. Mas agora chegou a fase final da guerra e é prevista uma intervenção mais agressiva.

Onde estão a preparar-se as forças anti-governamentais?

De acordo com fontes da intelligence o lugar Yajooz, que não é a capital de Yahoo mas uma localidade entre a Amman e a fronteira com a Síria, onde existe a base Kasotc (King Abdullah II Special Operations Training Center, nada mais, nada menos).

Trata-se duma vasta instalação militar estabelecida em 2009 entre as pedras do deserto, um projecto aprontado e financiado pelo Pentágono, utilizado na preparação das tropas para o combate urbano no contexto árabe e “tácticas de guerra irregulares”. Guerrilha, numa palavra só.

Em Outubro chegou em Yajooz um contingente de 150 especialistas militares dos EUA, mas é um lugar que os Americanos conhecem bem dado que as últimas actividades oficiais remontam ao passado mês de  Maio no âmbito do exercício Eager Lion 2012. Agora esses instrutores, juntamente com a CIA, preparam os combatentes da oposição síria, na maioria ex-funcionários com experiência militar que desertaram.

O treino inclui a segurança dos 75 armazéns onde o governo de Damasco mantém armas químicas e a possibilidade deste grupo tornar-se a base para os futuros exércitos e serviços secretos da Síria. Após Assad, claro.

O ataque contra Damasco provavelmente não começará do Norte (zona de Aleppo, Hama e Homs, onde os rebeldes ganham terreno), mas do Dul, de Daraa, a primeira cidade onde a revolução começou, e através da fronteira com  a Jordânia. De acordo com os rebeldes, algumas “nações amigas” da oposição pedem para retardar a avançada, para que seja possível tratar de todos os pormenores.

Nesta última fase da guerra as tácticas serão diferentes, em particular a avançada na capital até o bunker do presidente Assad, no Monte Qassioun: a intenção é não repetir a experiência de Aleppo, onde os rebeldes avançaram em Julho sem um objetivo claro com o resultado de transformar a acção numa fase de impasse, com contínuos e inúteis confrontos entre forças rebeldes e exército regular..

De acordo com dois artigos distintos que apareceram em datas diferentes no Wall Street Journal e no Atlantic, os americanos compilaram uma chamada “lista branca” de grupos rebeldes, que acreditam serem confiáveis, que deverão ser apoiados com equipamentos e armas. Também foi criada uma “sala de guerra” para gerir estes grupos em colaboração com a Arábia Saudita e a intelligence da Jordânia; e já encontra-se em função um “corredor jordaniano” por onde passam homens e armas, que começa dos campos de treino na Jordânia, passa pela fronteira, em Daraa, e chega até Damasco.

Guerra química e Mossad

A preparação dos rebeldes foi provavelmente acelerada após a notícia vinda dos depósitos de armas químicas onde, segundo o site Wired (que já mostrou no passado ter fontes confiáveis) o governo sírio ordenou a mistura dos dois elementos, os chamados “precursores”, que juntos formam o Sarin, um tipo de gás nervino.

O Sarin, para além de ser letal, é também instável, corrosivo e decai muito rapidamente, tornando-se inutilizável no prazo de poucos meses.

Evidentemente, também o governo de Damasco sente que a guerra encontra-se num ponto de viragem. Pode também ser uma mensagem para os americanos, pois Assad sabe que os depósitos são vigiados. Segundo a revista Atlantic, o Mossad (não poderia ter faltado) nos últimos dois meses pediu duas vezes a autorização para bombardear os locais e drones de israel voam na fronteira entre a Síria e a Jordânia. Em Novembro, o radar M1 que controla o espaço aéreo meridional da Síria foi feito explodir, por isso região agora tem um “ponto cego”.

Como afirmado: a frente Sul será a decisiva.

A frota

Entretanto, a porta-aviões americana USS Eisenhower, com 8 mil militares e 8 equipas de bombardeiros, chegou na frente das costas da Síria. Segundo o site israelita DEBKAfile, a Eisenhower alcançou o USS Iwo Jima Amphibious Ready Group, che include 2.500 marines.
No total perfazem cerca de 10 mil homens, 17 navios, 70 bombardeiros, 10 instalações para mísseis cruise.

A seguir, uma série de imagens da Síria (nota: é uma apresentação Flash, em alguns navegadores pode não funcionar).



Ipse dixit.

Fontes: Wire, The Atlantic

2 Replies to “Síria: o cerco aperta”

  1. Olá Max: consegui ver as imagens. Poderia ser da Líbia, poderia ser do Iraque, Líbano…do Afeganistão, poderá ser do Irã, de qualquer lugar onde se pretenda atrapalhar a ordem dos negócios de quem manda. A ordem dos negócios, destes que se permite que sejam efetuados, e até se louva o seu exercício, exige guerra. E guerra destrói tudo, menos os lucros de quem vive dela. Abraços

  2. Também consegui ver as imagens e ficar com o estômago a dar voltas.

    Nem sei o que dizer disto, além de que, a cena volta a repetir-se mais uma vez.
    Resta saber quantas Sirias, Libias, Iraques etc., ainda estão para vir.

    abraço
    krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: