A Democracia não brinca em serviço

O vídeo que deu a volta ao mundo.
No dia das manifestações ibéricas contra as políticas de austeridade, em Tarragona (Espanha), um rapaz é perseguido por um polícia: atingido, cai e fica protegido pela família contra o corajoso homem da Lei.

O rapaz é um menor, tem apenas 13 anos e foi transportado para o hospital onde recebeu cuidados e quatro pontos na cabeça. Desta forma já percebeu o sentido da palavra “Democracia”.

Italia: o quiz

E agora um quiz para os Leitores.
Nem sempre o que parece é. Por exemplo, na imagem à direita, tirada em Roma ontem, podemos observar um polícia e um rapaz de costas. Mas o que se passa exactamente?

Eis as possíveis soluções:

  1. O polícia deseja uma simples informação, do tipo “Meu querido jovem, sabe do que lado fica a Basílica de S. Pedro?”
  2. O polícia viu um mosquito no ombro do rapaz e, tal como foi treinado, tenta salvar o inerme cidadão.
  3. Não se passa absolutamente nada, o polícia nasceu assim, com o braço no ar, por causa duma rara doença genética: na verdade simplesmente atravessa a rua para ir até a loja dos gelados. 
  4. O polícia protege a sociedade: no bolso o rapaz esconde uma metralhadora Kalashnikov, duas granadas, um machado e um míssil caseiro terra-ar.

A solução? É resposta nº 4: na sequência completa podemos ver o cacete que atinge o criminoso. Na última imagem, não publicada, as armas caem do bolso do rapaz, explicando a cena.

A Democracia não dorme e chega em qualquer altura, até nas costas.

Portugal: jovens drogados e bêbedos

E concluímos com umas imagens de Portugal. São fotografias que retratam os jovens estudantes que ficaram envolvidos nos confrontos de ontem, após a carga policial.

O caso português é interessante, porque ajuda a perceber o grau de loucura destes rapazes, os quais queriam nada mais nada menos que entrar na Assembleia da República. Repito: entrar na Assembleia da República. Entendem o grau de insensatez?
Mas pensam o quê? O que é afinal o Parlamento? Um lugar onde os cidadãos podem entrar, assim, só porque o desejam? Porque querem falar? Porque querem discutir do País, dos próprios problemas?

O Parlamento não é para todos: só uma restrita cerca de pessoas pode
entrar nele, o comum cidadão pode, no máximo, entrar como visitador, e
já é muito. Além disso, existem programas televisivos que desenvolvem a mesma função como “Você na TV” ou “A Tarde é Sua”, não é preciso ir para o Parlamento.

Mais do que isso, estes jovens deveriam ir para a escola, a estudar, não nas praças a drogar-se e atirar pedras contras os homens da lei. Estes menores queriam entrar na Assembleia só para destruir tudo, não têm capacidade para falar, no máximo conseguem arrotar. E depois, como disse o Ministro do Interior, foram apenas “profissionais da desordem”.

Mas fiquem descansados: a Democracia vigia.

Ipse dixit.

8 Replies to “A Democracia não brinca em serviço”

  1. Olá Max: então a Europa começa a assistir um filme muito badalado aqui no terceiro mundo: "a democracia vigia". Ocorre que os protagonistas agora são seus próprios filhos, o que aproxima o público da dimensão 5D, ou seja, tridimensional em profundidade, com efeito de realidade, trazendo ao vivo e a cores histórias tão distantes que quase inaudíveis, atingindo o espectador europeu na própria carne, e estimulando a adrenalina de forma que só o ódio à injustiça consegue.
    E do jeito que a democracia tecnocrática globalizada treina seus atores policiais, a série que ora se inicia em solo europeu, ainda vai gerar muitos filmes.Tantos…até que os espectadores chateados com a monotonia do enredo sempre igual tome iniciativas inteligentes a cerca não só da casa de espetáculos, mas também com relação ao corpo de diretores e técnicos responsáveis pela película. Abraços

  2. ahem, Max…essa dos "profissionais da desordem", a meu ver, tem a ver com aqueles que quase sempre são os primeiros a tirar as barreiras, a arremessar coisas e atear fogos serem os tipos das máscaras na cara…o que talvez possa significar "agentes provocadores"…

  3. Pois, agentes infiltrados nas manifs????!!!!! que ideia mais estranha. O que iam eles fazer para lá? Desacreditar o protesto, e/ou dar argumentos para a policia atacar e bater nas pessoas como, naquele 'rapaz' louro a sangrar que aparece na primeira foto?

    Quanto aquele italiano carregado de armas, cujas armas não ví, e que tinha um policia pelas costas penso que o policia nasceu naquela posição. Deficiencia congénita, portanto. Tudo o resto são especulações.

    Krowler

  4. Não se trata de desacreditar o protesto, mas de provocar a reacção da polícia de modo a explodir os ânimos e tornar o clima ainda mais caótico. Isso convém quando se trata de justificar mais policiamento. Problema-reacção-solução, tese antítese-síntese, chame-lhe o que quiser. É vulgar nos outros países. Porque não haveria de poder acontecer neste? Não digo que tenha sido essa a intenção, mas, a confirmar-se, não me espantaria. Poder bater nas pessoas e fazer delas o que quiserem sem ligar a exageros é o resultado desejado por quem quer controlo. É por isso que não se reprimiram a bater no rapaz e no outro pelas costas.

  5. Esperem lá…no primeiro vídeo, o polícia ia atrás de um tipo com um mochila que fugiu e acabou por acertar no menor que não tinha nada a ver! Não era do menor que ele ia atrás!

  6. afinal, havia hooligans do futebol metidos naquilo…talvez fossem esses os "profissionais da desordem"…

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: