Morreu Al Jazeera.

Al Jazeera perde pedaços.

“Tá bom”; pode pensar o Leitor, “afinal é só uma rede televisiva como muitas…”
Leitor malandro, não é bem assim.

Al Jazeera representou muito mais do que isso: era a voz do mundo islâmico, a voz culta, racional, informada, sempre à frente. Uma fonte de notícias únicas, uma das poucas vozes digna da informação global, dominada pelos media ocidentais ou pro-ocidente.

Isso antes. Agora é diferente.

Com a cobertura tendenciosa da crise na Síria e o silêncio ensurdecedor acerca da crise no Bahrein, Al Jazeera despiu o disfarce e mostrou o que realmente é: mais uma voz ao serviço do Império e dos aliados deste. Por isso, alguns importantes membros da filial de Beirute anunciaram a demissão ou já foram-se embora, como relatado pelo diário libanês Al Akhbar.

O managing director de Beirute, Hassan Shaaban, uma semana atrás tinha anunciado a sua ida, depois do correspondente Ali Ashem e do productor Mousa Ahmad. Todos em protesto contra a maneira como foram apresentados os eventos na Síria. Isso sem contar a revolta do Bahrein.

De acordo com o diário, Ali Ashem tomou a decisão depois de Al Jazeera recusar mostrar as fotografias que ele tinha tirado na Síria: combatentes armados em confrontos com o exército sírio em Wadi Khaled. A emissora, longe de estar satisfeita, tratou o reporter “como um shabeeh” (um membro das milícias pró-Assad).

Ali Ashem já tinha visto recusada a reportagem do Bahrein, onde Al Jazeera decidiu não dar espaço à repressão ordenada pelo Rei contra os manifestantes que pedem (pacificamente) reformas democráticas. Inclusive, são as mesmas reformas que a oposição pede no caso da Síria.

Afirma Ali Ashem:

No Bahrein vemos cenas de pessoas massacradas pela máquina repressiva, mas segundo Al Jazeera a única palavra possível é o silêncio.

O produtor em Beirute, Mousa Ahmad, protesta contra Al Jazeera que “ignorou totalmente” o referendo sobre as reformas constitucionais promovido pelo regime de Assad (nomeadamente, o fim do partido único Baath e o prazo para os mandatos presidenciais), que contou com a participação de 57% do eleitorado.

O mito da Al Jazeera qual “BBC do Médio Oriente” já tinha sido abundantemente abalado durante os oito meses de guerra civil na Líbia, País onde o Qatar, com dinheiro, tropas e poder de fogo dos media, tinha lutado ao lado dos rebeldes (e, é bom lembrar, de Al Qaeda).

O jornalista Afshin Rattansi, que trabalhava para a Al Jazeera, disse que “infelizmente” esta televisão, que tinha começado a “revolucionar” a informação no mundo árabe, tornou-se “a voz monótona da posição do governo do Qatar, anti-Assad”.
Rattansi presta homenagem “à coragem daqueles jornalistas que dizem: Atenção, não é assim que devemos tratar essa questão, porque há pessoas de Al Qaeda no meio.
E conclui:

A forma como a Al Jazeera tem coberto a história da Síria é completamente unilateral.

Uma opinião partilhada por Don Debar, jornalista e activista contra a guerra, também ele com um passado na Al Jazeera: afirma que as posições da emissora foram “fortemente” orientadas pelo governo do Qatar:

É assim desde Abril de 2011. O chefe do escritório em Beirute vai-se embora, e com ele outras pessoas, por causa da cobertura tendenciosa e da mão do governo do Qatar na linha editorial sobre os factos da Líbia antes e da Síria agora.

Pena.

Adeus Al Jazeera, poderias ter sido algo importante, algo realmente novo no pode panorama dos media de regime.

Bem vinda Al Jazeera na grande família: a manipulação mediática precisa de ti também.

Ipse dixit.

Fonte: Altre Notízie, al Akhbar

One Reply to “Morreu Al Jazeera.”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: