Para os Leitores. Todos os Leitores.

Pessoal!

Então é assim. Hoje estava a “passear” pela internet, à procura de algo para escrever. Alguns dos sites e blogs que costumava frequentar fecharam, os outros continuam a repetir coisas que todos já sabemos. Há poucas novidades, o risco é tornar-se monótono.
E eu odeio as coisas monótonas.


Ao longo de dois anos foram tratados muitos assuntos. Não todos, mas muitos sim. Sabemos um pouco mais acerca da economia, da política, da sociedade, até da História. Muito ainda há para dizer e por isso: em frente. Mas, como dito, já vimos muitas coisas.

Vimos Quantitative Easing, vimos guerras de ocupação camufladas de acções humanitárias, vimos um mundo que está a ruir enquanto no horizonte nada de novo aparece. E vimos novas guerras em preparação. Sabemos quem está atrás destas coisas, sabemos quais as motivações, quais os meios.

Quem obtém proveito desta situação? Sabemos isso também, há os nomes, as técnicas utilizadas, não falta nada.

Resumindo: acho que temos um bom retrato da situação.

Pelo que penso: é tempo de mudar. Só que não sei o que mudar.

O que desejo é o seguinte: continuar a falar das mesmas coisas que foram tratadas até hoje.
Informação Incorrecta é um blog pequeno, mas fiquei surpreendido com a quantidade de vezes que artigos aqui publicados foram “retransmitidos” por terceiros. Bom sinal, significa que I.I. ganhou um certo estatuto: este é um pequeno “capital” que não quero desperdiçar.

Outro desejo: continuar a ter a participação dos Leitores. Não de Leitores quaisquer, mas os mesmos Leitores que aqui estão agora e que já demonstraram ter capacidades para fazer perguntas incómodas, questionar, duvidar, concordar, discordar, sempre com inteligência. Esta é outra riqueza do blog, que terá de ser preservada.

Outro desejo: melhorar. Costuma dizer-se que o melhor é inimigo do bom. Sim, mas acho que I.I. ainda não é “bom”: pode tornar-se algo de bom, mas por isso tem de melhorar.

Este são três pontos fundamentais, dos quais não abdico.
Agora, o resto pode ser mudado.

No passado tentei abrir um outro blog, Iniciativas Incorrectas, e isso foi um erro. Um erro de timing para ser mais preciso. “Iniciativas” deveria ter sido aberto alguns anos atrás, quando ainda teria feito sentido mudar algo com os normais canais; agora é tarde, as decisões em Portugal, por exemplo, já não partem de Lisboa.

Doutro lado, recebi algumas doações (e ainda não agradeci directamente os responsáveis porque sou um desgraçado…peço desculpa, vou fazer isso), e agora estou na dúvida: compro uma piscina ou um domínio personalizado? Ou até torno I.I. um site e não apenas um blog? Que acham?

Depois:

Gráfica
Acham que I.I. deve mudar alguma coisa no aspecto? Se sim, como?

Widgets
I.I. apresenta a lista dos últimos artigos, dos últimos comentários, um blogroll mais alguns outros “widgets”. Gostariam de ver outras aplicações? Se sim, quais?

Conteúdos
No pseudo-fórum em baixo já foram apresentados alguns temas que, cedo ou tarde, vou tratar. Há mais? Se sim, quais? Quais as áreas de maior interesse? Economia, história, ciência, religião…reparem que estes assuntos não iriam substituir aqueles normalmente apresentados, apenas juntar-se a eles
Por exemplo: mais espaço para a informática?

Autores
Gostaria de não ser o único autor deste blog. Sério, acho importante introduzir novos pontos de vista. E blogs com mais autores são comuns na internet.
Há alguém que deseje ser um autor convidado, por exemplo (o que não implica a obrigatoriedade de escrever um post por dia, algo de vez em quando já seria suficiente)? Ou, em alternativa: que acham dum blog aberto onde os Leitores possam escrever? Neste caso seria possível abrir um novo blog e ter até 100 autores.

Iniciativas
Iniciativas Incorrectas estava vocacionado para uma intervenção na realidade portuguesa. Mas há vida além de Portugal. Aliás: nesta altura não seria mal afirmar que “há vida apesar de Portugal”. I.I. poderia ser o ponto de partida de outras iniciativas, directas para outros fins, em Portugal ou fora dele.
Sugestões?

Social Networks
Sou um bocado alérgico aos social network (Facebook, Twitter…), mas não é possível negar a importância deles. E até hoje descuidei do assunto. Acham que I.I. deveria integrar-se mais com os social network?  Se sim, quais?

Bom, estas são apenas as primeiras coisas em que consigo pensar, mas pode haver muito mais.

Não costumo fazê-lo, mas desta vez peço a participação do maior número de pessoas. E a razão é simples: desejo que Informação Incorrecta fique cada vez mais próximo dos desejos dos Leitores (sempre que estes desejos não sejam contrários aos meus…), e isso é possível apenas se um grande número de Leitores exprimirem as próprias preferências.

Informação Incorrecta não vai mudar de filosofia e continuará a tratar ainda os temas já tratados no passado. Mas algo pode ser mudado sem “atropelar” a essência do blog.

Escrevam s.f.f, mesmo que seja apenas para dizer “continua assim e não chatear”.
Ok, se calhar algo de um pouco mais construtivo não seria mal, mas aproveitem para enviar as vossas sugestões, mesmo que possam parecer esquisitas, não se preocupem. Podem escrever aqui, nos comentários ou ao endereço do blog (informacaoincorrecta@gmail.com).

Acho não ser tão comum um blog pôr-se à dispoisição da vontade dos Leitores.
Aproveitem. Leonardo está pronto para responder se for o caso.
Bau.

Ipse dixit.

61 Replies to “Para os Leitores. Todos os Leitores.”

  1. eu acho este blog otimo. mas gostaria que falasse da origem do homem, da antiguidade.

    Mais um pormenor, a aplicação no telefone é otimo também, obrigada.

    Não concordo muito com essa ideia de ser um blog totalmente aberto … pq muita gente a escrever em post pode levar a uma dispersão de opiniões/objetivos.

  2. Olá Max,

    A sua preocupação é bastante pertinente. Embora eu saiba que o seu comprometimento com a elucidação dos fatos independa de elogios, nós, os leitores, agradecemos o seu empenho. Precisamos de blogs que nos tragam visões diferentes das que estão estampadas nas revistas de grande circulação. Só assim podemos consolidar uma visão crítica e mudar a dinâmica que aí está e que insiste em nos tratar como números de computador ou escravos.

    Abração,

  3. Talvez o que a Vanessa esteja falando (origem do ser humano, novas tecnologias, domínio das massas pelas religiões – a partir de Zecharia Sitchin, por exemplo) é o link perfeito para furar o acobertamento dos fatos e entender a visão cíclica dos eventos em nosso planeta.

  4. Seria muito interessante ter o seu cão Leonardo opinando nos assuntos econômicos… quem sabe escrevendo alguns posts.

    Abraços.

  5. Olá!

    Para já, queria apenas deixar as seguintes sugestões:

    – em relação ao aspeto, e na minha opinião, voltavam as imagens a cores. Acho que ficam bem as imagens a preto e branco nalguns casos (neste mesmo artigo, por exemplo), mas noutros não fica muito bonito (ex. no artigo sobre o Equador).
    – Se houver leitores com mãos habilidosas podia-se juntar um cartoon feito por ele aos artigos. Não tinha de haver cartoons todos os dias, claro. Os leitores enviavam os desenhos da sua autoria e o Max podia depois utilizá-los ou não, quando achasse pertinente. Ou então, podia publicar o artigo com uma imagem normal, e se algum leitor posteriormente fizesse um cartoon inspirado nesse artigo e o enviasse, podia ou não depois colocar o cartoon online. Penso que aqui era importante o Max não se sentir "pressionado" para fazer artigos em função dos cartoons, para que os assuntos aqui tratados e o timming continuassem sempre na linha do II. Do mesmo modo, se os cartoons não fossem publicados, teria de haver abertura por parte dos leitores.

    – Em relação aos autores diferentes, concordo plenamente! Mas como disse Vanessa, sempre mantendo o foco e a qualidade dos artigos, sem dispersar.

    Por agora, foi disto que me lembrei.
    Se me lembrar de algo mais, aqui voltarei!

  6. Este blog tem muita qualidade e mantem um n.º muito interessante de fieis há muito tempo. Esses tambem com qualidade. Eu mesmo tenho recomendado o II a alguns amigos. Não a todos.

    Costuma-se dizer que em equipe que ganha não se mexe. No entanto, vejo que existe espaço para acrescentar algo. Mas o padrão não pode mudar muito, senão podemos correr o risco de cair em modelos de outros blogs mais 'mainstream'.

    A ideia de leitores proporem textos é boa, aliás, já não é novidade por aqui verem-se textos publicados por leitores.

    Propostas de temas e colocá-los a votação tambem é uma excelente ideia como acima já proposto.

    Existem agumas coisas que poderão ser feitas, mas mantendo as caracteristicas e identidade do blog. No que eu poder ajudar podem contar comigo.

    Krowler

  7. Olá Max: concordo com a Vanessa, nada de pulverizar autores. Reconheço que teus comentaristas são bons (eu inclusive, qua´, qua´qua, quá…), mas o blog ou o site que seja, tem de manter a tua linha editorial, por assim dizer. Se não perde a identidade, e é a identidade definida por ti, ao que é posto para discussão, que deu ao blogue a qualidade que tem. Isso não implica que eventualmente, com o aval do comentarista,alguma coisa escrita por qualquer leitor não possa ser integrada aos posts, como inclusive já tens feito, e poderias fazer mais frequentemente. Inclusive, incentivando os leitores a enviarem matéria que oportunamente fosse publicada, te dando, ao mesmo tempo, uma espécie de respiro, quando um dia não te foi possível postar.Para tudo isso, abro exceção ao Leo que, em função da convivência contigo, mantém as mesmas qualidades e os mesmos defeitos, IHihih…
    Quanto ao conteúdo: as coisas urgentes, econômicas,políticas, sociais, geoestratégicas, mas sempre com viés histórico, como aliás fazes, tu e o Leo, várias vezes.Poderias fazer quase sempre, o que estaria contemplando, por aí, outro desejo da Vanessa.
    Uma opinião muito particular: seja como blog, ou como site, manter o caráter de diálogo que imprimimos aos comentários, até agora incipientemente, mas que já renderam frutos em termos de iniciativas. Vide tudo que o Saraiva tem posto a funcionar,o fato do Burgos e família me visitar em T.Â. duas vezes, a imediata aceitação de comentaristas brasileiros de participar de um encontro não virtual de comentaristas/leitores em Lisboa, bem como tua e do Saraiva, além do surgimento de outros blogs a partir do teu.Para fomentar isso é preciso mais que leitura e até comentário. É preciso inserção sob forma de diálogo, e me parece que aqui em II é uma característica diferenciadora e promissora, que deveria ser preservada e ampliada.As vezes tenho sentido falta da tua presença,mais frequente, conversando no espaço dos comentários, ou mesmo do Leo.
    Não sei o que seja melhor site ou blog, talvez site…mas precisas da opinião de quem está mais familiarizado com internet do que eu, não confio na minha intuição neste aspecto. Quanto a Facebook e que tais, sou totalmente de acordo com o Voz: quanto mais longe disto estivermos, mais preservaremos um certo anonimato, portanto mais livres estaremos para garantir a existência de II nos próximos anos.
    Abraços, e saúde para o Botequim do Max.

  8. Outros autores já acompanhamos faz tempo… nos comentários… e nos respectivos blogs…

    Mas não pensemos à longo prazo…. SOPA e PIPA estão chegando!!!

    🙂

  9. É possível por alguma barra, seta ou ícone, enfim, alguma chamada de atenção para o fórum (que fica lá bem em baixo, na catacumba e longe dos olhares mais destraídos) no cabeçalho? Talvez atraia mais movimento para o fórum.

  10. o blog do jeito que está é muito bom.
    leio e recomendo.
    os melhores posts são aqueles que abordam assuntos sérios, com bom humor.
    exatamente aqueles nos quais o blogueiro se diverte.
    posts produzidos por outros?
    porque não? se passarem pelo seu crivo, darão bom banho.
    foco? para que? porque não um blog multifocal, como tem sido?
    abraço.
    emerson57

  11. Governo alemão confirma: Berlim quer ocupar Atenas e talvez Lisboa

    2 de Fevereiro de 2012
    By Prova Final

    O número dois do governo alemão defendeu ontem que se os gregos não cumprirem os objectivos, então terá de ser imposta de fora uma liderança, a partir da União Europeia. Na véspera da cimeira europeia, Philipp Roesler tornou-se no primeiro membro do governo alemão a assumir a paternidade da ideia segundo a qual a troco de um segundo programa da troika, um comissário europeu do orçamento seria investido de funções governativas em Atenas, retirando ao governo legítimo funções essenciais.

    Numa entrevista ao jornal “Bild”, o número dois de Merkel afirma: “Precisamos de maior liderança e monitorização relativamente à implantação das reformas. Se os gregos não estão a ser capazes de conseguir isto, então terá de haver uma liderança mais forte vinda de fora, por exemplo, da União Europeia”.

    O governo grego ficou em estado de choque com a ameaça da próxima ocupação. O ministro grego das Finanças pediu à Alemanha para não acordar fantasmas antigos – a Grécia esteve ocupada pelas tropas nazis durante a II Guerra. “Quem põe um povo perante o dilema de escolher entre assistência económica e dignidade nacional está a ignorar algumas lições básicas da História”, disse Venizelos, lembrando “que a integração europeia se baseia na paridade institucional dos estados-membros e no respeito da sua identidade nacional e dignidade”. “Este princípio fundamental aplica–se integralmente aos países que passam por períodos de crise e têm necessidade de assistência dos seus parceiros para o benefício de toda a Europa e zona euro em particular”
    .http://www.provafinal.net/2012/02/governo-alemao-confirma-berlim-quer-ocupar-atenas-e-talvez-lisboa/

  12. Estimado Max; para poderes admitir colaboradores no teu blog terás de exercer uma “censura “ passiva para manteres a identidade do blog ou correrias o risco dos leitores alvo começarem a deixar de se identificar com os artigos. Por outro lado tal colaboração poderia ser “encomendada” a um quadro de especialistas em diversas áreas (que terias de recrutar) o que poderia acontecer com um artigo completo e seres tu a elaborar um artigo recorrendo a algumas passagens do teu “ quadro de especialistas” Pois … parece maçudo.
    Já agora, gosto bastante do espaço para comentários do blog “octupus” que bem conheces, pois permite responder selectivamente com um comentário a outro comentário e imediatamente a seguir, sugeria adoptar esse formato parece mais organizado. Ok?
    No teu espaço de blog sinto muito a falta de recorrer ao negrito ao sublinhado e ao itálico ajuda a ler na diagonal …pode ser adoptado?
    Mas o blog continua a ser dos melhores que conheço, parabéns .

  13. Max

    Concordo com a Maria e o Bruno Antônio, o blog não pode perder a identidade e consequentemente o bom humor, pois é com teu sarcasmo e um ótimo humor é o que nos cativa.

    Concordo com a Maria em relação a você participar mais nos comentários, dialogar mais para trocarmos idéias com o autor (você) do post.
    Mais participação do teu assessor Léo, hehehehe, e também gostaria de saber o que Guida pensa de tudo isso, será que ela acha que somos "deficientes" também? hehehehehe.

    Acho excelente este blog, aqui nos reunimos, aqui trocamos idéias, aqui fazemos amigos, aqui brigamos e fazemos as pazes, aqui é um espaço onde somos verdadeiros.
    E podes ter certeza que esse blog jamais se tornará monótono, enquanto mantiveres esse teu bom humor.

    E quero te agradecer, pois aqui deixei de ser solitário e passei a interagir com pessoas que hoje são verdadeiros amigos.

    Enfim, aqui no teu blog todos temos afinidades em comum.

    Um abração amigo Max

  14. Olá Max e restantes amigos,

    eis a minha singela opinião:
    – Mais autores? Não acho boa ideia, pelas razões já acima enunciadas. Não sabemos o que vai na cabeça de cada um, pois se às vezes já temos surpresas com as pessoas que conhecemos bem, quanto mais neste espaço virtual.

    Soluções
    – modelo colaborativo: básicamente o modelo actual, em que nós podemos sugerir artigos a serem tratados no ii, ou então, escrevermos nos nossos blogs pessoais e surgir um artigo de crítica ao mesmo (com respectivo link para o artigo completo);
    – concurso temático: o ii lança um tema e os participantes elaboram artigos sobre o mesmo. Uma forma saudável de conhecer opiniões diferentes das nossas. O Max já implementou com o tema da "Morte" e poderiam surgir mais iniciativas do género.

    Novo visual? Sem dúvida que sim.
    O ii já merece uma cara lavada, mais clean e com um aspecto mais profissional (sim, porque só falta mesmo o aspecto profissional, o autor é de grande calibre e agradecemos isso).

    Soluções
    – Concurso de logotipos e layouts para o ii: Cada um participar com uma ideia de imagem para este blog. O Max depois escolhia por entre as várias ideias.

    Site do Informação Incorrecta? Também acho que sim.
    O site pode alojar notícias, temáticas, ideias sobre um estilo de vida diferente, entre outras imensas coisas. Por exemplo, artigos do blog como o ABC da economia (eu chamar-lhe-ia "Economia para Totós") deveriam estar num lugar próprio no site. Ou seja, tudo o que é atemporal e de cariz pedagógico, deveria ter uma secção no site.

    Soluções
    – Existem imensas ferramentas para manutenção de sites, muitas delas freeware (gratuitas), tais como Joomla!, Drupal, PHPNuke, entre outras; que permitem montar e gerir um site em 3 tempos. Posso ajudar nesta área, pois é a minha área. 😀

    Widgets? Forget it…
    A meu ver não trarão mais valias ao site. Acho que aquelas fornecidas pelo Blogger já respondem à maioria das necessidades.

    Soluções
    – Fazer um levantamento das necessidades do blog (que afinal é o que faz este post) e perceber quais as widgets necessárias. A meu, catalogação por etiquetas e possibilidade de poder subscrever os feeds do blog são o mínimo aceitável.

    Redes Sociais? Sem dúvida que sim.
    Também sou um bocado alérgico, é verdade, mas a verdade é que aqui tens mesmo de seguir a moda…ou isso, ou o ii não ganha a visibilidade necessária. E aqui discordo nalgumas coisas relativamente a alguns leitores: é verdade que o blog, sendo discreto, mantém uma discussão saudável nos seus comentários, mas não esquecer, que o o blog ajuda a despertar consciências (e a mim ajudou bastante). Porque não partilhar isso com os outros?

    Soluções
    – Facebook: colocar diáriamente um resumo (títulos) dos artigos escritos. Poderemos usar também para fazer levantamento de opiniões (inquéritos) ou alargar a discussão dos posts para lá.
    – Youtube: colocar os vídeos usados no blog com link para o respectivo post.
    – Tweeter: não vejo a mais valia.
    – Hi5: isso já morreu.
    – Linked In: seria uma presença interessante

    ——
    Outras sugestões:

    – Fazer um levantamento das skills dos leitores do blog, as áreas em que sabemos actuar para podermos criar iniciativas de partilha de conhecimento. Falo isto por mim, pois trabalho na área da Eng. Informática e há muitas coisas que poderia partilhar convosco numa linguagem acessível. Quem sabe, podermos fazer um banco de trabalho – eu forneço serviço X, em troca de serviço Y. Eu dou uma formação em princípios da programação, e o Max cozinha uns bolos para distribuir pela malta.

    – Iniciativas: mais proactividade. Criar uma agenda no site com os eventos importantes a acontecer não só no Mundo Fora, mas também cá dentro – divulgar as Assembleias Populares, por exemplo.

    E por agora, acho que é só.

    Espero ter ajudado.

    Um grandioso abraço cheio de Paz, Luz e Amor,

    R. Saraiva

  15. Olá!

    Acho que o ii deve manter seu foco como sempre teve, a ideia de mais autores é muito boa, mas acho que deve ter limitações e restrições como por exemplo um concurso, ou textos e temas escolhidos por votação ou algo assim.

    Abrir um site seria excelente!
    E só depois de abrir o site se focar nas redes sociais.

    Responder mais aos comentários.
    TER UM BOTÃO DE BUSCA OU PESQUISA!
    Pois muitas vezes é difícil encontrar um post ou assunto antigo no meio de tantos outros.

    Tentar destacar e dar mais visibilidade para o fórum.

    Sobre o visual, Saraiva teve um ideia realmente muito boa. De fazer um concurso entre os leitores, para uma nova identidade visual ou logo, que poderia estrear junto com o site! Nisso eu já poderia participar, pois sou designer gráfico.

    Sobre o visual do novo site, caso for feito, teria de manter um aspecto clean, limpo, inspirado na nova identidade do logo e inspirado em outros blogs e sites com visuais de sucesso.

    abraços

  16. Olá Max, será que não seria interessante você criar uma caixa de texto (chat) para as pessoas inserirem frases curtas ou links que possam associar / valorizar o tema que você está expondo? Crie com identificação (login) de forma que você possa retirar as pessoas da conversa, caso necessário!

  17. Fala Max
    Há muito tempo atrás deixei algumas sugestões no fórum do rodapé da página. Como nenhuma delas foi atendida (ou ao menos negada), reafirmo elas.

  18. Caro Max, muitas vezes é preciso ser repetitivo nos assuntos postados, pois temos pouca memória e esta é também seletiva e nem sempre com as leituras feitas se consegue ter uma visão do todo, principalmente no que diz respeito a questão antrpológica da origem do Homem na Terra, do universo e etc.. Se sequer sabemos a nossa origem… a origem das coisas… como poderemos discernir com acerto e visualizar o "todo"? O conhecimento que temos é o que nos é permitido ter e muitas destas disciplinas são estanques e não se comunicam entre si. Falar hoje sobre economia, religião, política e ciência, de nada serve, pois como disse, não sabemos sequer a nossa própria origem e estamos "entorpecidos" por todas as ideologias que nos ensinaram ao longo de nossas vidas. Pecamos por erro de princípio já que todos usamos os mesmos óculos do normóscopio da regra geral, talvez com pequenas nuânces. Por conta disso tenho postado no meu humilde bloguezinho coisas bem interessantes que dizem respeito a denunciar os engodos a que somos submetidos pela nossa própria ignorância, safadeza ou mesmo descuido, e no entanto tenho uma meia dúzia de pessoas que o visitam, mas nem por isso deixo de repetir os conceitos nos quais acredito. O Objetivo não é salvar a humanidade, até porque esta não tem salvação, não existe salvação coletiva. O "caminho" de cada um é individual e o conhecimento que pode fazer a diferença também, muito embora o conhecimeto seja um amontoado de ideologias, portanto no meu singelo ponto de vista é preferível à sabedoria ao conhecimento das coisas.
    Então fica a sugestão que continues a escrever como sempre escreveste, escreva sobre o que te der na cabeça, acho que assim é melhor.

    Abraços

  19. Boas max.
    Sigo o teu Blog há algum tempo.
    levantas uma questão muito pertinente.

    " Há poucas novidades, o risco é tornar-se monótono.
    E eu odeio as coisas monótonas.""

    Tal como tu, também tenho um Blog (creio q a maioria do Blogueiros, também )e o grande problema é que se chega a um mmento em que, sentimos que já falámos um pouco de tudo, a maioria das pessoas, já tem uma visão algo consciente que algo se passa a nivel geopolitico e que a politica é elaborada em esferas muito superiores á dos politicos eleitos.
    Ou seja…a partir de uma certa altura, começamos a ter uma visão muito própria das coisas das quais já falamos inumeras vezes e começa a ser muito dificil de explicar de uma forma escrita…sendo mais facil, por serem assuntos muito complexos, de faze-lo em video.
    Só que, isso trás uma exposição que tem que ser bem equacionada pois,a nossa privacidade e liberdade não tem preço.
    Como tal, sinto que entrei numa encruzilhada.
    Ou ao invés de Posts escritos onde o nivel de percepcção das coisa se torna tão complexo que fica muito dificil de colocar por escrito, pois isso daria Artigos demasiado extensos…e como tal, chato de ler a imensidão de um texto tornando-se monótomo ou fazer videos e arriscar trazer questões ou denuncias tão graves que…começas a tornar-te incomodo ( e eu sei ser bem incomódo e de lingua afiada )e depois, corres o risco de começar a acontecer " coisas estranhas " na tua vida e aos teus familiares.
    Isto não será tão infundado assim, pois ambos conhecemos histórias de Blogs que de repente " desaparecem " "auto-bloqueiam " enfim, uma panóplia de coisas sinistras.
    Como tal…
    Acabei por deixar de ter pica para escrever, pois torna-se monotomo para mim e outros escrever sobre coisas que não se torna facil de aprofundar…ou, partir para o atque e postar em video, denunciando certas coisas.
    Covardia minha….poderá ser!Eu tenho cú, sabes!
    talvez seja um momento de reflexão…á espera de melhores dias…ou talvez seja mesmo um fim.
    Neste momento, não tenho coragem para tocar em assuntos que deviam saltar aos olhos,tal é um fartar á vilanagem e muitos não conseguem acreditar,tal o tamanho da propaganda Politica e a intoxicação que a maioria está submetida através das fontes que eles acham "fidedignas" tal como Jornais, Tvs e Radio…e como também já perdi a paciencia para " expôr…a quem não quer ver ou acreditar…estou neste impasse que parece que também estás a cair.
    Como tal…estou na Antecamara de reflexão.

    Abraço e que decidas o melhor para ti.
    Nuno Guerreiro

  20. Nossa!
    Sou fã seu Nuno, o streetwarrior!
    Ha muito tempo que acompanhei seu blog junto ao ii e tenho que agradecer muito a vocês por terem a iniciativa e coragem de expor e compartilhar seus conhecimentos.
    Acompanhei algumas das brigas de Nuno com alguns "visitantes indesejados."
    Muito do que sei, pesquisei e aprendi começou com seus blogs, antes disso, era eu só mais um entre tantos outros hipnotizados pela mídia convencional.
    Coragem a você Nuno e ao Max.

    abraços

  21. Concordo com praticamente todas as sugestões deixadas por Saraiva, e como disse Observer, se possível colocar um motor de epsquisa, óptimo!

    Deixo mais algumas sugestões (algumas/todas podem ser depravadas e até bem ridículo-palermas, mas é com a intenção de promover um brainstorming e pode ser ainda que sirvam de inspiração para ideias de outros leitores):

    – Facebook sim, para chamar mais leitores e talvez promover iniciativas. Quando houver um núcleo sólido, uma comunidade online mais fortalecida e densa, apaga-se a conta do fb e passa a utilizar-se apenas o site/fórum
    – Concurso de Folhetos feat Impressoras Comunitárias: os leitores fazem um folheto sucinto e apelativo de algum post que os inspire. Os melhores da semana são colocados online. Cada um dos leitores pode imprimir algumas dezenas/centenas, e distribuí-los pela sua cidade (no café, na biblioteca, no banco de jardim, etc.). Depois pode colocar-se um widget do género “De cada vez que imprimir folhetos clique aqui”, onde os leitores colocam a quantidade e a localização dos folhetos que foram distribuídos (por curiosidade e para servir de estímulo à distribuição). Penso que, para nós leitores, é uma forma de optimizar a digestão da informação aqui recolhida, e de incutir a mudança gradual de um registo de leitor passivo a leitor ativo, de forma simples e ao alcance de qualquer um. Ao mesmo tempo, claro, aumentamos a probabilidade de despertar o interesse de quem nos rodeia.
    – O widget que refiro acima é do género do “cada vez que recusar um saco plástico clique aqui!” que está neste blog: http://365coisasquepossofazer.blogspot.com/.
    – Promover um happening simples, rápido, acessível qualquer um, que não exija muito esforço, de modo a poder englobar o maior n.º de leitores (quiçá anónimos) e gerar um primeiro contacto não virtual, fortalecendo a comunidade II. Por exemplo, um encontro no rossio, com vários grupos de leitores mascarados (e aqui, lá está, podem vir os anónimos também), utilizando uma simples folha A4 a servir de máscara facial, para formar uma estátua viva durante meia hora. Um grupo vem de Merkel, outro de Passos Coelho e outro de Islândia. Os islandeses adornados de vassouras, formam um círculo central e posicionam-se como se estivessem a varrer. Os Merkel, Coelhos, Bancos, etc., colocam-se agachados à frente das vassouras, a serem varridos. As estátuas também podem ter numa mão um panfleto para as pessoas que passam recolherem e saberem o que se está a passar e o porquê. Aqui pode participar qualquer um, mesmo aqueles que como eu, por qualquer razão, não se sintam ainda confiantes para promover iniciativas maiores ou que não sejam versados em economia.
    – Promover outro estilo de happenings no metro, nos shoppings, etc., baseados no “ABC da economia”.
    – Cantar as Janeiras – revisited, versão “Economia para totós”: elaborar uma canção simples com um qualquer ABC da Economia e ir cantá-la, sempre munidos de panfletos informativos, para o metro, para a praça rossio, ou de porta em porta aos cafés, às lojas do pequeno comércio, às portas dos shoppings, dos bancos, dos bares do bairro alto, no ferry boat, etc…
    – Petições (que podiam formar um híbrido com os happenings ou as cantigas) para alterar a legislação que permite aos supermercados estarem abertos ao domingo a partir das 13h, para erradicação das ervas daninhas do parlamento, etc. (por acaso, não sei qual a eficácia em termos legislativos das petições… até que ponto são úteis e permitem mesmo a mudança, sugestão para um post)
    – Continua…

    Abraços!
    Rita

  22. Continuação do comentário anterior:

    – Discussão acerca dos melhores métodos para promover a confiança comunicativa e assertiva a fim de tornar mais fácil dar a conhecer ao maior n.º possível das pessoas que nos rodeiam assuntos de economia e outros, perante os quais o pessoal manifesta resistência, enfado ou alergias. Como comunicar certo tipo de assuntos sem parecermos chatos ou snobs. (isto já não é talvez do âmbito do blog…)
    – Clube de leitores II: fórum onde os leitores deixam a sua opinião acerca de livros interessantes. Livros mais ou menos dentro dos assuntos tratados no blog e uma opinião por palavras próprias (nada de copiar-colar ;-p )
    – Fazer uma excursão ao Brasil para fazermos uma cimeira mediterranico-sul-americana – rsrsrs

    Abraços!

    Rita

  23. Max,

    eu adoro o I.I. da forma como está mas obviamente toda mudança visando melhorar é super bemvinda.

    No caso do I.I. para mim, o conteúdo realmente é o rei. Sua inserção em redes sociais pode ser benéfico no que diz respeito à atingir mais pessoas mas o que importa mesmo é o material que você disponibiliza diariamente para nós.

    Fico à disposição para ilustrar alguns de seus posts se você julgar necessário. Basta entrar em contato comigo.

    http://leomaiailustras.tumblr.com/

    Continue o seu ótimo trabalho e obrigado.

  24. Olá Rita: TU ÉS ÓTIMA! GOSTEI DEMAIS DAS TUAS IDÉIAS…ESPERO QUE OS LEITORES DE II E O MAX TAMBÉM GOSTEM, ENFIM TODO O BOTEQUIM DO MAX EM AÇÃO. PARABÉNS.
    Quanto ao encontro/simeira internacional, não sei se lestes, mas fiz esta proposta, e já teve certa receptividade. Pelo Brasil:BURGOS, Tibiriça, Walner e eu topamos e estamos esperando que o BURGOS tenha definido seu tempo disponível para propormos as datas aí em Lisboa. Por Portugal, o Max gostou muito da idéia (por mail)e o Saraiva até já definiu algumas facilidades que ele teria disponíveis para operacionalizar o encontro. Estou feliz que tu tenhas pensado (mesmo achando graça da ideia)na mesma coisa que pensei. Só que eu não achei graça, e estamos a caminho de torná-la realidade, inclusive agora creio que contando contigo também. Abraços

  25. Max, de fato o que mais gostei foi que você conseguiu se transportar ao futuro, seguindo a data do post 1 de fevereiro de2013, dai tenho certeza que muito terás a comentar pois sabes a HISTÓRIA, coisa que poucos sabem, daí….

  26. Tira umas férias e volta, o blogue está óptimo como está.

    No DN de 5ª ou 6ª Obama já falava na inevitabilidade de uma guerra contra o Irão, na noite de ontem, noticiado no Público, o Irão passou uns vasos de guerra no Mar Mediterrâneo, o que deveria recordar os governantes europeus que gostam de votar na ONU e OTAN o bombardeamento de países lá longe que o Irão não é assim tão longe, afinal o Mediterrâneo banha meia Europa.

    Vem aí a III Guerra Mundial e o Max quer fechar o tasco?

    Deixa de moleza, e volta à carga.

  27. Olá Max. Como leitora assídua, aqui deixo a minha opinião: o blogue está óptimo como está. Pessoalmente não vejo necessidade de mudar o que quer que seja. Gosto do aspecto "clean" e não vejo necessidade de acrescentar mais autores, visto que, tudo aquilo que nos tem mostrado é conciso e coerente até à data. E a não esquecer que também tem leitores que demonstram e acrescentam excelentemente os seus pontos de vista pertinentes, através dos comentários que vão fazendo.
    Resta-me desejar que continue a fazer o excelente trabalho que tem feito. 🙂

    Abraço Max.

  28. Parabéns Max pelo teu blog verdadeiramente inspirador! Na minnha opinião o blog deve manter o seu autor, há já os comentários e o forum para quem quiser colaborar. Em penso que seria bom que os posts estivessem algures agrupados por género; actualidade, história, instrução, acção. Do que li nos comentários não gostei da ideia de video nem dos sublinhados ou italicos e talvez crescesse mais, em número e força, antes de considerar uma exposição no facebook.
    Gosto muito das sugestões do comentário da Rita, e que me leva para a única coisa que julgo em falta neste forum – uma maior promoção da iniciativa. Li que tal não correu bem quando tentaste, mas penso que talvez valesse a pena pensar num artigo de bricolage do bem público: – como fazemos para criar uma associação neste país? – como fazemos para nos opor enquanto indivíduos a uma empresa aparentemente toda poderosa?
    Bem haja.

  29. Sugestão de leitor assíduo:

    Levar o Max ao "Combate de Blogs" na TVI24! Devia ser interessante ver o Max a mandar as achegas dele em directo, ao vivo e a cores, a quem doesse!…

  30. Olá Vanessa!

    Acho que não, que não tem fundamento.
    O novo resgate da União Europeia foi aprovado, isso deveria fornecer alguns meses de relativa "tranquilidade" ao País.

    Que a Grécia irá declarar falência está assumido, a única dúvida é quando. Provavelmente antes do final do ano: o novo resgate, como afirmado, fornece um pouco de oxigénio, mas é pouco se comparado com o oceano de problemas económicos-financeira de Atenas.

    No prazo de poucos meses a situação de extremo sofrimento das finanças irá apresentar-se outra vez: e na altura um novo resgate parecerá coisa impossível. Pois já muitos Países questionam o actual resgate e estão fartos de deitar dinheiro num poço sem fundo.

    Abraço!

  31. Olá!!!

    Maria: Ehe… já deve ter passado um mês (secalhar, um mês-luz), mas aqui vai finalmente a resposta!

    Tinha falado na "cimeira" em tom de brincadeira, mas não sabia que este encontro já tem pernas para andar! Que ótimo!!! Bom, acho que o n.º de participantes vai alargando 😉

    Vou passar a assinar com o meu muito pseudo-blog.

    Beijinhos!

    Rita

  32. Olá Rita: sim, o encontro/cimeira está andando, já deu até uma virada de 180graus,direção oeste. Bem vinda!Pede ao Max ou ao Saraiva te repassar os mails "organizativos". Abraços

  33. conheça estes aqui, são bastante dinâmicos e contundentes :

    conexaodamatrix.blogspot.com
    portaldamatrix.blogspot.com
    alemdamatrix.blogspot.com
    originaldamatrix.blogspot.com

  34. Noooossa… uma semana fora e o Max já postou 4234234234234 posts, aparentemente, com excepção do Ai Se Eu Te Pego, todos interessantes (hehehehe)…

    Vou baixar e ler tudo offline…

    Já estou na Itália… conhecendo as burocracias da Terra de Max e a dificuldade de arranhar o seu idioma… 🙂

    UHU! 🙂

    [ ]s

  35. Olá Ricardo: segue em frente, e não deixa de contar as tuas percepções, e as novidades de um brasileiro residente na Itália, teu novo lar. Abraços

  36. Caro Max

    Eis uma informação que , até agora, parece não ter circulado nos meios "alternativos" de Portugal:

    http://rev-fin.webnode.pt/

    Fukushima : Um novo 11 de Setembro ?

    Jim Stone ex- analista da NSA ( National Security Agency) dos EUA http://www.jimstonefreelance.com/fukushima1.html publicou recentemente um artigo controverso onde pretendeu desmontar a narrativa oficial do desastre de Fukushima e propor uma explicação alternativa.

    Stone argumenta, baseado em dados sismográficos registados no Japão, que o terramoto apresentou o grau 6.0 na escala de Richter e não 9.0 como os meios de comunicação repetidamente afirmaram. Jim acredita que a narrativa do terramoto de grau 9.0 foi usada para encobrir o tsunami de grau 9.0 que terá sido causado pela explosão de uma bomba nuclear colocada no fundo do oceano ao largo do Japão. O tsunami terá sido uma punição de Israel pelo facto de o governo japonês se ter oferecido para enriquecer urânio para o Irão.

    Inverosímil ? Aparentemente sim. Mas Jim Stone apresenta argumentos verificáveis e, de acordo com as práticas seguidas em qualquer investigação rigorosa, são eles que teremos que julgar. A sua tese não pode ser excluída à priori simplesmente por estar contra tudo aquilo que nos mostraram nos meios de comunicação de massas de todo o mundo. Jim argumenta que, nos vídeos do tsunami, não se observam danos estruturais compatíveis com um terramoto da magnitude 9.0. Exceto na zona afetada diretamente pelo tsunami não se observam danos significativos em edifícios de vários andares nem pontes destruídas pelo sismo. Como comparação, afirma Stone, basta observar as imagens dos danos provocados pelo terramoto de Kobe com uns "meros" 6.9 graus na escala de Richter.

    Está disponível no youtube uma entrevista de Jim Stone, que se encontra foragido no México à procura de asilo político, realizada por Kerry Cassidy do Project Camelot : http://www.youtube.com/watch?v=MzQM6x-t8sw . Nesta entrevista Jim Stone revela que Israel tem a capacidade de desencadear "acidentes" em qualquer central energética ou instalação industrial usando o vírus Stuxnet. De acordo com a wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Stuxnet
    o " Stuxnet é um worm de computador projetado especificamente para atacar o sistema operacional SCADA, desenvolvido pela Siemens para controlar as centrífugas de enriquecimento de urânio iranianas. Foi descoberto em junho de 2010 pela empresa bielorrussa desenvolvedora de antivírus VirusBlokAda. É o primeiro worm descoberto que espiona e reprograma sistemas industriais.Ele foi especificamente escrito para atacar o sistema de controle industrial SCADA, usado para controlar e monitorar processos industriais.O Stuxnet é capaz de reprogramar CLPs e esconder as mudanças.O vírus pode estar camuflado em mais de 100 mil computadores, porém, para sistemas operacionais domésticos como o Windows e Mac OS X, o worm é inofensivo, só funciona efetivamente nas centrífugas de enriquecimento de urânio iranianas, já que cada usina possui sua própria configuração do sistema SCADA. A origem do vírus Stuxnet ainda não foi definida, sabe-se que provavelmente tenha sido desenvolvido a mando de um país (Estados Unidos ou Israel), teoria defendida por Mikka Hypponen, não sendo possível o seu desenvolvimento por usuários domésticos e necessitando-se de informações detalhadas e de difícil acesso sobre o funcionamento da usina."

  37. Olá Max: não deixa de passar os olhos no último artigo do Pepe Escobar na rede castorphoto. segue só um "gostinho" do "referencial teórico" que domina o artigo.
    Já em 1997, a revista US Army War College Quarterly definia o que chamaram de “o futuro da guerra”.
    Para eles, seria:
    “…o conflito entre os mestres da informação e as vítimas da informação.” (…) “A informação destrói os empregos tradicionais e as culturas tradicionais; ela seduz, trai e, mesmo assim, permanece invulnerável.” (…)
    “Nossa sofisticação no uso da máquina de guerra da informação nos capacitará a deslocar e superar todas as culturas hierárquicas (…)”. “Nós já somos os senhores da guerra de informação (…).” Nossa criatividade é devastadora. Hollywood está “preparando o campo de batalha” (…).
    “Sociedades que temem ou não conseguem administrar o fluxo de informação não podem, simplesmente, ser competitivas.” (…) Conseguirão dominar as tecnologias para assistir aos vídeos, mas nós estaremos escrevendo os roteiros, produzindo os vídeos e recolhendo os royalties.
    “A guerra de informação pós-tudo nada tem a ver com geopolítica (…)”. Ela será “disseminada” – como qualquer drama de Hollywood – mediante emoções nuas.” “Ódio, ciúme e ganância – emoções, mais que estratégias – definirão os termos das lutas na guerra de informação. [8]. Abraços

  38. Melhor site sobre pesquisa ufológica séria:

    http://www.fenomenum.com.br/

    Alguns posts interessantes sobre o site:

    Falsos Registros Ufológicos na História:
    http://www.fenomenum.com.br/ufo/historico/falsos.htm

    OVNIs na Arte Medieval:
    http://www.fenomenum.com.br/ufo/historico/medieval.htm

    OVNIs na Arte Antiga:
    http://www.fenomenum.com.br/ufo/historico/antiga.htm

    OVNIs na Arte Renascentista:
    http://www.fenomenum.com.br/ufo/historico/renascenca.htm

  39. Agora a coisa ficou séria:

    http://www.fenomenum.com.br/ufo/historico/renascenca.htm

    "lorificação da Eucaristia (1600), de Bonaventura Salimbeni -Salimbeni foi o autor deste afresco, que se encontra na Igreja San Lorenzo, em San Pietro. A obra foi finalizada em 1600. Note a semelhança entre o objeto esférico situado entre Deus (à direita) e Jesus Cristo (à esquerda) com o Sputnik (primeiro satélite artificial terrestre)."

  40. Ola, gostaria de ver no blog, posts e artigos sobre o que um anónimo comentaste nos posts passados, sobre Nikola Tesla (Combustíveis fósseis: 300 anos em 300 segundos) e depois sobre o "Disclosure Project"(Nos moldes da legalidade).

    Pois olhei tal vídeo recomendado e depois de assisti-lo por completo e rever todos aqueles depoimentos com provas de oficiais, cientistas renomados e de altos credenciais verídicos, não tenho mais nenhuma dúvida de que não estamos sozinhos neste universo e que existe um tipo de "governo global" que opera nas sombras para nos ocultar todas estas informações e investirem em tecnologias e armamentos espaciais.

  41. Até agora ninguém quer falar deste assunto:

    "False-flag" nuclear evitado ? O estranho caso de David Chase Taylor

    http://rev-fin.webnode.pt/news/false-flag-nuclear-foi-evitado-o-estranho-caso-de-david-chase-taylor/

    Por acaso já ouviram falar de David Chase Taylor ?
    David Chase Taylor nasceu em 1977 na Noruega. Pouco após o nascimento a sua família mudou-se para os EUA . Taylor era um Republicano convicto que tinha votado G.W. Bush nas eleições de 2000 e 2004. Em 2007 ficou horrorizado (e envergonhado do seu apoio às políticas de Bush) quando se convenceu que " …os atentados de 11 de Setembro foram perpetrados por elementos criminosos no interior dos governos dos EUA e de Israel e não por terroristas islâmicos da "Al Qaeda"…" . Tornou-se então um activista em favor da paz. Taylor fundou o site http://www.truther.org , criou o primeiro "Truth Group" oficial (podemos traduzi-lo como "Grupo de procura pela verdade sobre o 11 de Setembro") numa Universidade da NCAA e tem trabalhado intensamente na divulgação da mensagem sobre a "verdade do 11 de Setembro" (9/11 Truth) para todo o mundo. Taylor trouxe várias figuras importantes à Universidade de San Diego na Califórnia para fazerem palestras sobre o 11 de Setembro como por exemplo o Dr. David Ray Griffin, Dr. Steven Jones, Richard Gage da Architects and Engineers for 9/11 Truth e Dylan Avery do famoso documentário Loose Change.
    Nos últimos anos Taylor reuniu centenas de artigos noticiosos e informação de diverso tipo que acreditava serem indícios da planificação de um false-flag nuclear no "Super Bowl" (final do campeonato de futebol americano) . Taylor reuniu os resultados da sua pesquisa num livro (ebook) intitulado "The Nuclear Bible" que pode ser descarregado gratuitamente no seu site http://www.nuclearbible.com . Quem estiver interessado pode descarregar diretamente usando estes links (partes 1 e 2) http://www.mediafire.com/?knr11n65o5bvady e http://www.mediafire.com/?gr623nqxlxn1gd2 . Taylor lançou o livro a 28 de Janeiro de 2011, poucos dias antes da realização do "Super Bowl". No livro Taylor indicava como alvo da "false-flag" nuclear o Super Bowl XLV de 6 de Fevereiro de 2011 em Dallas, Texas.

    Após a publicação da "The Nuclear Bible" Taylor realizou várias entrevistas na rádio e telefonou a diversos serviços de informação e polícias dos EUA como a CIA e o FBI para garantir que o ataque de falsa-bandeira (false-flag) não se concretizasse.Taylor acredita que a sua ação divulgadora impediu (ou pelo menos adiou) o hipotético ataque.

    No seu site http://www.davidchasetaylor.com/ podemos ler que "… devido ao súbito interesse dos serviços de informações americanos", Taylor , " … antecipando retaliações e temendo pela sua vida tentou obter asilo político na Suíça a 8 de Março de 2011". Desde essa altura que Taylor, que tem também cidadania alemã, tem, sem sucesso até agora, tentado obter asilo político. O mais estranho é que a polícia suíça, segundo parece a pedido dos serviços de informação dos EUA (Taylor apresenta como prova emails que trocou com um tal O.Ruembeli da divisão de pesquisas anti-terroristas da polícia suíça) contactou-o tentando convencê-lo de que era muito importante a sua presença num encontro. De acordo com o email o motivo fundamental seria a informação que Taylor enviara para os serviços de informação americanos. Taylor recusou obviamente o "convite"….

    Para mais informações podem ouvir entrevistas dadas por Taylor em programas de rádio que estão disponíveis no youtube como por exemplo esta "Nuclear Bible: 2011 Super Bowl Nuke Conspiracy, Interview with David Chase Taylor" http://www.youtube.com/watch?v=qy68dtJCh-8 .

  42. Caro Max, já que estamos em período Pascoal, que tal espiritualizar o II, gostaria de saber sobre o Fogo Sagrado que aparece no Santo Sepulcro, nas cerimonias antigas até os dias de hoje, na religião cristã ortodoxa, que é uma divisão do catolicismo que conhecemos…ESTE FATO É POUCO CONHECIDO OU DIVULGADO,SERIA VERDADEIRO OU FALSO ? UM ISQUEIRO LEVADO PELOS RELIGIOSOS ATÉ A TUMBA? BEM GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SEMPRE TÃO INTELIGENTE E HONESTA.MUITO OBRIGADA.

  43. Caro Max, também gosto muito de você.

    Há uma regra no futebol que diz: "em time que está ganhando não se mexe!"

    Só o espírito é real, divino, perfeito, eterno e infinito. Paz, saúde, prosperidade agora sempre e eternamente para você e todos nós. Sou grato.

  44. AVE MARIA MAX !!!SERIA TÃO BOM PODER ACREDITAR EM ALGO ASSIM, UM MILAGRE VERDADEIRO,QUEM SABE A HUMANIDADE MELHORASSE, MAIS RESPEITO, MAIS AMOR AO PRÓXIMO…
    SÓ NA ANTIGUIDADE, NO TEMPO DE JESUS QUE COISAS EXTRAORDINÁRIAS ACONTECIAM, ELE SE FOI E SEU SACRIFÍCIO FOI EM VÃO…OS HUMANOS CONTINUAM OS MESMOS, SE DEGRADIANDO…NOS GOVERNOS DE TODOS PAÍSES, NAS ESCOLAS, ESTRADAS, LOCAL DE TRABALHO, VIZINHANÇA, UM QUERENDO SER MAIS DO QUE OUTROS, PUXANDO TAPETES, TRAPACEANDO, UM EGOÍSMO GENERALIZADO…
    UM SINAL DO CÉU COMO PROMETE O APOCALIPSE E A HUMANIDADE SE RENDERIA…MAS COMO NADA ACONTECE, NEM AS EXPLOSÕES NO SOL ABALARAM O PLANETA, TUDO CONTINUARÁ DO MESMO JEITO …MUITÍSSIMO OBRIGADA PELOS ESCLARECIMENTOS, NEM PENSEI QUE PUDESSE ME DAR TANTA ATENÇÃO.PASSEI O ARTIGO PARA MINHA FAMÍLIA TODA, DEBATEMOS O ASSUNTO, QUE DESENCADEOU VÁRIOS OUTROS ASSUNTOS, MUITO BOM, TODOS NÓS APRENDEMOS MAIS UM POUCO, ATÉ SOBRE ELETRCIDADE JÁ CONHECIDA PELOS ROMANOS, EGIPCIOS…
    MAS COM CERTEZA É MAIS UMA MANIPULAÇÃO DAS RELIGIÃO, VOCE TEM RAZÃO QUEM NÃO DEVE NÃO TEME INVESTIGAção…abraço apertado.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: