Luis Vuitton em Marte

Os economistas exortam os governos a adoptar políticas que possam reduzir os desequilíbrios comerciais do planeta, ou seja, em outras palavras: a China deveria reduzir o seus activos na balança comercial e os EUA o seu défice.

Também na Europa a palavra de ordem é “exportar”; e para exportar é preciso ser competitivos; e para ser competitivos é preciso cortar tudo: serviços sociais, ordenados, reformas.

No entanto o nosso planeta parece ter um grave problema que invalida todas as estatísticas disponíveis: um desequilíbrio comercial muito grave, provocado pelo comercio entre os Humanos e os habitantes dos outros planetas.

Eu exporto, tu importas

Simplificando: se eu exportar 100, na balança comercial dum outro País haverá 100 de importação. Não há maneira de evitar isso, eu exporto e alguém deve importar. O saldo entre exportações e importações deveria ser sempre zero: X foi exportado, X foi importado.

Mas não é o que acontece.
Ao somar as transacções comerciais de todos os Países (incluindo exportações menos importações de bens e serviços, rendimentos líquidos de investimento, remessas de emigrantes e outras transferências ainda), descobrimos que em 2010 o mundo exportou 331.000 milhões de Dólares mais do que conseguiu importar, isso de acordo com o World Economic Outlook do Fundo Monetário Internacional (a máxima autoridade em matéria).

E o mesmo FMI também espera que este excedente atinja quase 700 biliões de Dólares em 2014.

Os Marcianos estão a comprar malas Louis Vuitton? Faz sentido: não é fácil encontrar malas em Marte e as lojas mais perto são mesmo as nossas.
Isso.

Isso ou uma série de erros graças aos quais os deficit comerciais de Países como os Estados Unidos, por exemplo, são subestimados e as exportações da China, outro exemplo, são sobrestimadas.

O mistério é depois agravado pelo facto de que o mundo teve um deficit neste sentido ao longo de quase três décadas, até 2005. Em 2001 o deficit tinha sido de 0,5% do PIB global, mas com as previsões do ano seguinte, o FMI declarou que os activos teriam atingido um recorde de 0,8% do PIB.

Era uma previsão que ultrapassava os activos da balança comercial chinesa do mesmo período.

Agora, de facto, os activos do mundo inteiro são maiores daqueles da China.

O FMI interpreta os astros

Na verdade, estamos perante um autêntico buraco negro que autoriza algumas (não poucas) dúvidas sobre a capacidade de previsão do FMI, segundo o qual os desequilíbrios comerciais globais vão aumentar nos próximos anos.

De acordo com esta previsão, o superavit comercial chinês deverá dobrar o seu valor em Dólares entre 2010 e 2014. Como vimos, se a China aumentar as exportações alguém terá de aumentar as importações. Mas segundo o FMI não será assim: o resto do mundo vai aumentar os activos comercias também. Todos exportam mais do que conseguem importar.

Como ninguém compra e todos exportam, deve existir um lugar para onde a mercadoria é vendida. E o único lugar que sobra é o espaço. Voltámos à hipótese do início: os alienígenas e Luis Vuitton.

Estudos anteriores do FMI concluíram que o défice global das décadas de 80 e 90 foi em grande parte devido a declarações inferiores à realidade no caso de rendimentos de investimentos estrangeiros e uma falta de transparência em outros casos (vendas não declaradas).

Mas na última década a situação melhorou, em parte porque os governos têm dado uma ofensiva contra a evasão fiscal e em parte porque as taxas de juros caíram.
Um sucessivo estudo demonstrou também importantes distorções na medição dos serviços, o que prejudicava o resultado final: no comércio internacional de serviços jurídicos e financeiros (seguros, consultoria) os exportadores desses serviços são mais fáceis de identificar de que os importadores.

Mas, após o estudo, os erros na estimativa do comércio de bens aumentaram significativamente e agora estão no mesmo nível do erros de estimativa dos serviços.

Atrasos nos transportes podem levar a um excesso (aparente) de exportações numa situação de crescimento rápido: por exemplo, os bens estão em trânsito em Dezembro e são contabilizados como exportações da China; mas não são ainda contabilizados como importações dos Estados Unidos porque a mercadoria chegará apenas em Janeiro.

É possível, aliás, é bem provável.
Mas isso não é suficiente para explicar o tamanho da discrepância estatística e o seu aumento, sobretudo porque o crescimento do comércio tem diminuído desde 2007.

Interessa? Não pouco!

Mas porque tudo isso é tão importante?
O que temos nós a ver com o binómio importações/exportações?

A explicação é a mesma fornecida no início: a palavra de ordem é “exportar”; e para exportar é preciso ser competitivos; e para ser competitivos é preciso cortar tudo: serviços sociais, ordenados, reformas.

Dados incorrectos acerca da balança comercial levam a erros políticos, escolhas que afinal não têm razão de ser. E antes de poder decidir, os governos deveriam fazer alguma limpeza neste dados.

Ipse dixit.

Fonte: The Economist

One Reply to “Luis Vuitton em Marte”

  1. Lá voltamos nós aos algoritmos matemáticos aplicados à economia como forma de aldrabar o sistema… solução: despedir os matemáticos e acabar com os algoritmos ao gosto do freguês!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: