Chevron Brasil

Há uma notícia esquisita que circula na internet. Trata-se dum derrame de petróleo perto de Rio de Janeiro. “Esquisita” porque até parece falsa: não é simples encontrar algo relacionado nos principais diários ocidentais.

Poderia visitar publicações no Brasil, mas não, quero ver como os “outros” tratam, se tratam, da notícia.
Encontrei algo no Público:

O Ministério do Ambiente brasileiro deverá anunciar hoje que a Chevron tem de pagar 20 milhões de euros pelo derrame de petróleo ao largo da costa do Rio de Janeiro, que já dura há duas semanas.
Os 50 milhões de reais (20,6 milhões de euros) correspondem apenas aos danos ambientais causados. A companhia petrolífera incorre ainda em outras multas, nomeadamente por negligência na segurança da exploração e por falhas no cumprimento do Plano de Emergência Individual, requisito nos processos de licenciamento, noticia o jornal brasileiro “O Globo”.

O derrame de petróleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, começou há duas semanas quando ocorreu “uma pequena fissura no fundo marinho, perto de um poço que estava a ser perfurado” a mais de mil metros de profundidade e a cerca de 120 quilómetros de distância da costa, segundo um comunicado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A 15 de Novembro, o poço começou a ser encerrado, processo de cinco etapas que deverá estar terminado no final da próxima semana.

Apesar dessa medida, o petróleo continua a ser derramado, de acordo com as imagens captadas pela Agência Nacional brasileira do Petróleo (ANP) através de veículos submarinos operados remotamente. A Chevron Brasil avança que está a ser derramado diariamente uma quantidade equivalente entre os dez e os 100 barris (entre 1590 e 15.900 litros respectivamente).

Na sexta-feira, a mancha de combustível estava a afastar-se da costa e tinha 18 quilómetros de extensão e 11,8 quilómetros quadrados de área, segundo os técnicos a bordo de helicópteros da Marinha que sobrevoaram o local. Mas a maior parte do combustível concentra-se a cerca de um metro abaixo da superfície do mar, sendo apenas detectável a partir de satélite. Nas imagens do satélite RSAT-2 (as mais adequadas para análise desta situação), dos dias 12 e 14, é possível observar que a dimensão da mancha chegava a 68 quilómetros de extensão, com cerca de 160 quilómetros quadrados de área. Os dados relativos a sexta-feira deverão ser conhecidos nesta segunda-feira.

No domingo, o presidente da Chevron Brasil, George Buck, assumiu “a inteira responsabilidade por este incidente”. “Comprometemo-nos a mobilizar recursos até que o derrame já não possa ser detectado”, acrescentou, em comunicado. A companhia petrolífera afirma ter naquelas águas 18 navios para ajudar as operações de limpeza.

O oceanógrafo que aconselha a Polícia Federal brasileira neste caso, David Zee, considera que os 20 milhões de euros de multa por danos ambientais são insuficientes para desincentivar novos acidentes, disse ao jornal “O Globo”. Segundo o perito, ainda é mais vantajoso pagar a multa do que adoptar controlos mais rigorosos para evitar derrames.

“O acidente poderia ter sido evitado e merece uma resposta forte”, disse ao mesmo jornal o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. “É uma região rica em biodiversidade, como algas, plantas e microrganismos que são base da cadeia alimentar marinha”, acrescentou.

Peço aos Leitores do Brasil: tudo isso é verdade?

Que está a fazer a Chevron ao largo de Rio?
Uma multa de 20 milhões de Euros? De facto não é muito: se calcularmos os lucros obtidos com a venda do petróleo, o jogo compensa.
E como seria utilizado este dinheiro? Para fazer o quê? Limpeza? Limpeza não, em princípio os 18 navios da Chevron tratam disso. Então servem para quê?

Um grupo de irresponsáveis criminais (uma multinacional neste caso) planta as máquinas a 120 km da costa, estraga o ambiente, paga 20 milhões de Euros e pode continuara a fazer buracos dum outro lado? E o Estado brasileiro enche os cofres com 20 milhões? É assim que funciona?
Minha nossa…

Ipse dixit.

Fontes: Público

28 Replies to “Chevron Brasil”

  1. É verdade Max.
    Infelizmente…

    http://www.jornalnh.com.br/meio-ambiente/357879/secretaria-do-rio-comeca-a-avaliar-valor-da-multa-que-sera-aplicada-a-chevron.html

    Virou moda agora estes acidentes.

    E se percebe claramente a acobertação de toda monopolizada mídia brasileira que não coloca o acontecimento nenhuma vez nas principais manchetes. Se você não comentasse a notícia, eu, por exemplo ainda não teria ficado a par do assunto. Agora você pode ver a triste realidade do nosso país, onde o governo e a mídia trabalham juntos a favores das empresas estrangeiras que estão tomando conta.

    Isso me da raiva.

  2. A Maria bem que avisou no post anterior… tudo é possível em função do lucro e do poder… até mesmo o impensável. E agora?! que havemos de fazer???

  3. Caro Max,
    No bloguezinho mequettrefe tem alguma coisa, coisa essa levada a público por um jornalista de fora da mídia venezuelizada.
    Vale a pena ver as ligações globo-serra-chevron.
    Abraço,
    Gilson

  4. E veja também Max

    O Anônimo deve estar bem desatualizado, pois diz que se você não tivesse comentado ele não saberia de nada.
    Como diz o Gilson Sampaio, vários blogs já estavam na luta contra a Chevron, pois a mídia estava escondendo o fato.
    Quem trouxe a público isso foi o blog Tijolaço, do Brizola Neto, um respeitado politico brasileiro, com ajuda de vários outros blogs.
    e não é só no Brasil que a Chevron está a fazer isso, na Angola a situação é igual ou até pior.
    Como podes ver no meu Blog, as ONGs "Ambientalistas também se omitiram em relação a Chevron, pois a maioria recebe doaçãoes para ficarem caladas diante de tais acontecimentos, e quando resolveram se manifestar, distorceram os fatos.

    Abraços

  5. Pelo jeito do Anônimo, ele deve ser daqueles que ficam na frente da televisão, esperando as notícias da Rede Globo.
    E também é muito desinformado, pois se tivesse interesse tería visto que muitos brasileiros tomaram providências e divulgaram.

  6. Só uma correção:

    Os cofres do Estado devem ficar com uns 2 milhões… 18 milhões passarão por fórmulas e movimentações mágicas até desaparecerem no limbo offshore, algo típico e nada contestado por aqui…

  7. Olá Max: os comentaristas brasileiros estão apontando vários blogs bons para ajudar os teus estudos.
    Me parece prudente, se desejares entrar neste assunto pensar a Petrobras neste momento,os próximos passos já divulgados pela Petrobras,independente dos vazamentos de petróleo, suas relações/não relações com a Chevron, tudo acompanhado por aquelas perguntas que fazes e nos fazes: a quem serve/não serve, quem lucra, quem perde. Ver também o que e como a rede Globo "noticia" Abraços

  8. É normal Fada, no mundo todo ocorre isso, enchem o bolso das ONGs e elas ficam bem quietinhas.

    O lema das ONGs "Ambientalistas" agora é: Tudo para nós e o Meio Ambiente que se F….!

    E a gente vê uma geração de jovens (retardados)se engajando nessas ONGs corruptas achando que estão salvando o planeta.

    Abraços

  9. Enquanto não pararmos com essa busca incessante por poder e dinheiro, não mudaremos o rumo do mundo. Já dizia o Cólera:

    Não aguento esse cheiro
    Que só pode ser dinheiro
    Que faz o homem matar
    Que faz o homem odiar
    Não aguento esse cheiro
    Que só pode ser dinheiro
    Que planta em qualquer lugar
    Que faz o homem mudar
    Este cheiro, fedorento

  10. Acredito que o burgo seja um militante ao qual o pt paga um salario minimo a fim deste lancar seus comentarios pela internet, claro sempre em prol do partido. Parece ate barbaridade mas é fato comprovado. Coisas do pt comunista

  11. Max, é isso mesmo que você escreveu, só que pior. Na verdade, essa multa não passa de perfumaria. A Chevron não vai pagar absolutamente nada. Digo isso porque tudo aqui acaba na Justiça. Os advogados da Chevron certamente discutirão a multa no Judiciário e aí podemos esquecer o caso por uns dez ou quinze anos, talvez até mais… Se o Judiciário depois de um longo processo mandar pagar, aí começa uma nova discussão a respeito da prescrição da multa… Ou seja, a multa nunca será paga, isso daí é só enrolação.

  12. Anônimo

    Para teu conhecimento e de todos não faço militância para Partido nenhum, nunca fui e nem sou PT, PDS ou qualquer outro partido.
    Quando Leonel Brizola era vivo tinha uma grande admiração por ele, mas nunca me filiei ao PDT e nunca fiz campanha para quem quer que seja.
    E tem mais, nem votar eu voto, sou totalmente contra um país ter Congresso e Senado, isso só serve para ludibriar o povo, a maioria de pessoas que lá estão, pensam unicamente em se beneficiarem.
    Quando tu achas que estou defendendo o PT, na verdade estou defendendo a verdade, seja de que lado for, independente de partido ou político.
    Mas, agora virou moda entre aqueles que não gostam do atual governo e perderam suas regalias ofender as pessoas chamando-as de militantes do PT.
    Qualquer um que ouse mostrar as coisas boas que estão sendo feitas é escrachado e chamado de militante.
    É lamentável essa situação que foi gerada nesse País.
    Pela primeira vez em muuuiitoss anos vemos as pessoas tendo oportunidades que jamais imaginávamos que um dia elas teriam, mas aqui no Brasil ainda existe um "ranço" por medo de perderem o espaço para pessoas mais humildes.
    Coisa essa que me deixou muito contente ver isso acontecer, porque talvez esses humildes que hoje estão tendo oportunidades, amanhã se tornem pessoas dignas de confiânça e nosso futuro seja bem mais agradavel, porque o que temos ultimamente são pessoas preconceituosas, que só sabem olhar para o próprio umbigo.

    Abraços

  13. Continuando

    Se o Max e todos aqui acham que estou incomodando, e que meus comentários estão fora do contexto, peço que me digam, pois minha intenção é somente comentar os posts do blog e trocar idéias sobre comentários, com muito respeito, mas se estou sendo inoportuno por favor me avisem, e eu me retirarei.

  14. Olá Burgos, olá Anónimo!

    Calma pessoal, calma.

    O que o Anónimo quis dizer é o seguinte: "Ahi que bom que seria se Burgos fosse um militante do PT de forma a ter aqui uma saudável troca de opiniões com pontos de vista diferentes mas sempre no reciproco respeito e nos moldes dos valores que tornam a diversidade uma riqueza e não uma barreira!".

    E Burgos respondeu: "Ahi caro Anónimo vejo nas tuas palavras a luz da razão mas infelizmente não sou aquele que tu desejavas que eu fosse mesmo assim terei de continuar a comentar neste maravilhoso blog que todos torna felizes e contentes pois em verdade em verdade eu digo é aqui que as pessoas podem falar independentemente das convicções políticas ou religiosas e isso graças ao formidável Max pessoa que não conheço mas que sem dúvida é um dos melhores produtos da raça canina".

    Acho que mais ou menos foi isso. Tenho apenas alguns dúvidas quanto ao facto de eu pertencer à raça canina, mas além disso posso ver que não há crise.

    O que é sempre bom.

    Abraços!!!

  15. hahahahahahaah

    Muuito engraçadoo esse comentário do Max!!! uahaha

    "e isso graças ao formidável Max pessoa que não conheço mas que sem dúvida é um dos melhores produtos da raça canina".

    nhahahaha
    Muito bom!!

    Burgos,
    Apesar de pensarmos um pouco diferente e nos inspirarmos em pessoas diferentes, tenho umagrande admiração por você e seu blog, este anônimo deveria aprender conosco, nas nossas discussões. Bem no estilo do comentário do Max! haha
    Não se deixe afetar Burgos, são as diferenças que compõem o mundo.

    abraço

  16. Esse blog sem Burgos?! Incomodar!? Pô Burgos qualé? Teu lugar é aqui.

    Um abraço.
    Walner.

  17. Burgos,
    Este blogue não é o mesmo sem você e lógicamente o Walner tem toda a razão!
    O seu lugar é aqui connosco! tu nem imaginas o quanto me maltrataram já sem ter feito mal a ninguém… o Voz sabe muito bem, mas aí, foi a própria dona do blogue, porque de resto… não ligue a provocações, ainda mais de anónimos!!

    Um brijinho para si Burgos.

  18. É pelo jeito esse blog se tornou uma família, já me sinto da família e não gostaria de ficar longe da Fada, Voz, Maria, Walner, Tony, Max e até do briguento (brincadeirinha) do Marcelo.

    Um abraço a todos
    (menos para o anônimo)

  19. Burgos,senta,senta,…isso, agora aprende que esses comentários sem pé nem cabeça não te afetam, viu, não se esqueça. Você é nosso, de estimação.

  20. Vejam que de tanto lermos e comentarmos sobre assuntos sérios nos esquecemos as vezes de rir, isso, simplesmente rir e a propósito recebi agora e achei por bem compartilhar com todos pois rir faz bem a saúde e saúde é coisa séria.

    Ontem, minha esposa e eu estávamos sentados na sala, falando das muitas coisas da vida.
    Falávamos de viver ou morrer. Então, eu lhe disse:

    – Nunca me deixe viver em estado vegetativo, dependendo somente de uma máquina e líquidos. Se você me vir nesse estado, desligue tudo o que me mantém vivo, por favor!

    Ela se levantou, desligou a televisão, o computador, o ventilador e jogou minha cerveja fora.

    Não é uma F.D.P. ?
    (Autor desconhecido)

  21. SENAM

    Aprendi!

    Fiquei comovido com a parte de que sou de estimação.

    Gosto de pertencer a essa matilha de amigos.

    Um abraço

  22. SIMPLES A COISA:
    1 – O GOVERNO LULA FOI BEM? FOI ÓTIMO! PORQUE? É COMUNISTA! E PORQUE DEIXARAM O GOVERNO COMUNISTA LULA IR BEM? PARA O MOMENTO ATUAL! OS GOVERNOS DO MUNDO SENDO COMUNISTAS COMO SERIAM CONTRÁRIOS EM APOIAR A NOVA ORDEM MUNDIAL! AGORA TODOS PAGAREMOS O PREÇO E SERÁ ALTÍSSIMO! POIS NÃO DEMOS CRÉDITO A VERDADE, E QUERO VER SE EXISTE MOBILIZAÇÃO HUMANA CAPAZ DE PARAR O NOVO GOVERNO MUNDIAL E O NOVO GENOCIDIO! O RESTO É BALELA E ENGANO. QUEM QUIZER PODE COMPRAR A PIPOCA E ASSISTIR DE CAMAROTE, ESTAMOS DENTRO DO APOCALIPSE.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: