Regresso a Macondo

Deepwater Horizon, lembram?

O Golfo do México, o poço Macondo, a enorme mancha de petróleo, o desastre ambiental, os 11 mortos, os 17 feridos, turismo e pesca prejudicados ao longo de meses?

Isso mesmo.
Há uma nova mancha. E as autoridades não percebem qual possa ser a origem. O facto da mancha encontrar-se acima do poço agora fechado, evidentemente é uma casualidade.

É o mesmo poço que foi selado após 87 dias de batalha e após 4 milhões (no mínimo) de barris terem sido libertado no mar.

Já foi enviada uma sonda, um pequeno rover, no fundo do mar, perto do poço, para tentar perceber. Mas o rover nada encontrou: do velho Macondo parece não sair nada.
Então?


A BP tem uma ideia: será que o petróleo saiu das ruínas da antiga plataforma petrolífera? A plataforma Deepwater Horizon, aquela que explodiu?

E a Deepwater era de propriedade da Transocean, empresa suíça. Portanto a responsabilidade é deles.
Faz sentido.

Mas a Transocean nega e acusa a BP:
Cada quantidade de petróleo ou de outros líquidos que saírem do tubo que ligava Macondo com a plataforma saem do poço. Portanto é a BP responsável, dado que a empresa londrina era a dona do poço.
Faz sentido.

Resumindo: há uma mancha de petróleo, ninguém sabe donde possa vir, ninguém é responsável.
Faz sentido.

Ipse dixit.

Fontes: Petrolio, Bloomberg

4 Replies to “Regresso a Macondo”

  1. Já ninguém liga a isto… Agora só temos que esperar pelo próximo grande derrame lá para os lados do Pólo Norte e arredores… para a malta se animar outra vez!

    Mas o que vamos fazer? Precisamos de petróleo como de água para viver…

    Siga para BINGO que a linha já cá canta!

  2. Existem derrames regularmente, mas só se dá importância quando as porpoções atingem níveis que não da para esconder, 2 meses atrás houve uma mancha de algumas milhas no Golfo do México e a noticia não passou dos midia locais..

    saudações

  3. Podes crer… Li e vi as fotos tiradas nessa altura, mas é como escrevi, já não interessa…

    Depois temos os derrames anuais que continuam a acontecer todos os dias ou quase todos os dias… mas não se passa nada… só na Nigéria até mete medo!

  4. Parece que o Macondo esconde uma importante reserva de petróleo, na altura li algures que não era só uma fuga, que havia três fugas.
    E será que conseguiram deter petróleo no oceano ou ele continua a jorrar alegremente…?

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: