IG Nobel: a Ciência nunca pára

É Sexta-feira, basta de notícias tristes.
Porque no mundo acontecem coisas boas também. A Ciência, por exemplo, não pára e cada dia somos um pouco mais ricos.

Na Universidade Harvard, em Boston, foram entregues os IG Nobels, o máximo reconhecimento para os cientistas que com as próprias pesquisas mais contribuíram ao longo do último ano para o progresso da Humanidade.

Eis os galardoados da edição 2011.


Fisiologia
Nobel para Anna Wilkinson, Natalie Sebanz, Isabella Mandl e Ludwig Huber, cuji estudo demonstrou que o bocejo não é contagioso entre as tartarugas com patas vermelhas (Geochelone carbonaria).

Química
Nobel para sete Japoneses que conseguiram verificar a densidade ideal do wasabi (uma raiz-forte que costuma acompanhar o sushi) para que este consiga acordar uma pessoa adormecida em caso de incêndio ou outras situações de emergência.

Segurança
Menção para John Senders da Universidade de Toronto, Canada. Com alguns colegas tentou perceber até a que ponto a queda da aba parasol pode prejudicar a condução em autoestrada.

Paz
Nobelpara Arturas Zuokas, Presidente da Câmara de Vilnius, Lituânia. Dele é a proposta de destruir os carros mal estacionados com um tanque.

No seguinte vídeo, Zuokas demonstra quais as aplicações práticas da própria teoria (nota: o vídeo é apresentado em língua original para tornar tudo ainda mais interessante).

Medicina
Mirjam Tuk, Debra Trampe, Luk Warlop, Matthew Lewis, Peter Snyder, Robert Feldman, Robert Pietrzak, David Darby e Paul Maruff estudaram  como o estimulo de urinar possa interferir com o processo decisional.

A experiência foi conduzida com cobaias humanas, sentados na frente dum computador, que engoliam periodicamente um quarto de litro de água. Os pesquisadores mediram o gradual enchimento da besciga e estabeleceram que sim, de facto é mais complicado tomar uma decisão quando há necessidade de urinar.

Literatura
Premiado John Perry, da Universidade de Stanford: dele a teoria da dilatação estruturada, segundo o qual um grande triunfador tem sempre de trabalhar acerca de algo importante e utiliza-lo para evitar algo de ainda mais importante.

Psicologia
O Norueguês Kar Halvor Teigen, da Universidade de Orla, tentou perceber porque  na vida quotidiana as pessoas suspiram.

Biologia
Darryl Gwynne e David Rentz verificaram que entre uma espécie de coleopteros australianos  os machos confundem as garrafas de cervejas com a fêmeas da espécie.

Física
Philippe Perrin, Cyril Perrot, Dominique Deviterne, Bruno Ragaru e Herman Kingma identificaram a razão pela qual quem lança o disco sofre de vertigens enquanto quem lança o martelo não. A razão é que os lançadores do disco rodeiam de formas mais rápidas.

Matemática
Prémio Nobel colectivo para Dorothy Martin, Pat Robertson (conhecido telepregador dos Estados Unidos), Elizabeth Clare Prophet, Lee Jang-rim, Credonia Mwerinde e Harold Camping.

Cada um deles tinha profetizado o fim do mundo em datas diferentes, a partir de 1954. Os blogueiros, evidentemente, não foram considerados.

E obviamente; bom fim-de -semana para todos os Leitores!

Ipse dixit.

10 Replies to “IG Nobel: a Ciência nunca pára”

  1. Eu não sabia nem que existia tartaruga de pata vermelha, agora que sei, isso vai mudar radicalmente minha vida.

    Imagine alguém tentando te acordar com uma raiz enquanto o prédio está pegando fogo, hehehehe.

    O da Paz se viesse para o Brasil tería que passar 24 horas passando por cima de carros, aqui estacionam até em cima das calçadas, esse eu gostei, merece o Nobel de verdade.

    O de literatura foi demais, "muito importante" essa "teoria da dilatação estruturada", vou segui-la, achei importantíssima.

    Afinal Max tu não disse se o Norueguês percebeu porque nós suspiramos, esse com certeza é o melhor estudo que já ví na minha vida.

    E não são só os coleopteros australianos machos que confundem as garrafas de cervejas com a fêmeas da espécie, aqui no Brasil os homens também se confundem, acho que os homens do mundo todo, hehehehe.

    Acho que temos que fazer uma campanha para anular o Nobel de matemática, por causa dos nossos amigos (fanáticos pelo Elenin) que foram discriminados e não puderam concorrer.

    Depois de ler esse post ficaremos mais cultos, eu talvez não erre mais a origem de Carla Bruni, hehehehe.
    Com toda a certeza esse IgNobel é mais sincero que o verdadeiro Prêmio Nobel.

    Abraços

  2. Observer

    Se fizermos uma pesquisa sobre todas as pesquisas que fazem, veremos que 80% é sobre inutilidade, com certeza a maior parte das pesquisas são para arrecadar dinheiro. São chamadas de "pesquisas capitalizadas", hehehehe.

    Abraços

  3. Faço parte de um grupo de discussão online de kirliangrafia à uns 3 anos, mas configuerei meu e-mail para que as mensagens fossem direto pra sua pasta. E nunca mais olhei.

    Hoje resolvi fazer uma faxina, e me deparei com várias coisas interessantes, que me trouxeram dúvidas. Não sei a que ponto fotos kirlian são ciência ou apenas semelhante a um prisma colorido… Deixo algumas imagens pra vocês.

    http://img828.imageshack.us/img828/4149/dedopolegaresquwedo.jpg

    http://img268.imageshack.us/img268/1223/polegaresquerdofoto1.jpg

  4. Olá Ana,

    a fotografia kirlian é algo merecedor de um estudo aprofundado, pois mostra-nos algo mais sobre os seres.

    Este tipo de foto permite ver o campo electromagnético, ou mais conhecido como Aura (perispírito entre nós, os espíritas); esta aura sofre modificações consoante o nosso estado emocional, o tipo de pessoa que somos, os desejos que temos e o nosso estado de saúde.

    Podes ler na wikipédia para ter uma ideia geral, mas aconselho-te a ler algo sobre passes e radiações como o livro Manual do Passista que traz informações valiosas sobre a capacidade que o ser humano tem para doar e receber fluídos magnéticos que nos ajudam de imensas formas.

    Certamente existe leitura especializada só sobre bioeletrografia, mas ainda não adquiri nenhum livro desses.

    Abraço,
    — —
    R. Saraiva

  5. Ana:

    A suposta aura não aparece se a fotografia for realizada no vácuo. O que se registra nas imagens eletrografadas é apenas a resistência ou permeância elétrica do objeto em estudo. Tanto é que não só objetos orgânicos que apresentam isso.

    Céticos afirmam que grande parte dos halos são gerados pela umidade que ocorre naturalmente em todos os seres vivos, que se tornam ionizada devido aos campos elétricos de alta-tensão e alta-freqüência utilizados nessa técnica e captados pela emulsão fotográfica. De fato, considera-se que pelo menos vinte e duas características físicas, químicas e fotoquímicas podem influenciar as descargas coronais vistas nas fotos Kirlian.

  6. Max:

    Penso que seria muito interessante, uma discussão mais profunda à respeito de HAARP. Tenho seríssimas dúvidas sobre o assunto. Tentei encontrar qualquer coisa sobre "Controle de Armas Climáticas". Leio muita gente que diz existir tal documento, que parece ser algo semelhante ao "Controle de Não Proliferação de Armas Nucleares", mas nunca encontrei nada. Se realmente existe tal documento, ou talvez, uma intenção de que ele venha a existir, ficaria clara que tal instrumento possa realmente estar operando. Em muitos blogs é mencionado este suposto documento, ou a discussão sobre sua confecção.

    Penso que isto poderia lançar luz sobre muito do que anda a acontecer neste planeta. Muito se fala sobre os experimentos de Nicholas Tesla, seu Raio da Morte, sua Máquina de Terremotos, sobre os experimentos de Bernard Eastlund sobre a Ionosféra. Da mesma forma que aqui muito se falou de Elenim, Nibiru de forma desmistificadora, talvez seja este também, um assunto divisor de águas dentro do blog. Noto que as teorias conspiracionistas, têm a capacidade de serem alteradas conforme o interesse de alguns, na verdade, muitos blogueiros. Assim que comecei a me inteirar sobre o, digamos, "conspiracionismo", se bem me lembro, pouco mais de 6 meses, reparei que tudo era HAARP e Chemtrails, temperado com Grays e Reptilianos. HAARP e Chemtrails eram as armas apocalípticas que estavam convulsionando nosso meio-ambiente, depois, os causadores das catástrofes passaram a ser Elenim e Nibiru e seus alinhamentos. Creio que este possa ser um assunto muito interessante para uma pesquisa, onde Léo com seu faro arguto poderia nos tirar algumas dúvidas.

    Até.
    Walner.

  7. Shit Fuck! Então? Somos praticamente 7 mil milhões de cromos no planeta… como é que não querem que existam este tipo de "actividades" recreativas de passar o tempo e ganhar umas coroas…

    Se não fossemos tantos então aí o desperdício não existia… agora assim, não há outra hipótese..

    Aliás… O nível de burocracia está directamente relacionado com a quantidade de animais humanos em excesso!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: