Os Líbios? Altos, muito altos.

Khadafi é mau, disso não há dúvida.

Já no passado Fevereiro foi descoberta uma vala comum que na verdade era um cemitério, onde tinham sido enterradas pessoas que o líder líbio nunca tinha feito justiçar.
O que é normal, sendo apenas um normal cemitério, mas que demonstra uma vez mais quanto feroz fosse o regime de Khadafi.

Nestes dias eis que os media difundem outra notícia: uma vala comum com os restos mortais de milhares de pessoas, todas justiçadas, todas mártires mortas após ordem do Coronel.

Vamos seguir o rasto desta enésima prova que justifica a intervenção humanitária da Nato e companhia.


A primeira tinha sido Al-Jazeera: Mass grave of Lybian prisoners found, “Encontrada vala comum de prisioneiros líbios”. Por isso, não apenas Líbios mas Líbios presos. O que demonstra a covardia do Coronel: a prisão como antecâmara da morte, métodos dignos dos piores regimes totalitários.

Quantos? 1.700 presos. Meu Deus, 1.700 pessoas, provavelmente inocentes, cuja única culpa tinha sido olhar na cara duma esperança chamada “Liberdade”.

Khalid Sharif, porta-voz do Conselho Militar do CNT (os bons):

Encontramos o lugar onde todos aqueles mártires foram sepultados.[…] Atacaram os corpos com o ácido, para apagar os rastos.

Sacanas, nem o respeito pelos mortos, até o derradeiro insulto quando já o último suspiro da alma tinha abandonado os corpos, no chão como marionetas sem fios.

A seguir, a visita com os jornalistas da CNN, porque o mundo tem de saber.
Eis a vala, último santuário agora violado pelas câmaras.
Eis os restos, que como silenciosos testemunhos gritam para a justa vingança.
Eis os ossos.
E a dúvida: Mas quanto eram grandes estes Líbios?

Muito, muito grandes. Eram Líbios enormes.
A julgar pelas dimensões dos ossos, estes Líbios inocentes tinham uma altura de vários metros, com um espirro faziam partir um comboio, com dois afundavam um navio.

De facto, cada mártir era um cruzamento entre Godzilla, King Kong e Gulliver.
Mas com uma alma gentil.

Como foram mortos? Provavelmente com um ataque combinado de tanques e caças. Eu aposto nas armas químicas, que abundavam nos arsenais do Coronel.

Mas a CNN já não está tão certa.
Repórteres ingleses, não têm fígado.

O Cnt explica aos repórteres que alguns ossos são demasiado grandes para serem humanos.

E a seguir, pequena correcção:

O Cnt suspeita tratar-se duma vala comum, apesar de não terem sido encontrados restos humanos. Uma equipa da CNN encontrou no campo lamacento apenas ossos animais.

Como assim? E os mártires? Os gigantes? Godzilla?

Para boa sorte os diários ocidentais continuam com a versão original.
E podemos continuar a sonhar.

O Globo, 25 de Setembro:

Autoridades do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia disseram ter encontrado uma vala comum com corpos de mais de 1.270 vítimas de um massacre na prisão de Abu Salim, cometido em 1996 pelas forças de Muamar Kadafi.[…]

Segundo um médico, os corpos achados na vala comum serão identificados por exames de DNA, o que pode levar anos. O local foi encontrado há duas semanas, a partir de informações obtidas com pessoas presas sob suspeita de envolvimento com o massacre.

O Globo não apenas confirma os mortos mas até consegue identificar o massacre do qual foram vítimas: a prisão de Abu Salim, em 1996. E depois queixam-se de que já não há jornalismo de investigação.

Mas atenção: o exame do DNA pode levar muito tempo.

Acreditamos que sim.
Confirma La Repubblica do mesmo dia:
Uma vala comum com 1.200 cadáveres foi encontrada perto da prisão de Abu Salim.[…] Entre os presos, muitos dos insurgentes ao longo da revolução deste ano.

Eis um pormenor que o Globo deixou escapar: não apenas mortos de 1996, mas também alguns mais frescos. É favor prestar um pouco mais de atenção da próxima vez, são notícias delicadas estas.

Mas há uma explicação: La Repubblica não se limitou a reportar uma nota de agência, enviou mesmo um jornalista no lugar.

1.700 cadáveres [que, evidentemente, têm a particularidade de multiplicar-se com o passar dos dias, o que pode levar a graves problemas de saúde pública, NDT], uma das mais aterradoras valas alguma vez encontradas.[…] Pedaços de tecido cheios de sangue e desbotados pelo tempo, um miliciano do Cnt aperta ao peito como uma relíquia o fato com o nome do velho amigo Abdul Salem; o nome ainda está aí, tal como o furo da bala que matou o homem há 15 anos. 

Nâoooooo, Abdul nãooooooo!!!!
Basta, basta, por favor, não resisto, fechem este post porque já não consigo travar as lágrimas…mas como terá sido capaz o jornalista de ver todas estas coisas (incluído o pobre Abdul) no meio duma vala com apenas ossos de animais?

P.S.:
A notícia passou em todos os media mundiais.
E a desmentida?

Ipse dixit.

Fontes: Al-Jazeera, O Globo, La Repubblica, CNN

5 Replies to “Os Líbios? Altos, muito altos.”

  1. E destes tipos todos, quantos é foram foram mortos graças à CIA e ao MI6 e restantes SS de outros países que utilizavam a Líbia como Paraíso de Tortura e Interrogatórios? 1/2? 2/3?

    Por mim esta corja imensa de "gente" desde P.R. dos EUA a membros dos S.S. a Ditadores Bons a Ditadores Maus podem todos morrer no mesmo dia que para mim, estou como o outro "pessoalmente não interessa"

  2. Olha que bom… o Brasil, país pacífico, que há uma década estava ajudando o imperalismo internacional na américa central, agora vai começar no oriente médio… realmente o desespero reina:

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-estuda-enviar-tropas-para-missao-de-paz-no-libano,625185,0.htm

    http://www.cartacapital.com.br/internacional/haitianos-pedem-fim-da-minustah#comment-106230

    PS: não me responsabilizo pela imparcialidade dos textos, afinal ambos são da grande mídia!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: