Elenin, Nibiru e a genialidade da contra-informação

Este post não é dedicado a todos os que já perceberam a linha do blog (e que são muitos pelos vistos, ainda bem).

É dedicado a todas as pessoas que passam o dia na pesquisa das últimas notícias acerca do fim do mundo, que esperam uma invasão alienígena, que procuram consolação (?) nas palavras catastrofistas de blogueiros cujo objectivo é apenas aumentar o número das visitas.


Olá pessoal!

Como sempre, um post acerca do catastrofismo desperta paixão e atenções.
Vice-versa, um post acerca da realidade (ver o caso da Nova Ordem Mundial, da Grécia ou de Krugman) passa em segundo plano.

É normal, também Hollywood quando quer colectar alguns Dólares prepara um filme com grandes efeitos especiais e destruições em massa.
Porque um filme acerca da realidade teria bem pouco sucesso, seria algo de bastante aborrecido.

Mas nós não estamos em Hollywood: aqui falamos da vida, das nossas vidas. Falamos das pessoas e das instituições que regulamentam a nossa vida, escolheram o nosso passado, escrevem o presente e projectam o futuro.

Então pergunto: vamos crescer ou não?
Porque a questão é esta: ou damos um salto para a frente ou ficamos atordoados num mundo que não existe.

Dar um salto para a frente significa tomar consciência de que Elenin, Nibiru e companhia (mas há mais do que isso) podem ser assuntos fascinantes, sem dúvida, mas não passam de …pois, de quê? De fantasias.

Isso mesmo: fantasias criadas para atingir vários fins.

Como o dinheiro, por exemplo. Pois vender livros e dvd rende, e bem.

Ou fantasias para aumentar o número de visitas do próprio blog.
E se no blog houver também publicidade, junta-se “fama” (por assim dizer) e um pouco de dinheiro (não muito, com a publicidade nos blogues ninguém fica rico).

Não são apenas fantasias?
Ok, então pergunto: mas alguém entre vocês alguma vez viu Nibiru? Ou Elenin?

Os vídeo no Youtube? Mas estamos a brincar? Quem sabe reconhecer um vídeo adulterado dum vídeo original? Quantos deles são falsos clamorosos?

Pelo contrário, todos podemos ver (e vemos) o desemprego, um mundo onde a injustiça não é perseguida, onde as coisas não funcionam como deveriam, onde muitos sofrem e um restrito círculo de pessoas gozam de benefícios que o comum mortal nem consegue imaginar.

Percebo que muitos, perante um tal cenário, possam preferir fechar os olhos ou olhar para algo de longínquo, de irreal. Tal como o conto de Elenin. É, de facto, uma maneira simples para esquecer a crua realidade.
Mas é uma realidade que não desaparece, continua aí, perto de nós, sempre, inexoravelmente.

Elenin passará, mas a vossa/nossa condição ficará na mesma.

Imaginem se a raiva, o desaponto que conseguem mostrar nos vossos comentários fossem dirigidos contra os verdadeiros alvos. Não seria melhor?
Mas quantos que aqui escrevem para criticar e ofender alguma vez pegaram numa caneta ou no teclado para protestar contra as más decisões do próprio governo?

Pessoalmente deveria ficar lisonjeado: “olha, aos olhos destas pessoas sou mais importante da Dilma!”
Mas sei que não é assim, as razões são outras.

O problema é que a vossa atitude causa prejuízo: como escrevi no post A morte da informação alternativa, é por causa de assuntos fantasiosos como Elenin, por exemplo, que o mundo da informação alternativa vegeta num estado miserável. E ninguém o leva à sério.

Não seria mais correcto culpar os autores dos blogues “catastrofistas”? Não, não acho.

Internet pode ser imaginado como um grande mercado, onde cada um expõe a própria mercadoria (as ideias): de quem a culpa se mercadoria de fraca qualidade é bem vendida? De quem vende ou de quem compra?

Para responder é preciso considerar que no mesmo mercado há também mercadoria de nível superior, sempre ao mesmo preço.

Se ninguém ou poucos comprassem a mercadoria de fraca qualidade, os vendedores ficariam fartos de gastar o próprio tempo e desapareceriam. Ou começariam a vender mercadoria melhor, o que seria ainda melhor.

Depois há os casos mais graves, nos quais as pessoas realmente acreditam neste género de coisas (Elenin, Nibiru, etc.); que já não são um mero passatempo mas tornam-se realidade aos olhos dos desinformados.

É difícil falar com estas pessoas. A única coisa que posso dizer é o seguinte: olhem para os vossos dados, vejam quais são as fontes, tentem usar o vosso cérebro de forma crítica.

No post Elenin, o cometa assassino podem encontrar perguntas, respostas, dados.
Ninguém entre todos os que pensaram bem comentar para apoiar a própria convicção (de forma mais ou menos educada) pensou fazer uma coisa extremamente simples: contradizer as minhas afirmações com outras perguntas, outras respostas, sobretudo outros dados. O máximo que conseguiram fazer foram insultos.

Exemplo: estão convencidos de que Elenin seja a causa dos terramotos? Alguém importa-se de iluminar-me e explicar como? A gravitação? O magnetismo? Uma deformação espaço-temporal? Ou quê?
É apenas uma explicação, não me parece pedir muito.

Mas ninguém explica. Querem saber qual a razão? É uma razão simples: quem acredita em Elenin (mas não só) limita-se a acreditar em coisas que lhe foram ditas. Não existe pesquisa, não existe critica, uma pessoa lê no blog tal que Elenin provoca terramotos então começa a repetir que Elenin provoca terramotos.
No máximo a pesquisa é feita nos links indicados pelo mesmo blog. Que, olha o acaso, confirmam a versão do blog.

Não sei se repararam, mas é a mesma coisa que acontece ao ver a televisão: quantos olham para a tv e acreditam? Não é esta uma atitude que vocês querem combater?

Se alguém, em boa fé, pode trazer para este blog provas que demonstrem a perigosidade do cometa, a existência dos alienígenas malvados ou do planeta deles, prometo dar espaço, sem censura.

Se, mesmo assim, continuam a acreditar, então boa sorte, mais não posso dizer nem fazer.
Neste blog não defendo nem a verdade oficial nem a ciência oficial, longe disso. Mas há uma fronteira entre a realidade e a fantasia e às vezes pode não ser fácil reconhece-la.
Eu mesmo, perante teorias muito mais “terrenas”, às vezes paro e questiono-me: fazem sentido? Podem ser reais? Ou estamos perante a enésima manobra de contra-informação (que existe e adora Elenin, tal como Nibiru)?

Mas é uma pena. Além da questão ligada aos estragos da informação alternativa, há também o desperdício de recursos. Pois pessoas capazes de procurar além do óbvio, empregam a própria energia em assuntos vazios.
Sim, verdade que afinal cada um é livre de acreditar naquilo que mais gosta, sem dúvida. Mas é como comprar um Ferrari só para ir ao supermercado.

Doutro lado, não é este o fim último? Manter as mentes ocupadas com algo de inexistente, longe dos problemas reais. É por isso que existe a televisão, os media de regime e os contos de fantasia. Evitar que as pessoas tomem consciência da realidade e fiquem entretidas com inutilidades.

Não posso não realçar a suprema ironia de quem preparou isso: manter as mentes longe dos culpados com a ideia de atacar os mesmos culpados.
Genial. Falo a sério, acho esta técnica bem inteligente.

Vou continuar a seguir o “caso Elenin” até o fim, e sempre com o meu estilo.
Falta pouco, é só até os meados de Outubro. Depois basta, pois há coisas bem mais importantes das quais falar.
Mas não deixo Elenin, porque espero que alguém, no fim, possa ter a vontade de reflectir. É este o objectivo, nada mais: se uma pessoa, mesmo que seja só uma, tiver a coragem de pensar em quanto lido ao longo destes meses e perceber que as “verdades” (que eu não conheço) ficam noutros lugares, então isso será um sucesso nada secundário. Porque será uma outra pessoa que pode investir o próprio tempo na tentativa de perceber um mundo que não é como deveria ser.

Quem ficar incomodado ou até ofendido com quanto escrevo, tem uma solução rápida e sem dor: não ler este blog. Há muitos outros, leituras não faltam. E continuo com a minha ideia: há já muitos “lobos maus”, bem reais, não é preciso inventar outros.

Ipse dixit.

19 Replies to “Elenin, Nibiru e a genialidade da contra-informação”

  1. Olá Max, aqui é o Marcos do Site Libertar…

    Sinceramente estou com você!!!

    Eu fui um dos miseráveis blogueiros que caíram nesta história de Elenin…
    No começo (e durante um bom tempo) até que acreditei, mas depois, refleti, raciocinei, e hoje cai na real!

    foi o que você disse!
    "…manter as mentes longes dos culpados com a ideia de atacar os mesmos culpados… Evitar que as pessoas tomem consciência da realidade e fiquem entretidas com inutilidades."

    o ELENIN É um história criada para tirar o foco das verdadeiras ameaças!

    Você também não percebeu que muitos blogs deixaram de falar sobre economia, política, coisas sérias, e substituiram estes assuntos com Elenin, Nibiru, Et's e etc?
    OU seja, inutilidades!

    Pra mim chega! Chega destas ilusões! Nestes tempos temos que ser os mais simceros e realistas possíveis…

    Mais uma vez parabenizo você por ter esta visão muito apurada e realista da vida que vivemos nesta Terra…

    POde até haver uma consequencia com a passagem do cometa? Pois queira ou não, ele vai passar… Ta! E aí? Você não acha que os megacapitalistas não criariam nada para se protegerem, além dos idiotas bunkers, que além do mais, são muito falados na internet?

    Então.. é isso…
    Vivendo e aprendendo…

    Abração!

  2. Carlos Janeiro, totalmente excelente este gráfico!!!! Não precisa ser vidente para ver que esse gráfico somente subirá, até chegarem as datas enumeradas pelos "eleninhos".

  3. Me perdoe Max, mas tenho presenciado esta celêuma aqui neste espaço, já há algum tempo. Deu pra perceber que alguns blogueiros que tratam do assunto e eram frequentadores de Informação Incorreta, fizeram como o aconselhado e sumiram. Participo da leitura de alguns destes espaços, tenho minhas discordâncias, mas não os qualifico como catastrofistas, inclusive dou testemunho de que alguns deles vão muito além de Elenim e Nibiru.

    Bom, o meu pedido de desculpas, lá em cima, se deve ao fato de que por uma informação tua num post anterior onde havia uma saudação pela reativação do blog "Prova Final", fui levado a procurá-lo, e qual a minha surpresa, quando me dei conta de que o blog tratava destas questões que tanto te desagradam, entre muitas outras. Lá, inclusive, tudo está muito recheado de publicidade, mas nem por isso deixei de encontrar assuntos muito interessantes. Não sou reptiliano, nem nibiruano, muito menos annunakense, o que dá no mesmo, mas minhas dúvidas sobre o Gênese, Exôdo, Deuteronômio, só conseguem ser aplacadas com muito do que se encontra em "As Crônicas da Terra", embora esteja aberto à outros absurdos.

    Não vai daqui nenhum intento de provocar-te, apenas um apontamento para algo que considerei em desacordo com o teu exposto.

    Até Max.
    Walner.

  4. Olá Libertar!

    Eu sei que é fácil para mim dizer isso agora, mas não tinha dúvidas acerca de Si.
    Conheço o Seu blog e, apesar de ter pontos de vistas diferentes acerca de alguns assuntos, respeito o Seu trabalho, que é feito com um fim nobre.

    A expressão "miserável blogueiro" não se aplica neste caso 🙂

    E lógico que haja pessoas que divulguem isso em boa fé e não é este o problema.

    Grande abraço!

  5. A Fada disse bem, ficam preocupados com o fim do mundo e esquecem dessa nossa realidade do dia dia, onde estamos sendo massacrados com mentiras, isso só gera medo, e todos estão a viver o tempo todo com medo. Já não basta a realidade mundial que estamos vivendo e ainda temos que nos preocupar com o tal elenin?

    Ainda bem que existe um blog como o do Max para fazer com que as pessoas reflitam e parem, e comecem a se preocupar com coisas que realmente estão na atualidade, que são bem piores que o tal do Elenim, Anunakis, etc…
    O mundo está um caos, vamos culpar o Elenin? Não. Os governos fazem guerras, desviam recursos, vendem a própria alma para continuarem a nos sugar, e quem são os culpados?
    Os anunakis? Não.
    Como o Max bem diz, em vez de criticarem seus posts, deveríam discutir como podemos viver nessa nossa realidade mundial, discutir sim, mas sem querer ser o dono da verdade e querendo que acreditemos em coisas fantasiosas onde não existem provas concretas.

    Abraços

    (não se sintam ofendidos, foi só um desabafo meu)

  6. Temos um Elenin e demais cometas por aí meu amigo.
    Só não vê quem não quer e cabe facilmente dizer que isto é ilusão. Fácil não?
    Respeito sua opinião, porém não concordo com o que diz ser mera ilusão, Elenin, Nibiru e afins.
    Nibiru nem chegou ainda meu caro. O que dirá você quando ele se aproximar algum dia?
    Não podemos é claro ficar super valorizando certos temas, desvia-se de outros, mas também não se pode caro amigo dizer que tudo é mera ilusão

  7. Finalmente um relato que não sejam telepatias cósmicas de vegalianos (rs)! Vamos analisar, certo?

  8. PHD?

    O nome verdadeiro dele é Trevor Alexander e foi preso em 2003 por fazer sexo com uma menor de idade.

    Ele percebeu como havia muita gente fazendo livros, DVDs e palestras fraudulentas facilmente identificáveis, porém com muito sucesso, com o pessoal da nova era…

    Aproveitou o Elenin e pronto, descobriu uma forma maravilhosa de ganhar dinheiro… e tem ganho… depois ele some…

    Tem que sumir logo, pois falou que dia 17/08 teria um terremoto que não existiu e ainda nos alertou que dia 26/09 (uma triste segunda-feira) irá ser o fim do mundo…

    Dia 27/09 todo mundo irá pedir o dinheiro de volta…

    Lamento Felipe, analise suas fontes! 🙂

    Ser cético é FUNDAMENTAL!

  9. Meu caro colega Ricardo,

    Se você ao menos tivesse lido o arquivo ao invés de o ignorar completamente teria visto que realmente é uma tese e que oq o Dr. Mansur Omerbachich diz é sobre o conceito georesonador, na qual ele desenvolveu uma metodologia para analisar os seus efeitos sobre os corpos celestes e não baseado em Guias Espirituais sobre "vibrational harmonics" que é o que Alexander Retrov diz.

    Alias, seu nome é Alexander Retrov, Trevor Alexander era seu pseudonômio. Sendo assim, reafirmo minha conclusão final do comentário anterior.

    Grande abraço!

  10. Max, até que enfim achei algo que seja que discordo de ti. Que Elenin existe é um fato, certo. Há muito ví o trabalho do Dr Mnsur,outro fato. Mais o que leva ao acompanhamento de Elenin não é sem dúvida sua exposição na mídia, pois ela não existe, o que leva a isso é a falta dela, que pressupõe que há algo a acobertar e que sabem mais que isso e escondem( pega-se por detalhes) pois outros cometas por aqui passaram e a mídia sempre fez a maior "festa", porque não agora?! Se notarmos que um "flare" do sol o pegou em cheio e logo foi noticiado que "acabou elenin", mas assim não foi, pois ele tinha proteção especial e vem com acompanhantes ( o que ou quem sera?!) porque não acompanhar, assim como acompanhamos o Max??? Só tem notícias dele na Net, mas temos também que filtrar ou ter fontes menos sensacionalistas (nisso concordo), quanto a tremores é só acompanhar os diversos monitores que tem (oficiais) por aí e tremores tem todo dia, um monte deles e estão a aumentar em número. Por exemplo, temos hoje 7 satélites operando com infra red e a anã marrom que foi descoberta, só é vista com infra red mas tem tamanho suficiente para mexer com a orbita de todos no nosso sistema, mas você não encontra (ainda) informações sobre isso, nem na net. Não digo que vou viver em função disso, ou de profecias, que não posso interferir assim como não posso interferir no preço do "Brent" nas comodities ou nas decisões do FMI, mas não deixo de acompanhar. Acho já a algum tempo que a exposição excessiva a 21/12/2012 é isca para desviar a atenção, vem algo por aí que vai pegar o mundo de surpresa, por isso acompanho mas não dicuto, só procuro sentir e respeito o direito de quem não acredita.
    Foi mais um desabafo. Abraços(pra ti, Guida e o Leo)

  11. Bem, cada um faz sua parte, uns cuidam das causas cósmicas, outros das humanas, e todos erram um pouco porque nossa mente ordinária é seletiva e ainda trabalha através de estatística: se vc não se preocupa com asteróides caindo em sua cabeça é porque estatísticamente isso é improvável.

    Mas não é impossível.

    Mas o que eu queria dizer mesmo é que o Elenin ainda é uma coisa estranha. Tenho a impressão de que os psicopatas da NOM tinham planos para ele e mudaram de idéia no meio da trajetória… Por que? Isso é o que eu gostaria de saber.

    Celia

  12. DIZER QUE COMETAS E METEOROS SÃO FICÇÃO É FALTA DE LÓGICA AMIGO! GRAÇAS A JÚPITER QUE HOJE ESTAMOS VIVOS PARA LER ESSE BLOG!E DE NÃO ESTARMOS EXTINTOS DESDE 1994!TEM MUITA ESPECULAÇÃO! MAS ALGUMAS VERDADES SOBRE O FIM DO MUNDO QUE PODE SER HOJE OU DAQUI A MILHARES DE ANOS!UM DIA SEREMOS FÓSSEIS COMO OS DINOSSAUROS ! O QUE RESTA É A ENERGIA DO ESPIRITO!

  13. Você se acha o sabichão em..

    Gostaria que desse uma olhada em uma palestra de um conceituado físico que explica sobre Nibiru (hercobolus), é um planeta 3 vezes maior que a Terra. E não um meteoro como Elenin.

    veja o video com provas reais, e matematica pura e tire suas conclusões somente depois de vê-lo.

    Vai passar a gente sabe, poucos sabem. Ele nao vai colidir com a Terra, mas com o alinhamento entre o Sol e Ele, a Terra sofrerá muitas consequências. Isso é matematica e física.

    Video: http://www.youtube.com/watch?v=4hKnUKUGYkg&feature=related

  14. Você se acha o sabichão em..

    Gostaria que desse uma olhada em uma palestra de um ceonceituado físico sobre Nibiru (hercobolus), é um planeta 3 vezes maior que a Terra. E nao um meteoro como Elenin.

    veja o video com provas reais, e matematica pura e tire suas conclusões depois de ve-lo.

    Vai passar a gente sabe, poucos sabem. Ele nao vai coklidir com a Terra, mas com o alinahmento entre o Sol e Ele, a Terra sofrerá muitas consequencias. Isso é matematica e física.

    Video: http://www.youtube.com/watch?v=4hKnUKUGYkg&feature=related

  15. Esse tal do vídeo errou muita coisa, como se pode ver por aqui:

    http://www.2012hoax.org/alexander-retrov

    E segundo ele clama, envereda pelo tarot e "canaliza" informação…coisas de new ager. E ele próprio diz que o new age é mais uma religião inventada pelos illuminati…estranhas contradições.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: