Entre Zombie e Estrelas

Ok, ok, tudo bem: este não é um blog catastrofista, não é costume tratar de assuntos como este.

Mas temos de ser honestos: não é tão normal que a Nasa prepare um kit de emergência para os empregados e as famílias deles, não é?

E se o leitor acabou de imaginar planetas malignos (Nibiru!) que colidem com a nossa pobre Terra ou alienígenas (Annunaki!) que querem destruir o nosso carro com uma pistola laser…então pare.
E pense.

Pois pode haver emergências muito menos “celestiais” e muito mas terrenas. E este cenário pode até ser pior do que uma invasão espacial.
Pior?
Sim, pior.

Na página Headquarters Emergency Operations da Agência Espacial Americana é possível ver um vídeo de Charles F. Bolden Jr., ex astronauta e actual Administrador da Nasa. O vídeo, muito simples, explica a razão de fundo do Plano de Emergência: estar preparados.
Mas preparados para quê? Tudo: furacões, terrorismo, porque, afirma Bolden:

I have concerne that our rights now is not as good as it ought to be

Literalmente: estou preocupado com o facto dos nossos direitos agora não estarem tão bem como deveriam estar.

Eh? De que está a falar o chefe da Nasa, uma agência que em princípio deveria ocupar-se de estrelas e afins?

Bah, vamos em frente.


À direita do vídeo é possível encontrar alguns links, que abrem documentos Pdf: o Emergency Supply Kit, o Family Communications Plan, e outros.
São todas recomendações que fazem sentido, disso não há dúvida.
O que preocupa é o contexto.

A Nasa, repetimos, é a Agência que trata das missões espaciais, não da segurança dos cidadãos: não é suposto preparar um vídeo, guias, até enviar mails aos dependentes para alertar acerca de eventuais emergências. Nem falar de “direitos que não estão tão bem como deveriam estar”.

A não ser que…não, já disse: esqueçam as invasões extraterrestres.
Pelo contrário, pensem em algo de muito mais perto.

Como um Pais cujo futuro é muito menos seguro do que podemos pensar.
Um Governo que não tem a certeza de poder responder em caso de necessidade.
Uma classe política que não sabe ao longo de quanto tempo ainda será capaz de controlar as forças centrífugas que começam a emergir.
Pensem num País com quase 14 milhões de desempregados e uma perspectiva de crescimento limitado ou até ausente. Pensem na hipótese duma nova recessão.
Pensem num País empenhado numa guerra civil.

Vistas assim, as coisas começam a fazer sentido.

Então podemos entender porque o CDC, o Center for Disease Control and Prevention, publica um artigo com o título de “A Apocalipse dos  Zombie”, na tentativa de alcançar um público mais vasto em vista de emergências.

Então é normal que a Nasa abra o armário para extrair os espectros do 9 de Setembro (citado no vídeo), do Furacão Katrina e de outras catástrofes naturais.

Ar pesado no outro lado do oceano: as certezas são mercadorias cada vez mais raras.

Ipse dixit.

Fontes: Nasa, CDC

3 Replies to “Entre Zombie e Estrelas”

  1. Bem,

    artigo interessante, no sentido de nos deixar a pensar.

    Já por várias vezes, eu e o amigo Xenofonte temos falado em ter em casa algo como um Survival Pack. Basicamente uma mochila com algumas coisas importantes em caso de catástrofe: comida enlatada, cobertores, bússula, rádio, lanterna, canivete multi-usos, kit de primeiros-socorros entre outras coisas…

    Acho que não é uma questão de paranóia, mas sim de prevenção, principalmente no meu caso, que vivo bem junto a Lisboa (zona sísmica, lembram-se?). E em Portugal não existe o conceito de panic room, portanto, uma mochila salva-vidas é o mais oportuno.

    Porque nunca sabemos quando há um sismo, quando surge uma guerra civil (porque o clima está instaurado em muitas nações) ou quando somos simplesmente postos fora de casa. 🙂 Não, não acredito nas invasões extraterrestres da forma como são documentadas, pois acredito que exista muita mais vida para além da nossa, mas os ET's também deve ter lá os Passos de Coelho para se preocuparem, ao invés de andar a chatear terráqueos.

    eheheheh

    "O seguro morreu de velho", né Max?

    Abraço,
    — —
    R. Saraiva

  2. Por acaso, ou não, aqui no Brasil o Discovery channel e o NatGeo estrearam documentários sobre uma possível invasão extra-terrestre, no mesmo horário.

  3. Por um acaso, todos ja leram ou viram videos sobre o Projeto Blue Beam? Tudo se encaixa. A coisa é muito doida, mesmo de arrepiar, mas esta parecendo que se encaixa. Enfim é só aguardar. Até a agenda dos Bildbergs este ano foi diferente.
    Aguardemos

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: