Última hora: Obi-Wan Kenobi é morto

A conferência de imprensa

Obi-Wan Kenobi, mente de alguns dos ataques mais devastadores contra o Império Galáctico e homem mais procurado da galáxia, foi morto num tiroteio com as forças imperiais perto de Alderaan.

Este foi o anuncio de Darth Vader no passado domingo.

Perto do final da noite, no Salão Leste do Palácio Imperial, Lord Vader disse que “a justiça foi feita”, explicando que os agentes do Exército Imperial e os soldados da 501ª Legião finalmente conseguiram encontrar Kenobi, um dos líderes da rebelião Jedi, que havia evitado as forças do Império durante quase duas décadas.

Funcionários do funcionários relataram que Kenobi resistiu e que abatido pela espada laser do mesmo Lord Vader. O seu corpo foi em seguida lançado no espaço.

A notícia provocou emoção extraordinária.
Multidões de pessoas reuniram-se no distrito senatorial e fora do Palácio Imperial, com bandeiras do Império, aplaudindo, gritando, rindo e cantando o slogan “Viva o Imperador! Viva Lord Vader “.
Na zona de protecção aliena, a multidão cantou “O Império dos Dez Mil Anos”.
No distrito de Sah’c, os aerocarros buzinaram até noite funda.

Obi-Wan Kenobi numa recente mensagem vídeo

Numa declaração transmitida por toda a galáxia através de HoloNet, Lorde Sith afirmou:

Por mais de duas décadas, Kenobi foi o líder e o símbolo da rebelião Jedi. A morte de Kenobi é o mais importante resultado alcançado até agora no nosso esforço para derrotar a aliança rebelde.

Mas a morte dele não marca o fim da nossa luta. Não há dúvida de que a rebelião vai continuar a planear ataques. Devemos permanecer vigilantes em Pátria e fora dela, e isso que faremos.

O fim de Obi-Wan Kenobi é um marco na luta das tropas imperiais contra o terrorismo, uma vitória simbólica, que afirma a tenacidade para perseguir aqueles que se rebelaram contra o Império no final das Guerras dos Clones.
No entanto, resta saber se esse evento só vai servir para galvanizar os seguidores de Kenobi, transformando-o num mártir, ou se, pelo contrário, será um ponto de viragem na guerra contra a Aliança Rebelde.

Num comunicado emitido anteriormente, Kenobi tinha afirmado que matá-lo era torna-lo “ainda mais poderoso”.

Não é claro qual o efeito da sua morte na Aliança Rebelde.
Durante anos, quando Kenobi estava escondido, os dirigentes imperiais tinham realçado que ele era mais importante no plano simbólico do que no plano operacional, porque forçado a esconder-se e incapaz de desempenhar qualquer papel significativo.

No entanto, era o símbolo mais eficaz do terrorismo dentro do Império e alguns daqueles que nos últimos anos tinham subestimado o seu papel, agora elogiam a sua morte.

Dada a simpatia que as forças radicais tinham em relação ao Kenobi, o governo do Império Galáctico está preparado para uma possível retaliação.
Um Grand Moff da Frota Imperial disse, na noite de domingo, que as bases militares nos mundos centrais e no perímetro da galáxia foram levados a um nível mais elevado de alerta.

O Imperial Security Bureau divulgou uma declaração em que alerta os cidadãos da galáxia que vivem em áreas de risco para “limitar as viagens fora do próprio sistema solar e evitar manifestações de massa”.

A vivenda refugio de Obi-Wan Kenobi

A operação militar liderada pelas tropas imperiais pode agravar as tensões na Banda Exterior, que tem criticado frequentemente as operações de contra-terrorismo do Império, apesar de Kenobi ter claramente encontrado um refúgio seguro nestes territórios por mais de uma década.

Lord Vader, desde a tomada de posse como Comandante Supremo da Marinha Imperial, tem aumentado significativamente os ataques contra alvos terroristas na Banda Exterior, provocando os protestos da opinião pública local e um aumento na actividade criminal.

Quando para Kenobi chegou ao fim, não foi localizado nas áreas remotas e inexploradas do Espaço Deserto ou das Regiões Ignotas, onde há muito tempo imaginava-se que tivesse encontrado refúgio, mas num grande complexo resort, a cerca de uma hora de aero-carro de Bestine, capital de Tatooine. Ao que parece, viveu por alguns tempos sob o pseudônimo de “Ben” Kenobi.

Mapa do complexo

O complexo, localizado a apenas 50 milhas da base operacional do Imperial Fighter Squadron, fica no final duma estrada estreita, e quase oito vezes maior do que as outras casas da área, em grande parte ocupada pelo Povo da Areia Tusken.

Um representante da Frota Estelar Imperial revelou que no Verão passado os agentes da intelligence do Exército tinham tido conhecimento de que um “alvo de grande importância” estava escondido algures no planeta desértico e começaram a desenvolver um plano para capturá-lo .

No início de Março, Lord Vader tinha trabalhado em estreita colaboração com um número de almirantes da Estrela da Morte para finalizar os detalhes da operação; e na manhã de Sexta-feira foi dado aos membros da 501 ª Legião (mais conhecida como “O Murro de Vader “) a ordem de ataque.

Kenobi e um grupo de seus seguidores foram finalmente capturados quando tentava fugir do sistema e levados a bordo da Estrela da Morte, que estava a monitorar a recente catástrofe ambiental em Alderaan. Darth Vader definiu o ataque como uma “operação cirúrgica”, embora alguns funcionários relatam que quatro caças estrelares foram perdidos devido a “falhas mecânicas” e tiveram de ser destruídas para evitar que caíssem em mãos inimigas.

A primeira imagem do interior da vivenda

Além de Kenobi, foram mortos dois homens e um Wookie, um dos quais acredita-se ser um jovem aprendiz; uma mulher foi morta depois dum dos dois resistentes de sexo masculino ter tentado usá-lo como escudo humano. Dois robôs são ainda dispersos.

“Nenhum soldado das tropas imperiais sofreu ferimentos graves”, disse Lord Vader. “Tentámos evitar vítimas civis. Eu mesmo derrotei o meu antigo mestre, durante um duelo, e tomei custódia do seu corpo”.

A tradição Jedi requer que um corpo seja enterrado dentro de 24 horas, mas ao lança-lo para o espaço, as autoridades imperiais, provavelmente, queriam evitar a criação dum local de culto para os seguidores.

Lord Vader recusou exibir as fotografias do cadáver, dizendo que são “muito assustadoras” para o público em geral.

Fonte: The Galactic Empire Times
Tradução e adaptação: Informação Incorrecta

One Reply to “Última hora: Obi-Wan Kenobi é morto”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: