Quem paga?

Ajuda, ajuda…sim, tudo bem, mas donde chega esta ajuda?
Afinal, quem paga?

No próximo mês de Maio será activada a ajuda para Portugal: um rio de dinheiro que terá como objectivo evitar a falência oficial dum País já falido. E antes já tinham sido “ajudados” outros dois Países, a Grécia e a Irlanda. Qual a origem de todo este dinheiro?

O fundo de ajuda da União Europeia tem, em princípio, uma capacidade de 440 mil milhões de Euros, mais o dinheiro do Fundo Monetário Internacional (280 mil milhões), mais uns trocos como os do bilateral loans e EFSM.
Total: 865 mil milhões de Euros, suficientes para “salvar” pequenas economias.

No seguinte gráfico é possível observar em que medida cada entidade (Fundo Europeu, Fundo Monetário Internacional, entre outros) e cada País intervém na constituição destes 865 mil milhões:

Assim, os maiores contribuidores do Fundo Europeu são, na ordem, Alemanha, França, Italia e…Espanha? Exacto: por enquanto Espanha ainda não precisa duma intervenção, por isso, sendo a 4ª economia da Zona Euro, faz parte do Fundo de ajuda.

Mais interessante até é o segundo gráfico: mostra quanto dinheiro foi gasto até agora (já considerando a intervenção portuguesa) e quanto sobra.

O montante ainda disponível parece notável, mas a verdade é que até agora foram “salvas” economias pequenas.
Uma ajuda à Espanha, por exemplo, acabaria o “bolo” num instante…

Fonte: Intermarket&More

One Reply to “Quem paga?”

  1. O montante restante será para Espanha (q ainda vai falir nesse ano), França e Itália, esses até 2012. Aí sim vai começar a ruína total com a falência oficial dos Estados Unidos, e o início de uma III guerra mundial entre o Islã e a China contra os EUA e a Europa. Só a Rússia que não sei de que lado estará.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: