Maré negra: Test de pressão

Breve actualização sobre a situação do poço BP.

Nos últimos dias a companhia petrolífera tentou o posicionamento de uma espécie de “tampa” para captar o petróleo e, assim, parar o vazamento.

Tarefa dificultada pela enorme pressão. E há outra dúvida: “fechar” o poço principal poderia abrir uma fuga secundária? O petróleo começaria a sair a partir do fundo do mar?

Neste caso, seria quase impossível bloquear a fuga.

A seguir as notícias das agências:

Segundo imagens da televisão, as operações para a instalação da nova cobertura têm sido bem sucedidas: a perda de petróleo  desapareceu, a nova tampa parou na integra o vazamento de petróleo bruto. (Fonte: Ansa)

E esta é a fotografia do dia 12, já com nova tampa e tudo:

A fuga não parou. Só mudou de cor por causa do Corexit, o detergente que agora é acrescentado directamente à saída do petróleo com o tubo branco visível na imagem.

No entanto, o almirante Thad Allen, coordenador por parte do Governo das tarefas de luta contra o vazamento, informou em comunicado o adiamento:

O processo pode ser beneficiado pela análise adicional que acontece nesta noite e amanhã (quarta-feira).

Tradução:

Este raio de poço não quer fechar. Vamos ver se conseguimos perceber o que se passa desta vez.

Nesta altura a BP está ainda a conduzir experiências acerca da pressão interna do poço. Nas próximas horas será tentado o fecho. As operações podem ser seguidas com várias webcams, que podem ser encontradas nesta página.  

No Youtube, entretanto, é possível ver qual a real situação nas costas do Golfo do México. Greg Hall, um cidadão de Pensacola, tornou-se uma celebridade ao fazer o que os media não fazem: mostrar qual a real situação nas praias (e não só) do Golfo. Nada mais nada menos que 80 vídeos estão disponíveis no seu canal Youtube.

Um cidadão privado que faz o que os meios de informação deveriam fazer…

Fonte: Petrolio, Ansa, BP, Youtube

5 Replies to “Maré negra: Test de pressão”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: