O petróleo inesgotável

A leitora Brigida escreve para apresentar um artigo encontrado no site Inacreditável acerca da origem do petróleo.

O que diz este artigo (que podem consultar nesse link)?

Diz que o petróleo não é de origem fóssil mas sim química, que é continuamente produzido de forma natural e que, portanto, a questão do Peak Oil (o fim das reservas) é um falso problema.

Em primeiro lugar: muito obrigado Brigida, as intervenções como esta são sempre particularmente bem-vindas!

Quanto ao petróleo.

Nós de Informação Incorrecta não somos geólogos, mas continuamos a acreditar na teoria clássica, a segundo a qual o petróleo é presente em quantidades limitadas.

Porquê?

Porque o artigo de Inacreditável, assim como no geral toda a teoria apresentada, mostra falhas. E não poucas.

A teoria  é bastante antiga, tendo sido formulada no ‘800 por dois cientistas, um francês e um russo; e é conhecida como origem abiótica (que não deriva da vida), em contraste com a teoria segundo a qual o petróleo é formado pela decomposição de restos animais ou vegetais. Pode ser encontrada também na Wikipedia.

O facto do petróleo formar-se a partir de matéria orgânica já foi demonstrado com experiências de laboratório no longínquo 1972, como reza o seguinte artigo de Web Ticino (Suíça):

Já foi demonstrado experimentalmente que o material celulósico (de plantas), bem como o lixo e o estrume, pode ser convertido em um petróleo de boa qualidade em 20 minutos. Os experimentos dos cientistas do Bureau of Mines, que levaram à conversão de estrume de vacas em petróleo, foram descritos em Chemical and Engineering News, 29 de Maio de 1972, pág. 14. O mesmo processo pode ser aplicado aos materiais de celulose, tais como a casca das árvores. O estrume é aquecido a 716 graus F, com uma pressão de 2000-5000 libras por polegada quadrada, ao longo de 20 minutos, em presença de monóxido de carbono e vapor. O resultado é um petróleo pesado com excelentes propriedades de aquecimento. O rendimento foi de aproximadamente três barris de petróleo por tonelada de estrume.

O facto de ter conseguido petróleo a partir de matéria orgânica não exclui a teoria abiótica. Até os dois processos poderiam coexistir.

Mas quais são os dados a favor da teoria abiótica? Podemos encontra-los no artigo de Inacreditável:

O petróleo é extraído de grandes profundidades, chegando até 13 km. Isso contradiz totalmente a origem dos fósseis, pois os seres vivos do mar nunca conseguiram ir até lá e a temperatura nestas profundidades teria destruído todo material orgânico. Somente um aparecimento abiótico do petróleo pode esclarecer isso.

Quem faz uma afirmação como esta demonstra de não conhecer como evoluiu o nosso planeta ao longo dos bilhões de anos. É claro que nenhum ser vivo pode chegar até os 13 km de profundidade: o material orgânico chegado a estas profundidades transportados pelos movimentos causados da tectónica terrestre, isso é, o movimento de grandes massas de terra que modifica o “rosto” do planeta.

E as temperaturas? Sabemos que o calor aumenta de 1º C por cada 33 metros de profundidade. Mas este aumento não é constante: há minas de ouro que atingem os 3.000 metros abaixo da superfície, e onde a temperatura deveria atingir os 90º. Mas assim não é e há homens que trabalham nestes lugares.

As reservas de petróleo, que desde os anos 70 deveriam estar vazias, se completam novamente por si mesmas. O aparecimento do petróleo fóssil que aconteceu somente uma vez há 500 anos não pode explicar este fenómeno. Já o aparecimento abiótico pode, pois aqui o petróleo é produzido incessantemente.

Quem diz que as reservas deveriam estar vazias desde os anos ’70?
E que significa que o petróleo fóssil apareceu somente uma vez há 500 anos?
Isso não faz sentido nenhum.

A quantidade de petróleo extraída nos últimos 100 anos supera a quantidade de petróleo que poderia ter sido formado através da biomassa. Tanto material vegetal e animal nunca existiu num único momento, para serem transformados em petróleo. Somente um processo para fabricação de hidrocarbonetos no interior da Terra pode suprir esta gigantesca quantidade.

A vida na Terra apareceu bastante cedo: no mínimo 2,7 biliões de anos atrás.
Um ser humano vive em média 75 anos (mais ou menos): nem um século. No entanto a vida é presente neste planeta há 27.000.000 (vinte e sete milhões) séculos.
Considerem as formas de vidas animal e vegetal que existem hoje e multipliquem isso por alguns milhões de séculos…Conseguem imaginar toda a vida que nasceu, viveu e morreu neste enorme espaço de tempo?

Quando observamos as grandes reservas de petróleo no mundo, então é notório que elas aparecem onde as placas tectónicas estão em contrato uma com as outras ou se deslocam. Nestas regiões existem suficientes fendas, um indício, que o petróleo provém do interior da Terra e migra vagarosamente através das aberturas para a superfície.

Quem fala de origem abiótica muitas vezes cita as  “enormes quantidades de petróleo” (alguns até falam de “mar de petróleo”) nas entranhas do planeta. Mas não há o menor indício desses oceanos e há o problema não negligenciável que, sendo o petróleo menos denso da pedra, por razões de hidráulica tenderia a subir para a superfície. Em bilhões de anos da história do planeta, os oceanos do petróleo não seriam capazes de permanecer em profundidade por uma aplicação directa do princípio de Arquimedes, conhecido há mais de 2.000 anos.

Suponhamos que seja verdade que existem grandes quantidades de petróleo enterradas debaixo da terra no manto. Umas partes desses hidrocarbonetos são, necessariamente, filtrada através da superfície da rocha porosa de forma gradual ou pela acção de vulcões. Uma vez na superfície, vai ser decompostas por bactérias. Na presença de oxigénio, as bactérias oxidam o petróleo, transformando-o em CO2 e metano.

Se houvesse de verdade estas enormes quantidades de petróleo no subsolo, e se de facto estas filtrassem na superfície ao longo de milhões de anos (no máximo), esta reacção teria já consumido todo o oxigénio da atmosfera.
Na verdade, não teria sido possível para o oxigénio acumular-se na atmosfera. A atmosfera hoje seria composta apenas de CO2 e a Terra seria mais parecida com o planeta Vênus, que nós sabemos. O facto da atmosfera da Terra ser oxidante (isso é, contém um excesso de oxigénio) é suficiente para provar que não pode haver grandes quantidades de petróleo no subsolo em comunicação com a superfície.

Nos laboratórios foram criadas condições semelhantes àquelas que predominam nas profundezas do planeta. Com isso foi possível produzir metano, etano e propano. Estas experiências provam que os hidrocarbonetos podem se formar dentro da Terra através de simples reacções inorgânicas – e não pela decomposição de organismos mortos, como é aceito geralmente.

É sabido que o petróleo pode formar-se sem matéria orgânica. O problema é a quantidade: escassa.

Petróleo não pode ter 500 milhões de anos e permanecer tão “fresco” no solo, até que nós o extraímos à luz do dia. As longas moléculas de carbono teriam se decomposto. O petróleo que nós utilizamos é jovem, caso contrário ele já teria se volatilizado há muito tempo. O facto é uma total contradição ao aparecimento fóssil do petróleo, mas que comprova a teoria do petróleo abiótico.

Este é um autêntico disparate. Não existe um tanque de petróleo nas profundezas da Terra: estamos a falar de condições extremas, desconhecidas na superfície. Em particular o valor da pressão é absolutamente elevado, o que impede qualquer gaseificação dos líquidos.

Seria possível continuar mas há uma dúvida de fundo: admitimos que, de facto, haja enormes quantidades de petróleo que fica “misteriosamente” regenerado; o que interessa?

Não poluímos a suficiência? Não chegou a altura de acabar com a escravidão imposta pelas companhias petrolíferas? Não é altura para procurar novas formas de energia, mais limpas e de menor impacto sobre o meio ambiente? Não chegou a hora de acabar com um recurso que é fonte de guerras?

Só uma consideração: nos últimos 120 anos o nosso mundo mudou e forma radical. Radio, televisão, telefones, computadores, aviões, viagens espaciais…

Mas os nosso carros não: ainda funcionam com um motor brevetado em 1886 pelo engenheiro Nikolaus August Otto. E alimentado sempre com os derivados do petróleo. Não é um anacronismo?

Ipse dixit.

Fonte: Inacreditável, WikipediaWeb Ticino

14 Replies to “O petróleo inesgotável”

  1. Diaparate ou não Max como explicas a presença de um Oceano composto por hidrocarbonetos em Titã?
    Como explicas as condições em que se desenvolveu a Terra Primitiva?
    Como explicas as condições em que existe grande quantidade de Metano ao largo da Cota da Flórida no Golfo do México?
    Max, o metano fazia parte da atmosfera primitiva.
    Como explicas a presença de metano no Alasca, na Sibéria e noutros locais onde o petróleo é bombado para a superficie?
    Max e se alguém anda a faltar com a verdade há muito tempo?

  2. Bah, acho que nenhum deste factos pode ser considerado uma prova definitiva do petróleo como resultado duma acção química.
    Hoje sabemos que o metano é gerado também em processos abióticos (o caso de Titã, provavelmente).
    No entanto, Marte tem metano mas nunca foi observado petróleo na superfície, como acontece na Terra (as areias betuminosas do Canada).

    Segundo os apoiantes da teoria abiótica, estamos sentados acima de oceanos de petróleo: é suficiente perfurar nas imediações duma falha tectónica para encontrar o "ouro negro".
    Mas se tentamos perfurar em Portugal (um País rico em falhas tectónica e por isso, em teoria, rico de petróleo abiótico) não encontramos nada.
    Em Italia há boas explorações de metano, mas o petróleo estava presente em quantidade limitada (esgotou já nos anos '50).

    Qual o sentido da Galp, por exemplo, importar petróleo das novas explorações do Brasil e não procurar o hidrocarboneto num lugar mais perto?
    Imagina quais seriam os lucros desta empresa!

    "e se alguém anda a faltar com a verdade há muito tempo?"
    Sim verdade. Mas acho que o mercado é sempre mais forte de conspirações como esta.
    Se houvesse petróleo disponível desta forma já alguém teria começado a ganhar com isso, já fora da explorações conhecidas. A ganância do homem não conhece limites.

    Thomas Gold, da Cornell University, foi um dos principais defensores da teoria do petróleo abiótico no Ocidente.

    Gold tem tentado mostrar exatamente isso, e tudo o que conseguiu fazer foi extrair 80 barris de óleo no total, que mais tarde foi reconhecido como provável contaminação da lama de perfuração.

    Por isso, a teoria até pode ser simpática, mas até agora os resultados não são muito encorajadores.

    Mesmo assim, prometo seguir o assunto.

    Abraço!

  3. De qualquer modo, seja o petróleo de origem biogênica ou abiogênica; pois ambas teorias são plausíveis, não se pode deixar de pensar que a velocidade de formação do mesmo é um processo natural. Portanto, dificilmente coincidiria com os ritmos das exigências antrópicas. Sendo assim, seu uso deveria ser grandemente moderado e o apelo ao uso racional e às fontes renováveis de energia deveriam ser maximizados.Adicionalmente, existem questões suficientes de ordem ambiental,econômica e política que, por si sós, já deveriam moderar significativamente o uso de petróleo.

  4. A origem abiótica é a verdadeira sem que eu precise aborda-la visto que já foi muito bem respondida. Portanto vou responder através da lógica.
    Os antigos radios de galena tinham sua fonte energética no ar, ondas de todo tipo de comprimento circula livremente, inclusive em tempestades solares essa fonte energética se exponencia. O motor de Rudolf Diesel era movido a óleo vegetal, mas a industria o matou e eainda colocou seu nome em um derivado de petróleo de forma a garantir uma manipulação subliminar. Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento sabe que se enterrarmos dois fios condutores na terra, conseguiremos uma diferênça da potencial muito elevada dependendo das posições, a origem dos raios é essa diferença de potencial, e é sabido que raios tem uma potência brutal. Em !930 Guglielmo Marcone iluminou a cidade de Genova com ondas de rádio, em 33 o cristo redentor. Qualquer magneto faz um motocontinuo, e qualquer diferença de potencial dissocia o H do O na água, assim é possível fazer carro movido a água, a primeira patente que eu saiba desse tipo é espanhola, e estranhamente sumiu da net.
    Concluindo, a questão energética escraviza o homem, faz com que ele se submeta aos controladores do mundo, e dessa forma é importate ocultar as verdades energéticas do povo, aliado a isso, temos que reconhecer que a maioria das pessoas são preguiçosas, indolentes, mal-carater, edonistas e egoistas, dessa forma fica mais fácil ocultar as verdades benéficas do que divulgar fatos verdadeiros. Finalmente, pergunto, a quem interessa um petróleo abiótico?
    A quem interessa energia elétrica de graça e a quem interessa um povo sábio em vez de boçal?

  5. Obrigado Anónimo!

    Continuo a ter dúvidas acerca deste assunto. Mas reconheço que é muito intrigante.

    Ainda não encontrei "provas" definitivas mas se a teoria for correcta imagino que estas fiquem bem escondidas: nenhum petroleiro gostaria de ver divulgada uma verdade assim incomoda.

    Terá sido esta a ideia de Tesla?
    Não sei, pois no assunto só bastante ignorante (cada vez que aparecer algo ligado à química fujo o mais depressa possível).

    Mas que Tesla tivesse encontrado algo parece-me evidente…

  6. Do petróleo diz-se que é um óleo mineral. Este é o termo que lhe dão desde que começaram a utilizá-lo. Primeiro ele foi usado como vedante de barcos, o famoso betume da Judeia, depois quando descobriram uma forma de diluí-lo e saparar o óleo dos fluídos mais leves, ele pode ser usado como combústível. Mas o termo permaneceu: óleo mineral! E na verdade dizem que não há compostos orgânicos nele. Li recentemente que já foi comprovado esta sua origem mineral, se achar o artigo trarei ao informação incorrecta.

    Outra coisa: em toda mina sabe-se que os metais produzem gazes. Uns mais outros menos, são estes que explodem e soterram os mineradores, ou que os matam quando são gases inodoros. A ventilação de uma mina é imprescindível, não só porque os mineradores precisam de oxigênio! Mas porque senão nunca se poderia usar explosivos lá dentro! Sabias disto? pesquise! tenho cá umas suposições a respeito dos lençóis de petróleo, mas não tenho gabarito sequer para expressá-las… rs

    Tem mais, sempre que o petróleo fica muito barato ele "some" do subsolo… ele tem o mesmo problema dos diamantes! Quando ficam baratos porque as jasidas produziram muito eles "somem" do mercado e falam que acabou tais jasidas!

    No que se refere a Tesla, ele pesquisou muito sobre energia elétrica, ondas de rádio e mecansimos para fornecimento de energia elétrica barata ao mundo inteiro. Ele desejava que não houvesse noite no planeta. Criou um radio para se comunicar com outros planos e se possível conversar com os mortos… recebeu algumas comunicações que segundo relatos não confirmados quem repondia a ele eram habitantes de Marte. Consideraram ele louco por isso, mas o governo confiscou seus diários e inventos. Entre eles um que emitia energia elétrica sen fio e acenderia as lâmpadas num barro inteiro! Este levaria aos empresários a uma falencia pois ninguem pagaria para ter aquela iluminação e ainda teriam que fazer a manutenção dos equipamentos… no site "A Nova Ordem http://www.anovaordemmundial.com/" se encontra muita coisa sobre ele.

  7. O peakOil, a meu ver, nada tem a ver com a origem do petróleo. Ele se dá não apenas pelo esgotamento das reservas, mas pelo aumento do custo (energético) de extração. É uma questão puramente matemática: quando a energia necessária para retirar o petróleo for igual ou maior do que a energia equivalente gerada pelo mesmo, torna-se inviável continuar o processo.
    O petróleo não vai acabar, mas vai estar em regiões energeticamente inviáveis (o petróleo do pré-sal, extraído em alto-mar é muito mais caro do que o extraído em solo, isso sem considerar o risco de acidentes, como o que houve no Golfo do México).
    Somando-se a este fato a crescente demanda (amplificada ainda pelo aumento progressivo da população), temos óleo progressivamente mais caro.

  8. rcentemente obama falou qe qer diminuir o uso/importacao de petroleo em 1/3!ate ddez anos., ouseja ja tem vindo outra maffia de combustivel por ai…..

  9. Essa história da origem abiótica é completamente descabida, pois se assim fosse a oferta de petróleo estaria continuamente a aumentar, mas parece que à mais de uma década que se mantém ao mesmo nível sem os países produtores conseguem aumentar a produção de forma significativa, e só se mantém nesses níveis devido às explorações arriscadas, perigosas e dispendiosas no mar, daqui a alguns anos iremos assistir a um mergulho na produção petrolífera, ainda hoje apareceu uma notícia (que ninguém ligou) a china deixou de exportar gasóleo, quando os países produtores, deixarem de exportar o próprio petróleo (os EUA produzem e não exportam petróleo) então soarão os alarmes bem alto!

  10. Esta história da origem abiótica é minimamente engraçada, sei que é possível produzir petróleo e derivados dele nomedamente gasolina mas produzir em quantidades suficientes para "influenciar" o mercado é inconcebivel não se esqueçam que o mundo consome mais 80 milhões de barris por dia, eu próprio ja vi os campos de petróleo na Arabia Saudita e perde-se o olhar naquelas enormes maquinas a bombear o Petroleo, certo que o mundo precisa encontrar novas fontes de energia sem ser Petróleo fontes limpas e renováveis e ja há avanços, gosto de pensar no Toyota Prius quando surgiu em 2000 era considerado por alguns uma anedota uma novidade que simplesmente iria desaparecer pelos vistos não no ano passado surgiu o novo modelo do Prius com novas tecnologias para ser mais "verde", no entanto o carro a "gasolina" ou a gasóleo continuam a ser o rei, contudo continuo a ter esperança (todos os reis são destronados …)

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: