Maré negra: já não é notícia

Vamos falar de economia? Das Bolsas que precipitam?

Não. Vamos falar ainda uma vez da maré nega e do desastre ambiental do Golfo do México.
Porquê? Porque a notícia já não é notícia.

Do site da agência Lusa (Portugal) desapareceu por completo.
No site da Ansa é preciso ir à procura para encontrar algo. Mesma coisa com Yahoo Italia. No Yahoo Brasil nada, a notícia foi substituída com um assunto muito mais empolgante: Porque temos pelos de comprimentos diferente no corpo?

Começamos a ser acostumados a este buraco negro que cospe petróleo, como se este fosse um acontecimento inevitável.
Entretanto, a cada dia, qualquer coisa como 60 ou 100 mil barris de petróleo entram no mar. E já atingiram a Corrente do Golfo. Quais as consequências? Silêncio.

Comenta Petrolio:

As únicas pessoas que ainda tentam ser ouvidos são os cidadãos de Louisiana, Flórida, Mississippi, que inundam a rede com centenas de vídeos para mostrar o colapso das costas e das praias, enquanto a televisão, agora completamente divorciada da realidade, continua a transmitir spot onde as celebridades convidam para ir em férias no Golfo.

As pessoas falam de crianças com tosse, duma costa que cheira como uma estação de serviço, de plantas queimadas, de poças oleosas após a chuva, de pessoal de limpeza que ficam maldispostos a cada noite.

E os vídeos no Youtube? A resposta é simples: a televisão não passa nada disso, por isso é tudo falso ou exagerado ou inatendível ou uma brincadeira.

A impressão é que haja bem poucas pessoas com vontade de brincar à beira do Golfo do México.
O seguinte vídeo é duma senhora de Pensacola, na Florida. A ideia é simples: imergir um normal filtro de cozinha na água do mar e ver o que acontece:

Pensacola, uma cidade de 50 mil almas, vive de turismo e  pesca, como a maior parte das pequenas e médias localidades da Florida.
As autoridades locais agora lançaram a primeira proibição de banhos. Motivo: há petróleo e há também jornais com fotos de crianças com as mãos enquanto jogam na praia.

O director do Parque Nacional das Ilhas do Golfo tenta tranquilizar:

As praias continuam a estar abertas e é possível tomar banhos de sol.

Com certeza. E para atestar nem é preciso deslocar o carro até a bomba de gasolina: é só inserir uma sardinha no depósito.

Fonte: Petrolio, Youtube, AGI

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.