Anestesiados

Os PIGS têm que tomar medidas para solucionar os muitos problemas dos quais estão aflitos, sabemos disso.

Espanha escolheu reduzir 5% os salários da função publica, Portugal opta por outro rumo.

Segundo o diário Público, a intenção do Governo de Portugal é:

de não limitar as medidas fiscais a um único imposto, como o IVA, mas sim apresentar um pacote de mexidas em vários impostos, com predominância dos impostos sobre o consumo, como o imposto sobre os combustíveis (ISP), sobre o tabaco ou sobre as bebidas alcoólicas.

A imposição de uma taxa extraordinária de IRS sobre o subsídio de Natal é outra hipótese de efeito garantido e rápido. Usada em 1983, o Governo da altura retirou um quarto do subsídio à população (incluindo funcionários e trabalhadores do sector privado), numa das medidas mais impopulares então aplicadas. Agora, esse cenário repete-se.

Até aqui o Governo.
E que pensam os Portugueses?

Mário Nunes de Kafe Kultura explica isso no seu blog.
Difícil encontrar um título mais apropriado:

Anestesiados…
Depois da festa do campeão português de futebol, o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos anunciou ao país, a subida do IVA e a criação dum imposto sobre o Subsídio de Natal, visando a redução deste, em 25%, criando sem se dar conta um verdadeiro pau de dois bicos, para a classe média.
Esta situação merece-me apenas um reparo, é com o subsídio de natal que muitas famílias endividadas pagam os seus calotes e o comércio vê no fim do ano, uma luz trémula ao fundo do túnel. Este ano pode não ser bem assim…
Avizinham-se pois, tempos muito difíceis para muitas famílias.
Está em movimento uma gigantesca bola de neve que ameaça levar tudo e todos, cidadãos e empresas, criando um verdadeiro caos social, seguido de tumultos. Ninguém paga a ninguém. Pode-se dizer que está qualquer coisa no ar, cheira a paz podre.
Senão vejamos, o número de empresas em insolvência disparou nos últimos seis meses. Contudo, a banca continua a registar lucros fabulosos…
No próximo dia 13 de Maio de 2010, dia marcado pela visita papal a Fátima, o primeiro-ministro português José Sócrates prepara-se para anunciar mais um pacote de medidas, para combate à crise…
Oportunista…
Está na hora dos portugueses acordarem de vez, do sono profundo em que se encontram mergulhados há muito e de virem para a rua manifestar a sua indignação…
Ninguém disse nada até agora, pois quem cala consente.

E o meu povo português gosta é de levar no pêlo e de ser empacotado à grande e à francesa.

Tempos difíceis num horizonte obscuro que está cada vez mais perto…

Ipse dixit.

Link: Kafe Kultura

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.