Já acabou?

Com os jornais absorvidos pela visita do Papa e a subida do IVA, passam despercebidas duas notícias que merecem destaque.

Informazione Scorretta:

Mega-reunião bancos centrais e os bancos privados 
a portas fechadas em Zurique

Reunião fechada entre os chefes dos principais bancos centrais e representantes das finanças hoje, em Zurique, sob a égide do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Nacional Suíço (SNB), a reunião é dominada pela crise grega e os insucessos do euro que requerem medidas excepcionais por parte da União Europeia e a intervenção dos bancos centrais.

Na reunião fechada estão presentes:

* O Director do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn
* O Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet
* O Vice-Presidente da Federal Reserve (FED), Donald Kohn
* O Presidente do Financial Stability Board (FSB), Mario Draghi
* O CEO da Bundesbank, Axel Weber
* O Presidente da Direcção do SNB, Philipp Hildebrand

Num discurso distribuído à imprensa, Kohn advertiu sobre os “desequilíbrios globais” que levaram à vulnerabilidade macroeconómica e financeira, e, em seguida, ao surgimento da crise financeira global.”

A reunião, que continuará ao longo do dia, é fechada ao público: é acessível apenas para alguns jornalistas seleccionados (que vai emitir declarações escolhidas).

Os participantes nada declararam antes da reunião. Esta será fechada com uma conferência de imprensa às 18h30.

Quem sabe o que estão dizendo.

Fannie Mae de novo em crise

Fannie Mae encerrou o primeiro trimestre com uma perda de 11,5 bilhões de dólares.
E anunciou que vai pedir a ajuda adicional do Tesouro para obter 8,4 bilhões de dólares. Ao incluir 1,5 bilhões pagos em dividendos, o vermelho da Fannie Mae alcança 13,1 bilhões de dólares, comparado com uma perda de 16,3 bilhões no mesmo período do ano passado.

Após o primeiro resgate de Setembro de 2008, que não foi suficiente para evitar o Grande Colapso saudado com o fim da Lehman Brothers uma semana depois,

e após o segundo resgate de Novembro de 2009, que adiou o inevitável,

estamos agora perante a terceira  recuperação, que talvez ainda mais adiará o inevitável, continuando a absorver e queimar dinheiro público, o que gera mais dívida, o que mais endivida uma nação já demasiado endividada para avançar.

Até quando a Fed irá comprar mais dívida e continuará a bombear dólares a mais criados do nada.

Até quando…
Até quando…

Porque esta reunião? Simples: as Bolsas já não voam, pelo contrário, estão em queda. E o Euro continua a própria descida face ao Dólar sem nada que possa trava-lo. Hoje atingido um novo recorde, abaixo de 1,27.
O Super Plano de 750 bilhões já falhou? As mentes pensantes de Bruxelas terão que pensar um pouco mais?

Provavelmente é cedo para tais afirmações. Talvez as quedas de hoje possam ser um ajustamento fisiológico face à hiper-valorização de ontem,

Isso para as Bolsas, claro, não o Euro.

Wall Street Italia:

O plano salva- Europa é um flop: o Euro afunda

O euro não melhora, apesar das tentativas desesperadas de resgate  por parte dos euro-burocratas, mas cai abaixo de 1,27, o mesmo nível antes da apresentação do ultra-plano, -0,80% em relação a ontem (imediatamente após o anúncio do super-plano de resgate subiu 2,7%).

A Bolsa já não é considerada nos mercados um indicador fiável. A votação às lobby políticas europeias (incompetentes, atrasadas, culpadas, desconectadas da realidade), é dada agora, em tempo real, com a votação continua,  pelo mercado de títulos e câmbio, que bancos e hedge funds não podem manipular porque muito líquido e muito grande, dado que vários triliões de dólares são negociados diariamente.

Olhando para além do curto prazo, muitos observadores “neutrais” avisam contra a euforia baseada no nada: as poderosas injecções de liquidez no sistema adoptadas pela UE, o FMI e o BCE, para apoiar o euro e a criação de novas dívidas para pagar a dívida (efeito de desgaste …) não muda o cenário de longo prazo: os problemas subjacentes a todos os países em crise PIGS permanecem absolutamente intactos.

O plano, portanto, já parece mostrar algumas fendas profundas sobre o que foi um dos seus objectivos prioritários: assustar a especulação anti-PIGS. 

Excesso de pessimismo?

Pode ser.

Ficamos à espera dos desenvolvimentos.

Fonte: Informazione Scorretta,Wall Street Italia,

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.