Verdades à la carte

Quantas verdades existem?

Muitas, se a nossa referência são os jornais.

O que não é mal de todo: desta forma cada um pode escolher a “própria” verdade e viver feliz.

Exemplo: acham que o Japão está em risco? Planeiam adquirir uns títulos de Estado nipónicos mas têm medo de ficar com papel sem valor nas mãos?

Não há crise.

Diário El Pais, Uruguay, 15 de Abril de 2010:

Enquanto a Grécia captura a atenção dos mercados, o Japão é o País industrializado mais endividado do mundo e, segundo os analistas, estaria em forte risco.
De facto, a dívida pública japonesa este ano ultrapassará o 200% do Produto Interno Bruto, numa altura em que o governo tenta sair duma crise agravada pelas menores entradas fiscais e o aumento das despesas. Se o País não emitir novos títulos de Estado “entrará na bancarrota até 2011“, afirma o analista Hideo Kumano, chefe economista da Dai-Ichi Life Research Institute.

Enfim, um País à beira do abismo. Ou se calhar não.

Agência Ansa, 15 de Abril de 2010:

O Banco do Japão revê em alta as avaliações de 7 das 9 macro-áreas do País por causa da subida nas exportações e produções. No boletim trimestral, o Banco afirma que as economias de Hokkaido, Tohoku, Hokuriku, Kanto-Koshinetsu, Tokai, Kinki e Chugoku tiveram uma melhoria […]. O governador Masaaki Shirakawa diz que os riscos de uma nova recessão afastaram-se de maneira significativa.

Isso é, um País no meio de uma retoma.

Ainda na dúvida? Então é assim: se são incuráveis optimistas escolham a segunda versão, adquiram os próximos títulos de Estado japoneses e vivam felizes por ter feito um dos vossos melhores investimentos.

Se o vosso mundo é todo preto, então desconfiem e guardem o dinheiro para os títulos da Grécia que, após a brilhante manobra da UE, oferecem 415 pontos de spread. Isso sim que é fazer negócios. (terei mesmo que realçar a ironia?)

Ipse dixit.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.