What else?

Afirma Ivan F. Zurita, presidente da Nestle Brasil, no sítio internet da empresa:

Uma empresa saudável como a Nestlé, imbuída da missão de levar Nutrição, Saúde e Bem-estar aos consumidores, somente pode concretizar totalmente seus objetivos se conseguir o desenvolvimento sustentável do negócio aliado ao crescimento sustentável de cada comunidade onde está presente.

Palavras bonitas, que deixam entender o cuidado que a empresa utiliza na preparação dos seus produtos. Cuidados que abrangem todo o processo, incluídos os produtores, grandes ou pequenos que sejam.

Ou talvez não.
Aliás: não.

E para percebe-lo é suficiente ler o que escreve La Jornada del Campo, suplemento do diário mexicano La Jornada. Um breve inquerito traz à luz uma realidade submergida acerca da qual pouco ou nada se ouve.

Mas afinal qual o problema?

No México a Nestlé colabora com uma empresa local, a AMSA (Agroindustrias Unidas de Mexico), que sozinha controla 50% das exportações de café de todo o País.

Até aqui nada de mal.  

O problema surge na altura que a AMSA efectuar pressões sobre os pequenos produtores para que estes vendam o café exclusivamente à Nestlé, cultivem espécies mais congeniais a um produto globalizado e, cereja no topo do bolo, tudo isso por um preço baixo. Demasiado baixo.

Os produtores de algumas regiões recebem da Nestlé 6 pesos por cada quilo (35 cêntimos de Euro) contra os 9 que oferece o mercado local. Porquê? Porque a Nestlé é o único comprador. E entre ficar com o café não vendido e receber uma miséria, os pequenos agricultores optam pela segunda escolha.

Em outras zonas os produtores já aceitaram um pacote chave na mão: assistência técnica, plantas de variedade menos caras e a sujeição a um único patrão que faz o que mais lhe apetece.

Em outras regiões ainda alguns produtores tentam rebelar-se. Mas é uma coisa que fica entre eles, pois no mundo há sempre notícias mais importantes para ser relatadas.

Este sistema tem um objectivo: acabar com a produção tradicional para implementar um produto que responda ao pedido de globalização da multinacional. O risco é ver desaparecer o típico cultivo bajo sombra, mais respeitoso da tradição e da natureza.

E, para alcançar o resultado, a Nestlé não pára perante pequenos obstáculos.

Gabriel Barreda, conhecido comprador da Nestlé, foi eleito dirigente de la Unión Nacional de Productores de Café de la Confederación Nacional Campesina (CNC);  Aristeo Ortega, também comprador da empresa, é representante do Sistema Producto Café de Puebla (SPC), enquanto Félix Martínez, um dos directores da Nestlé, é hoje o presidente da junta directiva da AMECAFE, o braço jurídico do SPC.

Querem saber qual a parte mais simpática? É que a Nestlé obteve nos EUA e no Reino Unido a certificação Flo Fair Trade, que comprova um comércio justo nos Países produtores de matérias primas. E, no ano passado, temos que registar o pacto com Ecolaboration da Rainforest Alliance que, como é explicado: 

tenta alcançar a maior qualidade de café para ajudar Nespresso a atingir o objectivo de servir um café de qualidade suprema e, ao mesmo tempo, ajudar a melhorar as condições de vida dos agricultores, das suas famílias e proteger o ambiente.

Nada mais, nada menos.
Pensem nisso da próxima vez que virem alguém perguntar “Nespresso, what else?”

Ipse dixit

One Reply to “What else?”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.