Empréstimo? Sim, claro, talvez, não.

Informazione Scorretta volta a tratar do caso grego. Desta vez o foco é centrado no empréstimo concedido  pela União Europeia. Concedido ou talvez não. Em qualquer caso: não pedido.

Confusos? Pode ser, tal como confusa é a situação criada nas últimas semanas.

Em síntese: os leitores de Informação Incorrecta conhecem os problemas económicos da Grécia. E sabem também que este é um teste importante para a UE, pois este pode ser a primeira duma série de crises parecidas entre os Estados membros. Por isso é fundamental encontrar uma resposta clara, rápida e eficaz.

E aqui começam os problemas.

É de ontem a notícia que os ministros financeiros da União encontraram um acordo acerca da ajuda que tem de ser enviada para Atenas: 30 mil milhões de Euros, montante para o qual cada País terá que contribuir em percentagem, com uma taxa de juro de 5%.

Ou, dito de outra forma: os ministros europeus decidiram distribuir o risco grego entre todos os cidadãos da União. Por isso nem todos estão felizes.

Eis as prováveis quotas por alguns do Países:

Alemanha: 8.5 bilhões
França: 6,09
Italia: 5,35
Espanha: 3,55
Holanda: 1,70
Bélgica: 1,03
Portugal: 0,774

(Fonte: Il Grande Bluff)

Portugal, por exemplo, terá de emprestar 774 milhões de Euros, o que, para uma País que já tem de resolver graves problemas próprios, não é brincadeira..

Pouco mal: tudo em nome da solidariedade. Ou se calhar não.

De facto, uma vez ouvida a notícia, o porta voz  do Ministério das Finanças alemão respondeu: O quê???

Como reporta o diário Público de hoje, o porta voz diz que:

a Zona Euro só accionará o plano de empréstimos de emergência quando estiver convencida que a Grécia esgotou todos as alternativas de financiamento e avisou que a contrapartida poderá ser a exigência de mais medidas de austeridade ao governo grego.

Solidariedade sim, mas enfim…

A coisa divertida, por assim dizer, é que a Grécia não pediu empréstimo nenhum, tal como fez questão de realçar Atenas ontem.

Mas o problema de fundo é outro: os 30 mil milhões de Euros vaporizarão num instante e as deficiências estruturais da Grécia ficarão. Como primeiro teste, o da UE não está a correr muito bem…

Ipse dixit

3 Replies to “Empréstimo? Sim, claro, talvez, não.”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: