A Volvo chinesa

Agora é oficial: a Volvo já não pertence à Ford, agora é chinesa afirma Bloomberg.

Um outro claro sinal da diferença de postura e, sobretudo, de capacidade entre a economia dos Estados Unidos e a homóloga de Pequim. Não que a China não tenha os seus problemas, óbvio: mas a disponibilidade de recursos é bem outra.

Segundo os termos do negócio, fechado hoje, a empresa Zhejiang Geely Holding Group pagará um total de 1,8 bilhões de dólares, 1,6 bilhões em dinheiro liquido enquanto a restante parte em prestações. Muito menos do que a Ford tinha pago pela sociedade sueca em 1999: 6,4 bilhões de dólares. Este enorme “desconto” justifica-se com o facto da Ford ser obrigada a vender para reanimar a própria situação financeira e com o facto da Volvo não atravessar uma altura feliz a nível internacional.

Para a Ford trata-se duma outra marca perdida, depois das vendas de Aston Martin, Land Rover e Jaguar.
Para o grupo Zhejiang Geely trata-se da maior aquisição chinesa em campo automobilístico.

A Volvo vendeu 334.808 carros em 2009, uma queda de 11% em respeito ao ano anterior e de 27% em relação ao máximo histórico da marca, atingido em 2007, de 460.000 unidades. As vendas no mercado norte-americano subiram ao longo dos últimos 9 meses, mas isso não foi suficiente para a Ford decidir em manter a marca entre as jóias de família.

A empresa de origem sueca emprega 20.000 trabalhadores, dos quais 14.000 na Suécia, e dispõe de 2.500 vendedores em 100 países.

Para este ano o objectivo é fixado na produção de 390.000 carros, com uma rentabilidade maior segurada agora pela gestão da Zhejiang Geely.

Ipse dixit

2 Replies to “A Volvo chinesa”

  1. Complimenti per il blog, lo seguo con piacere ed interesse, cosi imparo anche il Brasiliano.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: