GEAB 42 – Parte III: A posição da Rússia

south stream nabucco

Eis a terceira e última parte do GEAB nº 42.

A primeira parte pode ser encontrada aqui e a segunda aqui.

Interessantes a introdução dos projectos South Stream e Nabucco, essenciais para compreender as manobras no tabuleiro euroasiático.

Lembramos que publicamos o GEAB sem obrigatoriamente compartilhar o conteúdo inteiro. Cabe aos leitores avaliar e decidir…

Rússia: Melhor preparada que outros jogadores para enfrentar os próximos anos

Isso pode parecer paradoxal, em particular para quem leu os média de forma superficial: mas o País acabou de sair duma transição significativa ao abrir-se ao mundo após 1945…a partir de 1989.

Com Vladimir Putin que detém o poder na maior parte da década sucessiva (enquanto primeiro ministro e presidente), a Rússia segura um comprido período de estável governação central, o que não é o caso de muitos outros jogadores globais

Os lucros de óleo e gás (que não tiveram uma queda significativa quando comparados com o preço médio de 2009) permitem a planificação do próprio desenvolvimento estratégico interior e exterior.

Três exemplos podem ilustrar o facto da Rússia estar hoje na direcção de retomar o controle sobre o seu ambiente:

. em Dezembro de 2009 a inauguração do Sapsan, o primeiro comboio de alta velocidade entre Moscovo e São Petersburgo, anuncia a que será uma década de modernização difundida às infraestruturas dos transportes, incluídos as pipeline para o gás e o petróleo.

. Os projectos das pipeline com o objectivo de rodear a Rússia, tal como o projecto Nabucco, estão para fracassar porque sem uma politica activa e o suporte financeiro dos EE.UU. transformam-se em simples projectos económicos que têm como consequências a integração da Rússia.

. A inauguração em Kozmino, em Dezembro de 2009, do primeiro terminal petrolífero russo à beira do Oceano Pacífico (actualmente existem só dois terminais, no Mar Báltico e no Mar Negro) permite ao País participar no desenvolvimento asiático dos próximos anos. 

Projecto South Stream contra Nabucco – Fonte: VoxThunae, 11/2009

De facto, trata-se da grande aposta do Kremlin nesta década chave: ser capaz de angariar lucros a partir do dinamismo asiático sem ser “refém” dos asiáticos, em particular dos Chineses cuja presença cresce na Sibéria, e manter um relacionamento forte e estratégico com a UE; sempre mantendo afastadas as ambições europeias acerca da Rússia.

Os Franceses e os Alemães terão um papel chave no relacionamento entre UE e Rússia dos próximos cinco anos: qualquer equilíbrio europeu será impossível sem uma forte colaboração entre estas três partes, em particular agora que o “primo americano” está com grandes problemas.

Franceses e Alemães constituem muito daquilo que os Russos consideram ser o Ocidente e têm um grande potencial relacional do ponto de vista de Moscovo: consideração que resulta ser verdadeira só se o interesse Europeu é genuíno e próprio da UE, não uma fachada para Washington ou outros.

A recusa da França, Alemanha e Rússia em ficar envolvidas na guerra e nas mentiras acerca do Iraque em 2002/2003 é um bom exemplo do relacionamento estrutural que os Europeus e a Rússia podem encontrar perante objectivos comuns.

A Rússia pôs em cima da mesa um destes objectivos a partir do summit G20 de Londres: a substituição do dólar como moeda de reserva internacional

Seguir este passo pode representar um claro interesse para a zona Euro, pode significar pôr o fim ao actual estado de caos monetário internacional.

Se França e Alemanha tivessem leader com uma visão estratégica verdadeira e com um sentido histórico tal como tinham De Gaulle e Adenauer ou Mitterand e Khol, então a dupla Franco-Alemã teria já empurrado a UE para colher esta oportunidade e para discuti-la com Moscovo; e esta dupla (uma espécie de representação da UE) seria o convidado de honra no próximo summit do BRIC.

Provavelmente será preciso esperar até 2012, até as eleições presidenciais da França, para saber se existe a possibilidade de desfrutar a tal oportunidade.

Em caso de insucesso, França e Alemanha, e os Europeus em geral, serão os responsáveis pela descida ao Inferno do sistema monetário internacional na segunda metade deste decénio, abrindo a estrada à Rússia para reposicionar-se na esfera de influência asiática.

Lembramos que foi Moscovo que evitou por duas vezes a dominação imperial na Europa, com o fundamental suporte nas derrotas de Napoleão e Hitler, e que Estaline tentou em 1930 convencer França e Reino Unido para alcançar uma aliança com a Rússia contra a Alemanha nazi. 

O medo de ser acusados de filo-comunismo negou uma aliança que poderia ter evitado uma guerra suicida e decénios de divisão

O decénio 2010 será outro teste para a elite da Europa, se serão capazes de ultrapassar o medo de ser acusados de anti-americanismo e evitar assim uma catástrofe monetária global.

Uma coisa resulta ser clara: nos anos ’30 os aconselhamentos dos círculos financeiros e bancários (tudo mas não uma aliança com Moscovo) não teriam sido ouvidos se a preocupação tivesse sido os interesses de médio e longo prazo.


Em cima: Progressão da produção, exportação e consumo domestico de gás russo até o 2020 (bilhões de metros cúbicos). Linha azul: exportação e consumo domestico; Linha vermelha: produção.

Em baixo: Progressão da exportação de gás russo em 2020. Verde escuro:  Europa; Vermelho: Ásia-Pacífico; Verde claro: Países da CSI. 
Fonte: Energy Tribune, 02/2007

Infelizmente, os leader da Rússia não têm muito jeito em prevêr as reacções emotivas europeias perante algumas acções ou declarações particularmente brutais: provocar o medo não ajuda em nada quando estamos à procura dum partner fiável.

Neste aspecto França, Alemanha e Europa em geral têm um papel educativo essencial.

Em qualquer caso, a Rússia é um candidato ideal num decénio bastante estático no que diz respeito às outras potências.

O facto de já ter atravessado o período de transição caótico, nos anos ’90, contribui para esta situação.

A Rússia ficou envolvida no “mundo post-crise” ao longo de vinte anos, desde a queda do muro de Berlim, e nos próximos anos será capaz de mexer-se no tabuleiro enquanto o poder dos EE.UU. fica cada vez mais reduzido e a UE procura o seu objectivo.

Todavia, sem os europeus ou os asiáticos (com as suas atitudes técnicas e os investimentos) Moscovo não será capaz de fornecer a quantidade de petróleo e gás de que a Rússia precisa para fazer frente à procura interna e à exportação, e isso poderia implicar um problema sério tanto para a Europa como para a Rússia.

Recomendações estratégicas e operativas

Ainda uma vez lembramos que todos os nossos aconselhamentos não têm o fim de especular no curto prazo mas de conseguir perder o menor possível (ou até nada) porque no meio de uma crise sistémica global este é o único objectivo realista.

Divisas

As análises feitas neste número do GEAB explicam porque não existe mudança nas nossas previsões neste sentido: mexidas a curto prazo não influenciam a forte tendência para a queda do Dólar norte-americano e da Esterlina Inglesa.

Esta última permanece débil perante os ataques ao Euro, ataques que achamos ser de curto prazo e sem razões estruturais.

Imobiliário Comercial [CRE]

Se o vosso desejo, ou necessidade, é um local numa das principais zonas comerciais, em particular na Europa ou nos EE.UU., melhor esperar até o fim do primeiro semestre e pretender uma redução entre o 30% e o 50% do preço de aquisição ou da renda.

Os saldos de fim de época estão para chegar.

Acções

Os mercados das acções já tiveram dias melhores. Quase todos os factores que levaram a um crescimento entre Março e Setembro de 2009 (a partir daí é só estagnação) estão para desaparecer:

. a enorme liquidez oferecida pelos bancos, a mesma liquidez que sustentou o crescimento de 2009 e que estará na base das estratégias para a saída das medidas de emergência.

. desilusão acerca da “retoma” e do crescimento do Ocidente, em particular dos EE.UU., sem falar dos bilhões injectados na economia: não existe retoma pois tudo foi sustentado com fundos públicos.

. subida do custo do dinheiro

. a China não estará numa posição melhor: os seus mercados já se encontram enfraquecidos e o “mito” do crescimento chinês auto-sustentável não irá além do Verão de 2010.

Metais  preciosos 

Perante a fragilidade do sistema monetário internacional, repetimos que seria útil diversificar uma porção dos próprios asset com metais preciosos. Os metais raros são um bom investimento para os próximos 4/5 anos, antes do desenvolvimento de produtos de substituição nos EE.UU., Europa e Ásia (não China).

Nota do Tradutor: 

Atenção! Lembramos que Informação Incorrecta não está ligada de forma nenhuma ao grupo Europe2020 e que estas não são as nossas sugestões para os vossos investimentos. 
Informação Incorrecta não fornece aconselhamentos de carácter económico.
Convidamos os leitores para decidir de forma autónoma o destino dos próprio investimentos, assumindo cada um a própria responsabilidade.

Acaba aqui a terceira e última parte do GEAB nº42.
As partes já publicadas:

GEAB 42 – Parte I: Intensificação da crise na segunda metade de 2010 

GEAB 42 – Parte II: Três tendências fundamentais que irão piorar a crise na segunda metade de 2010

Texto de Informazione Scorretta, Felice Capretta,
e Massimo De Maria
Tradução Massimo De Maria

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.